Search results

297 records were found.

Informa que o PAICV acabou de realizar o IV Congresso que dotou o partido de novos estatutos e de uma plataforma pragmática.
Convite para a primeira Cimeira Mundial organizada pela Democracia-Cristã. Em anexo:programa da cimeira; memorando sobre a reestruturação da Democracia- Cristã Internacional; carta do Presidente da IDC, Eduardo Fernandez, para o secretário-geral do Partido Socialista Italiano, Bettino Craxl, sobre o problema da dívida externa dos países em desenvolvimento; declaração do grupo político da Democracia-Cristã Internacional;Resolução da dívida externa dos países da América Latina;Carlos Blancas apresenta um artigo sobre a dívida externa e cooperação. Contém despacho.
Documentação relacionada com a situação dos direitos humanos em Cuba. Em anexo: O Movimento Democrata Cristão de Cuba apresenta uma carta aberta ao povo de Cuba que luta por uma sociedade democrática, justa e livre e à comunidade internacional;Carta de Gustavo Arcos Bergnes; artigo de Ana E. Santiago intitulado "Internacional Democrata Cristã apoia o diálogo cubano"; resolução da ODCA sobre Cuba; resolução sobre Cuba; boletim informativo da Democracia Cristã Internacional sobre os direitos humanos em Cuba.
O PCP convida o CDS para um encontro de informação de delegados para aprofundarem o conhecimento recíproco das posições dos dois partidos quanto à crise governamental e à sua solução.
Refere o envio das informação relativa às eleições para os órgãos locais do CDS.
Síntese dos acontecimentos políticos que marcaram o ano de 1990. Elogio ao trabalho desenvolvido pelo CDS e as "batalhas" que irão ser travadas pela EDU no ano de 1991.
Enaltece a sua profunda identificação com os princípios da Democracia Cristã e defende que o CDS deve dotar-se de um Projeto Sindical. Anexado: panfleto dos candidatos à Câmara Municipal de Paços de Ferreira; jornal "Terras do Vale de Sousa"; declaração de voto do Plano e Orçamento da Câmara de Paços de Ferreira; comunicados do Sindicato dos Bancários do Norte.
Convida todos os membros do grupo político do PPE para uma reunião. Apresenta a Ordem de Trabalhos. Em anexo: nota explicativa dos pontos 3 e 4 da ordem do dia; nota explicativa sobre o objetivo e conteúdo do documento do Congresso; nota sobre o ponto 5 da Ordem de Trabalhos do grupo político do PPE: atribuição do estatuto de observador ao Partido Popular Espanhol; boletim de inscrição; Ata da reunião do grupo político do PPE no Luxemburgo, em Julho de 1990.
Anuncia a realização da Conferência de Líderes da União Democrática Europeia (EDU), em Helsínquia, e quais os seus objetivos. Em anexo: programa; agenda; lista dos membros de cada delegação; declaração de Paris.
Candidaturas propostas pelos partidos ou associações e o nome dos membros com direito de voto nas eleição para a presidência do Grupo Político do PPE.
Programa da Cimeira de Pisa. Em anexo, fax do Secretário Executivo da União Democrata Cristã, Andreas Khol, a anunciar a realização do Comité de Atenas, bem como as individualidades que já confirmaram a sua ausência, nomeadamente, Jacques Chirac e Margaret Thatcher.
Convida os membros do grupo político do PPE a participarem numa reunião. Anexada a ata da reunião do grupo político do PPE, em Bruxelas. Contém despacho.
Criação de um fundo de apoio ao Movimento Democrata Cristão da Europa Central e Oriental. Esse fundo será alimentado por subsídios e doações dos partidos membros. Solicita o apoio do CDS. Contém despacho.
Informa que o Grupo Parlamentar do Partido Popular Europeu irá organizar uma conferência parlamentar no Luxemburgo. Programa da conferência.
Documentos de preparação da reunião de 10 de Maio do PPE. Em anexo: calendário da UEDC/PPE 1990; programa do Congresso do PPE, em Dublin; resumo da situação política dos partidos da Europa Central e Oriental; projeto de revisão dos estatutos e regulamento interno do PPE; relatório de Van Velzen sobre a reforma do PPE; nota sobre a Polónia.
Conjunto de documentos para preparação da reunião da UEDC. Em anexo: relatório anual do secretário-geral; recomendação do grupo de trabalho "Europa Central e Oriental" no que respeita aos pedidos de adesão; projeto de orçamento para 1991; Calendário de reuniões.
Convite para participar no simpósio sobre as Democracias Pluralistas em África e as especificidades dos processo de transição em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau. Contém despacho.
Homenagem a Norbert Schmelzer. Em anexo: lista de personalidades presentes; curriculum vitae; texto de Diogo Freitas do Amaral sobre Norbert Schmelzer.
Agradece a cooperação no encontro em Bruxelas e envia a resolução adotada pela Conferência de Líderes de governo e Partido do PPE, em Bruxelas, a 13 de Abril de 1991. Contém despacho.
Convite para uma reunião do PPE em Bruxelas. Em anexo: projeto de resolução; regulamento interno do PPE.
Convite para a conferência de Chefes de governo e Partido, no Luxemburgo. Anexada a lista de personalidades convidadas.
Convite para uma reunião no Parlamento Europeu. Apresenta a Ordem de Trabalhos e os pontos essenciais do "Programa de Base".
A UEDC adopta os Estatutos da Academia Democrata Cristã para a Europa Central e Oriental e solicita ajuda financeira. Em anexo: Estatutos da Academia Democrata Cristã para a Europa Central e de Leste; Lista dos membros da UEDC e fundações que já confirmaram o seu suporte financeiro à Academia.
Convida um representante do CDS a participar na conferência Internacional intitulada "O papel da Democracia Cristã no processo da unificação europeia". Apresenta o programa e envia dois documentos em anexo: um sobre o Congresso e um outro sobre o Partido. Contém despacho.
Trata de uma mensagem de apoio à vitória da AD nas eleições legislativas de 1976.
Breve resenha do jornal "O Dez de Junho". Anuncia um novo projeto de estatutos para a Fundação.
Dá indicação dos nomes de alguns membros da Comissão Política Distrital para serem incluídos na lista para o Parlamento Europeu.
Dá indicação dos nomes de alguns membros da Comissão Política Distrital para serem incluídos na lista para o Parlamento Europeu.
Dá indicação dos nomes de alguns membros da Comissão Política Distrital para serem incluídos na lista para o Parlamento Europeu.
Instiga do CDS a tomar uma posição no caso do "Fax de Macau" e a uma reacção violentíssima e exemplar no caso Beleza/Costa Freire. Contém despacho.
Carta de Bruno Heck, Presidente da Fundação Konrad-Adenauer, dirigida ao presidente do CDS, Diogo Freitas o Amaral, solicitando esclarecimentos sobre a ajuda que a FKA (Konrad Adenauer Foundation) tem concedido ao IDL (Instituto Amaro da Costa) e ao IFPM (Instituto fontes Pereira de Melo). Carta de Miguel Ancoreta Correia sobre a situação do IFPM. Apontamentos para resposta à carta do Dr. Bruno Heck do FKA. contém despachos.
Informa que abandona o CDS e reafirma a necessidade de se procederem a substituições na cúpula da Aliança Democrática.Em anexo, a carta dirigida ao secretário-geral do CDS a solicitar a desvinculação do Partido.Contém despacho.
Mário Gaioso congratula-o pelos trabalhos efetuados. Diogo Freitas do Amaral incentiva-o a não se reformar, definitivamente, da política. Contém despachos.
Envia mensagem de felicitação da vitória da AD remetida pelo Presidente da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi. Contém despachos.
Manifesta disponibilidade em integrar a lista da Aliança Democrática, como independente, pelo círculo eleitoral de Portalegre.
Revela disponibilidade para divulgar o CDS junto das Comunidades Portuguesas no Brasil, Venezuela e Paraguai. Lamenta que os emigrantes não possam votar nas eleições Presidências.
Convida o presidente do CDS, Diogo Freitas do Amaral, para uma conferência de chefes de Partidos-PPE, em Bonn.
Solicita exemplares dos estatutos e programas do CDS, no sentido de poder satisfazer os pedidos dirigidos a várias missões diplomáticas portuguesas.
Informa que a Fundação Konrad-Adenauer decidiu realizar a conferência "Da CEE à União Política Europeia", na segunda metade do ano.
Agradece a disponibilidade em analisar a evolução histórica e a situação atual do CDS, e simultaneamente uma visão geral da evolução do País ao nível social e político desde a revolução de 1974.
Convite para participar na 5ª Conferência sobre Questões de Política Jurídica europeia. Em anexo, o programa e respectivos conferêncistas.
Convite para participar na 5ª Conferência sobre Questões de Política Jurídica europeia. Em anexo, o programa e indicações sobre a organização da conferência.
Justifica aposição da Fundação Konrad-Adenauer acerca do orçamento do IDL-Instituto Amaro da Costa, para o ano de 1990. Solicita dois parlamentares para fazer parte da delegação portuguesa que irá participar no seminário, em Bruxelas, sobre "Política de Protecção do Ambiente na Europa". Em anexo, convite para o seminário "Política de Protecção do Ambiente na Europa", programa e boletim de inscrição.
Informa que as atividades da Fundação Konrad-Adenauer terão um carácter complementar em relação às atividades de formação do IDL-Instituto Amaro da Costa.
Convite e programa do Congresso "Da CEE à União Política Europeia - A União Política Europeia - A Europa dos Cidadãos - Questões de Ordenamento Económico e Social", de 20 a 22 de Outubro, na Póvoa de Varzim.
Felicita o presidente do CDS, Diogo Freitas do Amaral, pela vitória conseguida no IX Congresso do Partido. Informa que a Comissão Administrativa irá propor à direção do Partido a realização do próximo Conselho Nacional, em Braga. Em anexo, o comunicado emitido pela Comissão Administrativa no dia 19 de Abril de 1990 em que revela os seus objetivos, bem como os membros que a compõe.
Convida-o para participar num debate de natureza política que terá por tema as eleições para os órgãos distritais de Lisboa.
A Comissão Política Concelhia de Santo Tirso do CDS reage às acusações veiculadas por um alegado grupo de contestatários, no Comércio do Porto, nomeadamente à afirmação que esta Comissão Política tem feito "um deliberado boicote à estratégia nacional do Partido e do seu líder".Em anexo, enviam os seguintes documentos: - Artigos publicados no Comércio do Porto:"Grupo de Militantes Contesta a Comissão Concelhia: CDS de Santo Tirso vai ter um Verão quente", publicado em 1990/05/22; no verso"Concelhia de Santo Tirso do CDS contra Contestatários: «Estamos em Consonância com os órgãos superiores»",publicado em 1990/06/11. - Texto (CDS de Santo Tirso está de Boa Saúde! A CPC está tranquila e confiante no futuro!) que serviu de apoio à entrevista concedida ao Comércio do Porto.
A Comissão Política Distrital de Viseu do CDS apela à Comissão Diretiva do Partido e em especial ao seu Presidente, no sentido de enviar todos os esforços que possibilitem o aparecimento de uma candidatura representativa da direita e centro-direita.
- Telex do Secretário da Comissão Política Concelhia de Vila Real, José Madureira Júlio, dirigido ao presidente do CDS, Diogo Freitas do Amaral, a felicitá-lo pela vitória obtida no IX Congresso.No verso, contém uma anotação manuscrita. - Telex de Diogo Freitas do Amaral dirigido ao Secretário da Comissão Política Concelhia de Vila Real, José Madureira Júlio, a agradecer as felicitações.
Convida o presidente do CDS, Diogo Freitas do Amaral, a estar presente nas sessões de abertura e encerramento, bem como em todo o decurso dos trabalhos do referido Congresso. Em anexo, Programa do Congresso.
Envia mensagem de felicitação da vitória da AD remetida pelo presidente da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi. Contém despachos.
A UNITA convida Diogo Freitas do Amaral e família a participar nas comemorações do 11 de Novembro, dia de Independência de Angola.
Envia o "Boletim da República: Constituição da República de Moçambique" e a Lei 7/91 da Assembleia da República de Moçambique
A visita a Portugal do Presidente da UNITA, Jonas Savimbi, e a intenção deste em marcar um encontro com Diogo Freitas do Amaral, a fim de expor os pontos de vista da UNITA sobre o momento político na África Austral e em Angola. Diogo Freitas do Amaral aceita o convite.
Considera a visita a Portugal do presidente da UNITA, Jonas Savimbi, um sucesso, pois contribuiu para um melhor conhecimento da situação política em Angola. Elogia a cooperação de Diogo Freitas do Amaral.
Considera que a entrada de Diogo Freitas do Amaral para o governo não só valoriza o elenco governamental, como contribui para o reforço do empenhamento do CDS na Aliança Democrática.
Informa que ainda não decidiu se aceita ou não a voltar a formar governo. Apresenta uma série de pressupostos que devem ser cumpridos para aceitar.
Memorando sobre a fundação de um Partido Popular Europeu através da união dos Democratas-Cristãos europeus. Existe um apontamento manuscrito.
Convocatória para uma reunião. Apresentação da Ordem de Trabalhos. Em anexo: proposta de modificação ao documento de trabalho "O desemprego dos jovens na Comunidade Europeia"; documento de trabalho: relatório "O Desemprego dos jovens na Comunidade Europeia"; declaração sobre o desemprego dos jovens proferida pela Federação dos Partidos Democratas Cristãos da Comunidade Europeia.
Pretende um esclarecimento de uma afirmação publicada no jornal expresso sobre alegadas irregularidades no âmbito da aplicação da Reforma Agrária. Contém resposta de Freitas do Amaral
Manifesta, em nome de todos os elementos da GAMA, o enorme regozijo pelo retorno de Diogo Freitas do Amaral à Presidência do CDS.
Refere o envio de um inquérito relacionado com as eleições legislativas. Contém, ainda, a resposta ao inquérito na qual Diogo Freitas do Amaral justifica a importância das próximas eleições legislativas e apresenta as propostas do CDS. Despacho e carimbo de entrada do CDS.
Submete para a apreciação a Moção de Estratégia Laboral alternativa à apresentada à Comissão Organizadora do VIII Congresso, por alguns membros da FTDC. Em anexo a Moção.
Conjunto de documentos para preparação de uma reunião da PPE. Em anexo: ata da reunião de 14 de novembro, em Dublin; relatório anual corrigido; nota explicativa sobre o projeto de orçamento; relatório do secretário-geral do VIII Congresso do PPE; projectos de resolução reenviados ao Grupo Político pelo Congresso; citação do Presidente da União dos Partidos Socialistas, Guy Spitales, na cimeira de Madrid (10/12/1990); Calendário de reuniões.
Adoção do orçamento de 1991 pelos grupos políticos da UEDC e do PPE. Anexado o projeto de orçamento.
Convite para o colóquio organizado pelo grupo do PPE do Parlamento Europeu, intitulado "O futuro da defesa europeia". Em anexo o programa. Contém despacho.
Convite para uma reunião no Parlamento Europeu e respetiva Ordem de Trabalhos. Em anexo: ata da reunião do Grupo Político do PPE (03/07/91); Carta do Presidente do Partido Popular Espanhol, José Maria Aznar, para o Presidente do PPE, Wilfried Martens, a solicitar a adesão do seu partido como membro de pleno direito ao PPE e declara aceitar o programa político e estatutos aprovados no Congresso de Dublin; Nota das previsões orçamentais do PPE/UEDC para 1991; Ordem de Trabalhos da reunião do Grupo Político do PPE (18/10/91); Calendário de reuniões.
Documentação relativa à Conferência de Líderes da EDU, em Paris: o programa; a agenda; texto "A EDU e o seu papel na segurança europeia"; texto "O bem estar social numa economia de mercado"; texto "Política Ambiental"; Relatório do revisor de contas.
Felicita-o pela sua brilhante intervenção no debate televisivo sobre a Revisão Constitucional.
Manifesta a intenção em ser esclarecido quanto aos fundamentos da declaração do CDS sobre a discriminação que vem sendo alvo por parte da RTP.
Informa do envio do comunicado n.º 1/88 intitulado "A RTP: o enquadramento jornalístico do Congresso do CDS". Este comunicado não se encontra anexado ao documento.
Documentos aprovados pelo Conselho de Comunicação Social: Recomendação n.º 4/88 "O comportamento da Direcção de Informação da RTP-EP perante críticas do presidente do CDS"; Comunicado n.º 4/88 "O CCS à consideração do Provedor de Justifica a possível inconstitucionalidade de disposições legais que enquadram a RDP e RTP nos Açores e Madeira"; Comunicado n.º 5/88 "Queixas do CDS e do PS/Madeira contra os centros regionais da RDP e RTP".
Convite para Diogo Freitas do Amaral estar presente no VII Congresso Ordinário da UNITA. Contém despacho.
Convite para participar na conferência do partido Conservador - Bournemouth. Nota manuscrita de Diogo Freitas do Amaral a questionar Paulo Lawndes Marques se pode participar.
Convida o CDS e o seu Presidente Diogo Freitas do Amaral, a estar presente nas Jornadas de Estudo, organizadas pelo PPE, subordinada ao tema "Política Mediterrânica". Contém despacho.
Contém um comunicado da Democracia-Cristã Internacional sobre o Ruanda a condenar veemente o ataque ao Ruanda feito por grupos armados vindos do Uganda. Apresenta um conjunto de sugestões.