Search results

669 records were found.

Autores: José Joaquim dos Santos e esposa Ana Joaquina, da freguesia de São Pedro de Fins de Canidelo,julgado de Vila do Conde. Réu: Gaspar Leite de Azevedo e Araújo, da vila de Guimarães.
Autora: Luísa Adelaide Sousa Barros, da freguesia de Santa Cruz do Douro, julgado de Baião.
Autores: O Ministro e Mesários da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, da vila de Guimarães. Réu: João da Costa Carvalho, mulher e fiadores, todos da mesma vila.
Autores: Visconde e viscondessa de Santa Luzia. Réus: Teresa de Jesus Freitas e filho Bacharel João Ribeiro da Costa Sampaio, da freguesia da cidade de Guimarães.
Autor: A Fazenda Nacional. Réus: Francisco Alves Ribeiro, da quinta de Fato, fiador, e José Fernandes da Silva e Paulo João da Cruz Viana, estes da cidade de Braga.
Autor: Carolina Angélica da Costa ,[Lacueva], viúva, da cidade de Braga. Por óbito João Luís Tomás [Lacueva], da freguesia de São Vítor, cidade de Braga.
Autora: Maria Teixeira, da freguesia de São João de Caldas. Ré: Claudina Teixeira, da freguesia de São João de Caldas.
Autor: Pedro Simão Rebelo, da cidade de Lisboa. Réus: O Ministério Público e pessoas incertas.
Exequente: Custódio Ribeiro de Araújo, da freguesia de Semelhe, da comarca de Braga. Executado: José Maria de Vasconcelos Leite Pereira Mourão, da dita cidade de Braga.
Exequente: Belisário Pereira Leite da cidade do Porto Executada: Guilhermina de Sousa Teixeira, representada pelo seu tutor António Teixeira de Sousa.
Embargantes: Carolina Guedes Pinto de Melo Vasconcelos, viúva e sua filha Maria Eduarda Borges de Vasconcelos, da cidade do Porto, e José Borges de Carvalho Vasconcelos, da Régua. Embargados: Juiz e mesários da Irmandade de Santo António e de Nossa Senhora da Conceição, e outras.
Inventariado: António Joaquim Nunes de Abreu, abade que foi na freguesia de Moure, da comarca da Póvoa de Lanhoso.
Requerente: Francisco António de Sousa Silvério. Requerida: Júlia Eugénia Dias de Oliveira de Viamonte, da freguesia de São Cristóvão de Cima de Selho.
Requerente: Maria Teresa, solteira, maior de idade, do lugar das Pousadas, freguesia de São Torcato.
Inventariante: António Joaquim Nunes de Abreu, abade que foi na freguesia de Moure.
Requerente: Rosa de Viterbo Pais de Figueiredo, da cidade de Lamego. Requeridos: Manuel Alves Pereira e mulher Maria Pires, da freguesia de Magueija, da cidade de Lamego.
Requerente: A Fazenda Nacional. Requeridos: Claudina Rosa de Abreu Bernardes e marido e outros, da freguesia de São Cristóvão de Cima de Selho.
Requerente: Manuel Vaz de Miranda e esposa, da cidade do Porto. Requeridos: Miguel Alves Ribeiro e mulher, da freguesia de São Cipriano de Tabuadelo, da comarca de Guimarães.
Requerente: Bacharel Manuel Bernardino de Araújo Abreu, da cidade de Guimarães.
Exequente: João Cardoso de Freitas Guimarães. Executados: Maria Ferreira de Oliveira e marido Manuel José de Macedo Guimarães, da cidade de Guimarães.
Autores: Jerónimo Vaz Vieira da Silva Melo Alvim e Nápoles e outros, da cidade de Guimarães. Réus: Joana Isabel Navarro de Andrade Machado e marido, da cidade do Porto.
Requerentes: João da Silva e esposa, de São João das Caldas.
Inventariada: Josefa Maria de Faria, do lugar do Outeiro, da freguesia de Vila Fria, comarca de Felgueiras. Inventariante: Domingos Monteiro Pereira, da comarca de Felgueiras.
Embargantes: João Antunes Guimarães e outros, da freguesia Donim, e de outras partes Embargados: Manuel Joaquim Marques e mulher, da freguesia São Cláudio Barco.
Autor: Condes de Vila Pouca, da cidade de Guimarães. Réus: Emília de Sousa Teixeira Alcoforado Lencastre, residente em Vila nova de Gaia, e outros.
Requerentes: Maria Joana Fernandes de Andrade, viúva e seu filho João de Matos Peixoto Guimarães e mulher Custódia Maria de Lima, todos do lugar da Corredoura, da freguesia de São Torcato. Requerido: O Magistrado do Ministério Público.
Requerente: Maria Carlota Navarro de Andrade, autorizada por seu marido António Inácio Navarro de Andrade, da cidade do Porto. Requeridos: Maria Isabel de Isabel Navarro Vaz Nápoles e marido Gualter Martins da Costa, Maria Adelaide Navarro Vaz Nápoles, Henrique Navarro Vaz Nápoles e Jerónimo Navarro Vaz Nápoles, todos da cidade de Guimarães.
Requerente: Francisco José Ribeiro e mulher, da freguesia de Santa Cristina de Arões, comarca de Fafe, na qualidade de representantes de suas filhas menores. Requeridos: Maria da Silva, viúva, António Mendes Ferreira e mulher, da freguesia de São Romão de Arões, comarca de Fafe.
Justificantes: António Fortunato José de Abreu e mulher, da freguesia de Santa Maria da Oliveira, comarca de Famalicão. Justificado: Manuel José Pereira Sampaio, viúvo, da freguesia de Serzedelo, comarca de Guimarães.
Requerente: António Joaquim Correia e companhia, da cidade do Porto. Requerido: José Joaquim de Oliveira Pinto, da comarca de Guimarães.
Requerente: João José da Cruz Basto e mulher Guiomar Ludovina de Freitas da Cruz, proprietários, moradores na rua de São Dâmaso, da cidade de Guimarães. Requerido: O Magistrado do Ministério Público
Embargado: José Narciso Pereira de Castro, da freguesia de Lama, comarca de Santo Tirso. Embargados: João José Afonso Vasques e mulher, da freguesia de Lordelo, da comarca de Guimarães.
Requerente: Baltazar Lopes, viúvo , do lugar do Porco, do julgado e comarca da Guarda Requerido: Jacinto de Oliveira, negociante de couros, da cidade de Guimarães
Justificante: Luísa Maria de Freitas, viúva, do lugar da Corredoura, freguesia de São Torcato. Requerido: O Ministério Público.
Autor: A Fazenda Nacional e Real. Réus: Emília Cândida Batista e marido Gabriel Luís de Paiva.
Exequente: A Fazenda Nacional e Real. Executado: António José da Silva, viúvo, mestre carpinteiro e filho de Inácio da Silva da freguesia de São Tiago de Lordelo.
Requerente: A Fazenda Nacional por seu Delegado do Procurador Régio. Requeridos: Baronesa de Vila Pouca e marido Gaspar Teixeira, e Governador Civil do Distrito de Braga.
Embargante apelado: Bacharel José Joaquim Dias de Castro. Embargada apelante: A Fazenda Nacional.
Requerente: O Delegado do Procurador Régio na comarca de Guimarães representando a Fazenda Nacional. Requerido: José Ferreira Guimarães, proprietário e negociante da vila de Guimarães.
Autora: Teresa de Jesus, do Lugar de Fornos, freguesia de Donim, comarca de Guimarães. Rés: Rita Joaquina Ferreira Antunes e irmã Rosa Maria Ferreira Antunes, solteiras, da freguesia de Santo Emilião, comarca da Póvoa de Lanhoso.
Autor: João de Castro Sampaio, da vila de Guimarães. Réus: Francisca da Fonseca Vieira e marido, da vila de Guimarães.
Autora: Maria Rosa Teixeira, solteira, do lugar da Cruz, freguesia de Brito, comarca de Guimarães. Por óbito de José Ferreira e esposa Teresa Maria, moradores que foram no lugar da Cruz, freguesia de Brito, comarca de Guimarães.
Autor: O Ministério Público. Réu: Manuel Rodrigues, solteiro, da freguesia de Santa Maria de Souto, comarca de Guimarães.
Autor: O Ministério Público. Réu: Jerónimo Leite Guimarães, viúvo, do lugar da Lixa, freguesia de São Jorge de Vizela, comarca de Felgueiras.
Autor: O Ministério Público. Réu: Rodrigo de Barros Peixoto, o "Caravela", solteiro, tecelão, natural da cidade de Guimarães.
Autor: O Ministério Público. Réus: Domingos José [Lima] e esposa, da cidade de Guimarães.
Autores: Manuel Rodrigues da Silva e esposa, da cidade de Guimarães. Réus: Albino José Antunes e esposa, proprietários, da freguesia de Serzedelo, comarca da Póvoa de Lanhoso.
Autores: José de Azevedo e esposa, proprietários, do lugar da Pereira, freguesia de São João de Airão, e outros de diferentes freguesias. Requeridos justificados, todos os interessados incertos com assistência do Ministério Público.
Autora: Marta Braga Fernandes de Barros, da cidade de Braga. Do inventariado José Fernandes de Barros, morador que foi da cidade de Braga.
Autor: Justino Gaujou. Rés: As companhias dos caminhos de ferro de Bariza Lajou e Mediterrâneo
Autores: Margarida Rosa da Graça, do lugar de Gandarela, freguesia de São Clemente, comarca de Celorico de Basto, Manuel, ausente, filho de João José da Cruz Basto, e outros.
Autor: O Ministério Público. Réus: José Fernandes, o "Pinchante", e Manuel da Silva, ambos da freguesia de Urgezes, comarca de Guimarães.
Justificante: Domingos da Costa Vaz Vieira, da vila de Guimarães. Justificada: A Fazenda Nacional.
Autor: António Alves Canedo Bastos, casado, industrial, da rua das Candominhas, nº 478, freguesia de Lordelo. Réus: Ana Maria da Assunção, viúva, da rua do Paço, freguesia de Leça da Palmeira.
Autora: Maria Ferreira de Sá, da freguesia de Darque, comarca de Viana do Castelo Ré: Maria do Carmo Maciel, viúva, moradora na rua Francisco Agra, da cidade de Guimarães.
Autor: Manuel José Ferreira Guimarães, negociante, da cidade do Porto. Réu: Gaspar António Pereira Guimarães, negociante, da cidade de Guimarães.
Autor: Custódia Maria Lopes, solteira, lavadeira, e outros, da freguesia da Costa, comarca de Guimarães. Ré: Rosa Maria Lopes, da cidade do Porto.
Autoras: Virgínia Freitas Maia e Silva, autorizada pelo marido António Nogueira da Costa Maia e Silva, Ana Zulmira Freitas, solteira, da cidade do Porto. Réu: O Ministério Público.
Requerentes: João Eduardo Pacheco Malheiro e mulher, residentes na cidade de Guimarães. Embargado: Manuel Gonçalves Rio e mulher, residentes na cidade de Guimarães.
Embargantes: Maria Antunes, marido, seus pais e sogros. Embargado: Joaquim de Oliveira, da freguesia de São Lourenço de Sande.
Requerentes embargantes: João António Guimarães, da freguesia Donim, e Serafim Antunes Rodrigues Guimarães e mulher, da freguesia Salvador de Briteiros. Requeridos embargados: Manuel Joaquim Marques e mulher, da freguesia São Cláudio Barco.
Exequente: Francisco José de Sousa. Executados: Nuno José de Almada e sua esposa Ana Ximenes de Azevedo e Silva.
Autor: António José Cerqueira da Silva Braga, negociante, da cidade de Braga. Réu: Manuel da Silva, solteiro, negociante, da freguesia de Balazar, comarca de Guimarães.
Autor: José Correia Guimarães, da freguesia de São Cristóvão de Selho, da comarca de Guimarães. Réu: João do Canto Salgado, da cidade de Guimarães.
Embargantes: José Mendes Ribeiro e esposa, da freguesia de Gondar, da comarca de Guimarães. Embargados: Manuel Ribeiro da Cunha e esposa, da mesma freguesia.
Autora: Maria Amália de Freitas Pinto e Silva, da cidade de Guimarães. Réus: Esméria Isilda de Magalhães Vasconcelos e marido António Pedro Teixeira da Costa, comarca de Felgueiras.
Autores: António José da Silva e esposa Teresa de Jesus Gomes, proprietários, da freguesia de Balazar, comarca de Guimarães. Réu: António José Cerqueira da Silva Braga, casado, negociante, da cidade de Braga.
Autor: Manuel da Silva Mendes, casado, proprietário, da freguesia de Caldelas, comarca de Guimarães, como representante de Rosa Maria de Oliveira e marido Manuel Machado Mendes, da freguesia de São Clemente de Sande, desta comarca, José Amâncio de Oliveira Guimarães, Roberto de Oliveira Guimarães e Ana de Oliveira Guimarães, residentes na cidade de Recife, província de Pernambuco, Império do Brasil.
Autor: Francisco Estanislau Júnior, negociante e proprietário, da cidade de Lamego, na qualidade de administrador da massa falida de Domingos da Silva Guimarães, negociante que foi na mesma cidade. Réu: José Carlos de Sousa Marques, comarca de Resende.
Autor: Guilherme Pinto Teixeira de Carvalho. Réu: Joaquim de Oliveira, o Brito, natural da freguesia de Fermentões.
Requerente: Maria de Jesus Costa, da cidade de Guimarães. Justificados: Doutor Delegado e pessoas incertas.
Autor: O Ministério Público. Réus: António Rola, solteiro, pedreiro, natural da freguesia de Fermentões, comarca de Guimarães, e outro.
Autor: António Joaquim Sampaio e Castro, casado, proprietário, da freguesia de Jugueiros, comarca de Felgueiras. Ré: Maria Joaquina Soares, viúva, do lugar do Agrelo, freguesia de Sendim, comarca de Felgueiras.
Autor: O Ministério Público. Réu: José Pereira de Lima, solteiro, maior, criado de servir, da freguesia de Creixomil, comarca de Guimarães.
Autores: Manuel Ribeiro Vieira de Castro e esposa Maria Novais, do lugar do Requeixo, freguesia de Travassós, comarca de Fafe. Réus: José António Antunes e esposa Ana Ribeiro de Oliveira, do lugar do Requeixo, freguesia de Travassós, comarca de Fafe.
Justificado: O Ministério Público. Justificante: Luísa de Jesus Pereira, solteira, proprietária, da freguesia de Aveleda, comarca de Braga.
Autor: Luís de Magalhães, casado, proprietário, da rua da Restauração. Ré: Elisa Augusta Afonso, da rua das Taipas, ambos da cidade do Porto.
Exequente: O Banco Espírito Santo. Executado: Gaspar Teixeira de Sousa da Silva Alcoforado, conde de Vila Pouca.
Autora: Adelaide Sofia Martins Menezes, da cidade de Guimarães. Ré: Joaquina Alves Ferreira Leite de Sousa, viúva, da freguesia de São Martinho de Silvares, comarca de Fafe.
Embargado: Guilherme Augusto Ferreira da Costa. Embargante: Maria Adelaide de Freitas, conde de Vila Pouca, representada pelo seu tutor Alberto Carneiro de Vasconcelos.
Executado: Fortunato Machado Ribeiro Guimarães, casado, negociante, do lugar de Novais, da freguesia de Gondar, da comarca de Guimarães.
Autores: Antonino Moreira Alvações, ora a Fazenda Nacional e Real. Réu: Joaquim José de Azevedo Bragança, como herdeiro de José António Mendes da Silva Guimarães.
Autor: Narciso Correia de Abreu. Réus: João José Pereira Fernandes e outros, da freguesia de São Jorge de Cima de Selho, comarca de Guimarães.
Autores: António Joaquim Alves de Melo e Felicidade de Freitas Fernandes, proprietários, da freguesia de Gondomar, comarca de Guimarães. Réus: Manuel Fernandes Guimarães e Felicidade Vieira, proprietários, da freguesia de Gondomar, e António Manuel Pereira, carpinteiro, e esposa Felicidade, do lugar do Monte, freguesia de São Martinho, comarca da Póvoa de Lanhoso.
Exequente: O Ministério Público. Executado: Joaquim Rodrigues Ribeiro, casado, da freguesia de Guardizela da comarca de Guimarães.
Autor: Francisco José Esteves, da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, Republica dos estados Unidos do Brasil. Ré: Serafina Rosa Correia, da freguesia de São Lourenço de Sande, comarca de Guimarães.
Autor: O Ministério Público. Réus: João da Costa, o Valença, e Manuel Ferreira.
Autor: João Batista dos Santos, da freguesia de Barbudo, comarca de Vila Verde. Réu: José António Pereira, da freguesia de Santo Estêvão de Urgezes, comarca de Guimarães.
Autor: Guilherme Pinto Teixeira de Carvalho. Réu: Joaquim de Oliveira, o Brito, natural da freguesia de Fermentões.
Autor: Eduardo Augusto de Araújo Moura e Castro, casado, proprietário, da freguesia de Brito.
Traslado acrescido de carta precatória para arrolamento extraída dos autos imposição de selos e arrolamento do espólio de Joaquim Maria Guimarães.
Autores: Manuel da Cunha e Costa e mulher Ana Elisa Martins, proprietários, da freguesia de São Martinho do Campo, comarca de Santo Tirso, e Eulália da Cunha Costa e Meloe marido João Fernandes de Melo, proprietários, da cidade de Guimarães.
Exequente: António Manuel Lima de Oliveira, casado, proprietário, da cidade Braga. Executados: Maria da Conceição de Lourdes Ferreira Sampaio e irmã Maria do Carmo Ferreira Sampaio, solteiras, maiores, proprietárias, da referida da cidade Braga.
Autor: O Delegado do Procurador Régio. Réus: Ana Ermelinda das Neves e seu marido Matias Henriques da Silva, da cidade de Guimarães.