Search results

10 records were found.

Apresenta um balanço do governo da Aliança Democrática, comenta as próximas eleições legislativas, a quebra de votos no Partido Socialista, as eleições presidenciais e a inflexibilidade tática do Partido Comunista Português.
Entrevista de Freitas do Amaral, Ministro dos Negócios Estrangeiros, ao jornal italiano "Il Popolo", durante a sua visita oficial a Roma, versando sobre a política externa portuguesa.
Aborda as seguintes matérias na entrevista: Negociações para a integração de Portugal na CEE; Inquérito sobre o atraso da chegada da Belém de uma carta de James Carter, Presidente dos EUA; Críticas efetuadas à política externa portuguesa, saídas daqueles que segundo Freitas do Amaral não aceitam nem desejam uma política pró-europeia e pró-ocidental; Relações com os países africanos de expressão portuguesa e criticas efetuadas pelo Conselho da Revolução.
Aborda as seguintes matérias: declinação do convite da comissão organizadora dos jogos de Verão alternativos aos Jogos Olímpicos; homenagem a Tito; Recusa de vistos a cidadãos de Leste em retaliação à invasão do Afeganistão; Concessão de nacionalidade portuguesa aos africanos originários dos países de expressão portuguesa; o não reconhecimento da soberania da Indonésia sobre Timor-Leste; o caso Maria de Lurdes Pintassilgo; as Relações com Arábia Saudita; a questão do Irão.
Entrevista de Freitas do Amaral durante a sua visita oficial a Itália, versando sobre a política externa portuguesa. Contém, ainda, um cartão de visita do Sr. Grabiele Mario Rotondo agradecendo a colaboração de Freitas do Amaral.
Contém os seguintes documentos:Ofício do Jornal do Brasil LTDA dirigido ao Freitas do Amaral, Ministro dos Negócios Estrangeiros, com as perguntas da entrevista versando sobre assuntos da política externa portuguesa. Despachos Administrativos de Freitas - solicita que o Secretário Adjunto do Vice-Primeiro Ministro, José Ribeiro e Castro, prepare as respostas; Questionário e respetivas respostas com correções manuscritas de Freitas do Amaral; Despachos Administrativos de Freitas do Amaral; Questionário e respetivas respostas de Freitas do Amaral (documento já com as correções);
Contém os seguintes documentos: Ofício do Jornal "Ala Arriba" dirigido ao Freitas do Amaral, Vice-Primeiro ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros, com as perguntas da entrevista; Questionário e respetivas respostas, com correções manuscritas de Freitas do Amaral, Questionário e respetivas respostas de Freitas do Amaral (documento já corrigido). Perguntas e respetivas respostas relacionadas com a política externa portuguesa e com as atribuições do seu cargo de vice-primeiro-ministro.
Apresenta um balanço do governo da Aliança Democrática, comenta as próximas eleições legislativas, a quebra de votos no Partido Socialista, as eleições presidenciais e a inflexibilidade tática do Partido Comunista Português.
Aborda a vitória de Ronal Reagan nas eleições americanas; analisa a orientação norte-americana em relação ao conflito do Médio-Oriente; comenta o reexame do acordo das Lajes e a questão do«porta-aviões» no âmbito da NATO; afirma a posição do governo português em relação à Guerra Irão-Iraque.
Aborda a política do governo português em relação aos países africanos de expressão portuguesa; analisa a importância de Amílcar Cabral e do PAIGC - Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde; comenta a Descolonização portuguesa e Questão de Timor.