Search results

53 records were found.

Protocolo celebrado entre o CDS e a Juventude Centrista (JC) para as Eleições Autárquicas. Em anexo, a proposta de protocolo entre a JC e o CDS. Contém despacho.
Organização das comemorações do aniversário do CDS. Propõe a realização de uma conferência de imprensa para apresentar os principais candidatos do CDS às eleições autárquicas.
Afirma a oposição do CDS à criação de um sindicato de polícia. Em anexo, o telex de Agostinho Oliveira Santos em que critica a tomada de posição do deputado do CDS, Narana Coissoró, quanto à agressão das autoridades ao deputado Torres Couto, durante uma manifestação ilegal.
Confirma as presenças, no dia 10 de Junho, de Diogo Freitas do Amaral e de Francisco Lucas Pires num almoço, em Guimarães, e à noite, em Braga. Anuncia a disponibilidade do Presidente do Partido para se dedicar ao distrito de Braga, no fim-de-semana de 29/30 de Julho. Informa que irá propor, na próxima reunião da Comissão Directiva, que, antes das eleições autárquicas, a Comissão Política Nacional reúna em Braga.
Recusa o pedido de suspensão temporária apresentada pelo Vice-Presidente da Comissão Política Concelhia de Santa Maria da Feira, José Oliveira, uma vez que tal figura não existe, nem nos Estatutos do Partido, nem no Regulamento Nacional de Admissões.
Informa que a competência para a nomeação de Comissões Administrativas Concelhias compete às Comissões Políticas Distriais. Em anexo, carta de António Augusto Martins a criticar a entrega da Comissão Administrativa Concelhia do CDS de Vila Flor a dois indivíduos que foram militantes do PSD.
Realização de eleições distritais em Vila Real. Confirma presença na tomada de posse no dia 13 de Maio.
Propõe que a deslocação a Olhão do presidente do CDS, Diogo Freitas do Amaral, tenha lugar em Abril. Em anexo, carta do Presidente da Comissão Política de Olhão, Adriano Simões Ramos, a solicitar o agendamento da visita a Olhão de Diogo Freitas do Amaral. Programa da visita.
Pagamento da renda da sede do CDS em Vila Real. Em anexo, telex de Francisco Teixeira a solicitar o pagamento da renda em atraso da sede do CDS em Vila Real.
Informa que não se deve pronunciar sobre a questão das eleições concelhias da Póvoa de Varzim, antes da decisão da Comissão Nacional de Jurisdição. Em anexo, as deliberações da Comissão Directiva. Carta de José João Campos da Silva a revelar a sua indignação por saber através do jornais da impugnação das eleições concelhias da Póvoa de Varzim pela Comissão Directiva.
Considera não existirem razões para o pedido de demissão do Presidente da Comissão Distrital de Santarém, Manuel Eugénio de Faria. Pede-lhe que reconsidere. Informa que a nomeação de Comissões de Implantação é uma competência da Direcção do CDS.
Política de alianças nas eleições autárquicas de 1989. Em anexo, a estratégia autárquica aprovada no Congresso da Póvoa de Varzim e que mereceu aprovação da Comissão Política Nacional do CDS.
Lamenta a demissão da Comissão Política Concelhia do CDS do Porto. Em anexo, carta subscrita por Carlos Gonçalves Montenegro, José da Conceição Vedor, Álvaro de Almeida Lemos e Alfredo Augusto Duarte Navio a justificar a demissão.
Revela a disponibilidade do CDS para um encontro com o PSD. A delegação do CDS será constituída por Luís Beirôco, Nogueira de Brito e Narana Coissoró.
Considera ter chegado o momento para uma análise preliminar das perspetivas do CDS nas eleições autárquicas de 1989, no distrito do Porto.
Justifica o facto do José Branco não ter recebido convocatória para o Plenário de filiados que elegerá os órgãos conselhios da Amadora, pois este encontra-se inscrito em Loures.
Considera que a Comissão Executiva de Aveiro da Juventude Centrista agiu de forma correcta no "caso" Horácio Marçal. Abstem-se de qualificar a posição assumida pela Comissão Política Concelhia de Águeda.
Comunica as iniciativas que o CDS irá desenvolver com o intuito de ultrapassar o bloqueio que tem caracterizado a vida do Partido em Vila Real. Em anexo: carta de Joaquim Carvalho Lages a convidar o secretário-geral do CDS a visitar Vila Real, com o intuito de convencer Mário de Jesus Silva Santos a candidatar-se pelo CDS; carta de Mário de Jesus da Silva Santos a solicitar a isenção de filiado; ofício 2.OC.86 da Concelhia do CDS de Vila Real a informar que os membros dos Órgãos Concelhios eleitos e filiados no CDS, suspendem toda a actividade; Ofício 1.OC.86 da Mesa da Concelhia do CDS de Vila Real a criticar a pretensa impugnação levada a cabo por Francisco Teixeira das eleições para os Órgãos Concelhios, bem como apropriação das fichas de inscrição do Partido.
Anuncia a nomeação do secretário-geral Adjunto, Neiva Correia, vogal da Comissão Política Nacional. Informa das competências.
Ciclo de Conferências. Sugere temas e conferencistas. Em anexo, telex enviado pela Comissão Política de Aveiro a questionar sobre o tipo de apoio que o Partido lhes pode dispensar tendo em vista a realização desta iniciativa.
Confirma a participação do CDS na reunião de tesoureiros do Partido Popular Europeu. Em anexo, memorando sobre o financiamento do sistema nacional de partidos políticos; ofício do secretário-geral do PPE a convidar para a reunião de tesoureiros. Contém despacho.
Revela a posição do CDS em relação ao "direito dos grupos étnicos". Em anexo, carta do secretário-geral do PPE, Thomas Jansen, sobre o "direito dos grupos étnicos". Coloca algumas questões.
Questiona se as eleições irão se adiadas e retiradas da ordem do dia na reunião de Estrasburgo.
Protocolo celebrado entre o CDS e a JC para as Eleições Autárquicas. Contém despacho.
Comunica que dará instruções ao Serviço de Filiações do CDS para proceder ao cancelamento da inscrição de Vieira de Carvalho.
Revela preocupação com a situação financeira da Concelhia de Lisboa. Anexado, um pedido de ajuda financeira da Comissão Concelhia do CDS de Lisboa aos Serviços Centrais do Partido.
Crítica os ataques que o CDS vem sendo alvo por parte da comunicação social, muitas vezes com o apoio de dirigentes do Partido.
Informa que solicitou ao secretário-geral Adjunto, Neiva Correia, material de propaganda e que atribuiu um subsídio de 50 contos para a campanha eleitoral.
Informa que apelou ao Presidente da Comissão Nacional de Jurisdição, Fausto de Quadros.
Considera ter chegado o momento para uma análise preliminar das perspetivas do CDS nas eleições autárquicas de 1989, no distrito de Lisboa.
Informa que tem acompanhado o "caso" Horácio Marçal e considera a intervenção da Juventude Centrista correcta e em consonância com os objectivos do Partido. Reputa o comunicado da Comissão Política Concelhia de Águeda extemporâneo e politicamente inaceitável.
Envio de listas com os nomes e moradas para enviar convite - Festa de Aniversário do CDS. Em anexo, os nomes e moradas dos presidentes Distritais, bem como a relação completa da Comissão Directiva, Comissão Política, Mesa e Membros do Conselho Nacional, Mesa do Congresso, Comissão Nacional de Jurisdição, Comissão Nacional de Fiscalização, Presidentes de Câmara do CDS, Direcção Política da Juventude Centrista, Direcção Política Nacional da FTDC, Direcção Política Política Nacional do MCDS. Existe também a relação dos Presidentes da AADC, Gama e Gatimor.
Apresenta as razões que levaram a Comissão Directiva do CDS a designar uma Comissão de Implantação para o Distrito de Viseu.
Felicita a Comissão Política Concelhia da Póvoa de Varzim pelo trabalho desenvolvido, nomeadamente na captação de novas filiações.
Revela surpresa pelo pedido de desfiliação apresentado por Pedro Sampaio. Em anexo: carta de Pedro Sampaio em que apresenta o seu pedido de desfiliação do CDS; ofício CPCL/189/Q-2/88 do Presidente da Comissão Política Concelhia de Lisboa do CDS, José Ramada Curto, a lamentar a decisão de Pedro Sampaio.
Pretende apurar responsabilidades sobre um Serviço Interno da Comissão Política da Federação de Lisboa da Juventude Centrista divulgado na RTP.
Parecer da Juventude Centrista no Conselho Consultivo de Juventude (CCJ) sobre "Condições de acesso ao Fundo Social Europeu para 1989". Em anexo, Parecer de Jorge Ferreira (Juventude Centrista).
Sugere a realização de um inquérito para esclarecer as notícias divulgadas a coberto da menção "fontes partidárias". Alerta a Juventude Centrista para o facto da autonomia ter limites precisos e a liberdade de opinião e de crítica ter regras para se exercer dentro de um partido democrático. Em anexo, ofício 447/P/88 do Presidente da Juventude Centrista, Manuel Monteiro, a condenar atitude da Comissão Política da Federação de Lisboa. Informa da abertura de um inquérito, no sentido de averiguar como e quem divulgou para RTP a nota interna da Comissão Política de Federação de Lisboa e reforça que a Juventude Centrista tudo fará no sentido de impedir que a imagem do CDS seja posta em causa.
Felicita o Presidente da Comissão Distrital de Bragança, bem como toda a Comissão Política Distrital, pela qualidade do Programa de Acção com que se candidataram.
Informa que o presidente do CDS, Diogo Freitas do Amaral, recomenda a todas as estruturas do Partido que a colocação da sua fotografia nas paredes das sedes não deve ser acompanhada da retirada das fotografias dos antigos Presidentes, Francisco Lucas Pires e Adriano Moreira.