Search results

9 records were found.

Carta de Venda rasa de uns altos de uma morada de casas na Rua de Couros que fez Maria Manuel, mulher solteira, moradora na Rua de Couros a Maria Ribeiro, solteira, moradora na casa de Gaspar Nunes de Carvalho. A dita Maria Manuel possuía uma morada de casas sobradadas sitas na Rua de Couros que são de herdade de dízimo a Deus e as possuía por título de carta de compra que fizera a Belchior Lopes, surrador, já defunto e morador que foi nas ditas casas os quais altos de casas com sua saída e serventia estava concertada de as vender a Maria Ribeiro, pelo preço e quantia de dez mil reis livres e isentos. Foram testemunhas Sebastião da Maia, imaginário, Francisco Pereira, mesteiral e Pedro da Cunha, familiar de Gaspar Nunes de Carvalho.
Escritura de contrato que fazem o ilustríssimo Rodrigo Lobo de Sousa Machado e Couros com o Doutor Rodrigo de Freitas Sampaio dos Guimarães Coelho e outros; Desistência e contrato e pagamento que fazem a Mesa e Definitório da Albergaria da Capela do Anjo da Guarda, desta Vila com o ilustríssimo Rodrigo Lobo de Sousa Machado e Couros.
Registo dos títulos de importância da Irmandade de São Crispim, nomeadamente contratos com o Cabido.
Transação e composição amigável da Irmandade do Anjo com Maria Rosa, solteira, recolhida no Convento de Santa Rosa da Ordem de São Domingos, para a cobrança e recebimento do senso que Antónia Maria Vaz de Sousa, mãe da outorgante Maria Rosa, devia à dita Irmandade há dezasseis anos. Por esta via amigável se ajustaram e contrataram com ela outorgante Maria Rosa uma prestação anual de nove reis em dinheiro.
Obrigação que fizeram Francisco Fernandes e sua mulher Isabel Gonçalves, lavradores e moradores no lugar da Igreja Velha da freguesia de Santa Maria do Souto de Sobradelo e Francisco Ferreira e sua mulher Isabel Fernandes, lavradores, moradores no lugar da Carreira da mesma freguesia com a Confraria do Anjo, para que, como pessoeiros cobrem a pensão por roda aos outros caseiros das terras do casal da Casadela. Tabelião público de notas José de Sousa.
Instrumento de pura venda rasa que faz o Licenciado Luís Leite Ferreira, morador nas Lajes do Toural e sua irmã Guiomar Leite, a Isabel Lopes de uma morada de casas sobradadas sitas na Rua do Couros, que confrontam de uma parte com casas de Maria Manuel e da outra com Rua Pública. As casas são de herdade de dízimo a Deus e agora fazem a dita venda pelo preço de onze mil reais. Foram testemunhas José da Costa Sodré, filho de António da Costa Sodré, morador à Porta de São Domingos e João Pinto, barbeiro.
Instrumento de carta de venda que faz Pedro Álvares, sua mulher Escolástica Gonçalves e sua filha Catarina Álvares, da metade de umas casas que estão na Rua de Alcobaça com seu quintal por detrás para o Eirado, que eram de prazo de três vidas, propriedade da Colegiada, no qual prazo era segunda vida a dita Catarina Alvares e ela Escolástica que reservara a metade do usufruto. Estes vendiam a Luís Pires, mercador, morador na Rua de Alcobaça pelo preço e quantia de dez mil reais. Foram testemunhas Duarte Coelho, mestre de ensinar moços, Gaspar Gonçalves, mercador e João Antão moradores à Torre velha. Tabelião Cristóvão de Azevedo do Vale
Carta de venda rasa que faz Maria da Encarnação, terceira, moradora no Campo da Feira de uns altos de uma morada de casas sobradas sitas na Rua de Couros arrabalde da vila, das quais estava em posse por título de compra que delas fizera de herdade de dízimo a Deus a Manuel Alvares, sapateiro pelo preço e quantia de nove mil reis. Foram testemunhas Jerónimo Fernandes, Matias Mendes e Manuel da Silva da Rua dos Gatos. Tabelião Domingos da Cunha
Escritura de aceitação de legado e paga da Irmandade de São Crispim e São Crispiniano, a Francisco Martins Fernandes.