Search results

52 records were found.

Petição das Religiosas do Convento de Santa Clara para que não sejam lançadas décimas sobre as Quinta da Quintã, freguesia de Golães; propriedade da Bouça, freguesia de Nespereira. Alegam que os referidos bens são eclesiásticos e como tal isentos e livres de décimas.
Requerimento de certidão de legado de missas dos Reverendos Padres da Coraria da Vila de Guimarães, constante do livro das Capelas.
Carta de sentença apostólica para ter criada particular, passada a favor de Maria da Assunção, religiosa do Convento de Santa Clara
Carta de sentença apostólica de redução de legados a favor do Convento de Santa Clara.
Notas respeitantes à Quinta de Golães e Auto de posse do património.
Carta de sentença apostólica passada a requerimento e instância da Madre Abadessa e Prioresa e mais Religiosas do Convento de Santa Clara, vila de Guimarães.
Carta de João Vale para a Madre Religiosa Dona Maria Inês das Neves, trata de questões relacionadas com o padroado e com prazos.
Petição da Madre Abadessa e mais Religiosas do Convento de Santa Clara, solicitando revogação do estabelecido na vereação de Janeiro de 1724, com consentimento do Arcebispo, sobre as quantias de açúcar que podem ser utilizadas no fabrico de doces.
Escritura de venda de juro de 5 000 cruzados que fizeram as Religiosas do Convento de Santa Clara a Madalena Luísa Leite e seu genro António.
Certidão de sentença cível de determinação de partilha de Catarina Pereira de Lagos
Cessão e obrigação entre D. Rosa Umbelina, Religiosa Noviça no Mosteiro de Santa Clara, desta vila sua mãe D. Rosa Maria Barroso e D. Joana Rita Cardoso de Macedo Portugal.
Certidão do testamento de Clara Joaquina de Oliveira da freguesia de São Paio, Guimarães.
Auto de posse da Madre Abadessa e mais deputadas do Governo de Santa Clara da quinta da Quintã, que ficou por falecimento da Madre Maria de Nazaré.
Auto de posse da Madre Abadessa e mais religiosas Convento de Santa Clara de uma morada de casas que pertenciam ao património do Reverendo Francisco José Teixeira.
Petição das Religiosas do Convento de Santa Clara, para que face à imposição de os mosteiros não poderem adquirir bens de raíz, possam vender ou emprazar por mais alguns anos os já existentes.
Petição das Religiosas do Convento de Santa Clara poderem emprazar alguns bens livres.
Ratificação da licença para as Religiosas do Convento de Santa Clara iniciarem a obra da portaria do dito Convento.
Petição das Religiosas do Convento de Santa Clara, para que lhes seja passada certidão de carta de padrão de Maria de Sousa.
Escritura de legado de missa quotidiana e responso sobre sua sepultura do Doutor João de Freitas Coutinho.
Petição da Madre Abadessa do Convento de Santa Clara para que lhe seja passada certidão em com João de Faria Andrade, vereador da Vila de Guimarães assinou a procuração para a força que o conselho demanda.
Sentença cível de Catarina Pereira do Lago, viúva de Filipe de Azevedo Veloso contra João Pereira do Lago.
Carta de arrematação de Antónia Fernandes, viúva, de Garfe, de bens de Domingos Viegas e mulher, da mesma freguesia.
Sentença cível de execução de sentença passada a favor da requrente, Ana Angélica da Conceição, recolhida no Convento de Santa Clara, contra os executados, Joaquim Gomes e mulher.
Escritura de arrendamento da quinta da Codeceda, freguesia de São Torcato.
Escritura de permutação de terras entre Francisco José Gonçalves, professo na Ordem de Cristo e sua mulher, desta Vila e o Padre Manuel José de Araújo, da cidade de Braga.
Sentença cível de José de Oliveira e Silva contra a Madre Abadessa e mais Religiosas do Mosteiro de Santa Clara
Escritura de ratificação de arrendamento da Madre Abadessa e mais Religiosas do Mosteiro de Santa Clara a Francisco Alves Ribeiro.
Tombo das propriedades e dinheiro que foram para o Convento de Santa Clara.
Anotação dos documentos para redução de legados
Atualização de juro de empréstimo de 6% para 5%que fizeram as Religiosas do Convento de Santa Clara
[Perdão] de 50 000 reis pagos no almoxarifado de Guimarães à Madre Abadessa e mais Religiosas do Convento de Santa Clara.
Carta das Religiosas do Mosteiro de Santa Clara para o Secretário das décimas de Sua Majestade no Arcebispado de Braga, acerca do pagamento das décimas.
Recibos de foros e rendas do Convento de Santa Clara de Guimarães.
Escritura de dote, de Afonso Pinheiro e sua mulher Isabel Pereira, concedido pelos pais desta, Pero Lourenço e Francisca Pereira.
Escritura de [contrato] entre Simão de [Oliveira] e Pero Miguel.
Escritura de compra de Rodrigo de Freitas Melo e Castro, desta Vila a Maria Teresa Luís Veloso, viúva e seus filhos, da mesma Vila.
Petição de Força Nova da Madre Abadessa e mais Religiosas do Convento de Santa Clara contra o Procurador e mais Irmãos da Mesa da Santa Casa da Misericórdia (1737). Procuração para representação da Madre Abadessa e mais Religiosas do Convento de Santa Clara (1737). Termo de fiança de custas que ficaram obrigadas as Religiosas de Santa Clara (1737). Termo de Juramento dado a Jerónimo Ferreira Guimarães por curador das autoras [Religiosas do Convento de Santa Clara] (1737). Requerimento de audiência (1738). Termo de desistência da apelação dos réus (1739). Requerimento de audiência (1740).
Carta de Francisco José Teixeira para João Manuel Afonso de Macedo, Capelão -Mor do Convento de Santa Clara, trata de assuntos relacionados com uma escritura de rectifição de um dote.
Escritura de paga de Rosa Carolina de Santa Rita, Religiosa do Convento de Santa Clara da Vila de Guimarães a José António Mendes da Silva Bragança.
Petição das Religiosas do Convento de Santa Clara a sua Majestade para que a Câmara da Vila de Guimarães lhes pague 300 000 reis.
Escritura de posse da quinta da Quintã de Golães.
Apontamentos para as obras de carpintaria da capela do Convento de Santa Clara.
Escritura de lançamento dos hábitos na formação ordinária de duas noviças do Convento de Santa Clara, filhas de Catarina Pereira do Lago, viúva de Filipe de Azevedo Veloso, moradora na Vila de Guimarães .
Petição da Madre Abadessa do Convento de Santa Clara para que lhe seja passada certidão em com João de Faria Andrade, vereador da Vila de Guimarães assinou a procuração para a força que o conselho demanda.
Sentença cível para titulo em forma a favor do Reverendo Francisco José Teixeira, reitor de Rio Covo, contra José Ribeiro, da freguesia de Guilhufe.
Escritura de doação de propriedade de Pedro da Silva e sua mulher, da freguesia de Nespereira a Manuel Duarte e sua mulher.
Escritura de rectificação do dote de casamento feito por Catarina Pereira do Lago, viúva de Filipe de Azevedo Veloso à sua filha Antónia Maria de Azevedo Pereira do Lago e genro o Capitão Belchior Serrão da Veiga.