Search results

28 records were found.

Registo das audiências realizadas pelo Juiz de Direito, podendo identificar-se o objeto de litígio. Reportam-se a questões que se prendem com despejo, alienação de bens penhorados, embargos, dívidas, etc.
Constituída por um livro de processos crimes ordinários, no 1º ofício, neste juízo, do escrivão Januário de Sousa Loureiro, organizado em conformidade do art. 51 do decreto de 22 de maio de 1895.
Registo dos diversos processos preparatórios crimes em instrução e julgamento no tribunal, nos termos do disposto na Novíssima Reforma Judiciária publicada no Decreto de 21 de maio de 1841. Consta o nº de ordem; datas; identificação dos queixosos e residência; identificação dos réus e residência; natureza dos crimes; distribuição dos processos.
Registo da distribuição das ações aos escrivães do julgado e cabeça da comarca de Guimarães.
Relação de inventários efetuados em cada ano. Contém o nome do inventariado e inventariante, freguesia, herdeiros e suas idades.
Regista processos relacionados com o recrutamento militar recebidos pelo juízo. Nele consta o nome do mancebo, filiação, morada e a sentença proferida.
Registo das peças principais que constituem os processos de querela, nomeadamente auto de corpo de delito, autos de exame, pronúncia e despacho de pronúncia, auto de perguntas e sentença.
Termos de renúncia da herança, assinados pelo repudiante ou pelo seu procurador, perante o juiz do lugar da abertura da herança, e lavrados pelo escrivão.
Registo dos inventários que entraram no juízo. Dele consta o nome do inventariado e inventariante, domicílio e respetivo andamento do processo.
Registo das denúncias feitas em audiências por zeladores da Câmara ou outros, por transgressões de posturas municipais, ou por outras que originam acções de coimas, nos termos do Decreto de 4 de Novembro de 1873.
Registo de entrada de todos os processos no juízo. Contém informação sobre os autores, os réus, datas, a natureza da causa e o seu andamento.
Registos dos emolumentos contados a favor dos magistrados da comarca pagos pelo cartório, de acordo com o Decreto de 29 de Março de 1890 e Portaria de 10 de Abril de 1890. Contém a natureza do processo; nome do autor; nome do réu; residência; valor dos emolumentos.
Registo dos tutores com responsabilidade legal para zelar pelos direitos dos herdeiros menores ou ausentes, sempre que ocorre a morte de algum dos progenitores. Esta tutela pode ser conferida a alguém por lei ou por testamento. Do registo consta o nome de todos os herdeiros maiores e menores, suas idades, o tutor e outros elementos considerados relevantes.
Registo da distribuição das ações aos escrivães do julgado e cabeça da comarca de Guimarães.
Registo do culpado, o delito e respetiva sentença.
Relação dos processos pertencentes ao cartório. É registado os nomes dos autores, réus, natureza do processo e o número de maço.
Registo de alvarás de emancipação, sobre processos avulsos e sentenças de interdição.
A finalidade destes livros é de registar petições, impugnações, resposta, articulados e sentenças do cartório proferidas no âmbito de ações, que correram no juízo.
Registo das baixas das participações mensais orfanológicas dos Reverendos Párocos, criado por ordem do Meritíssimo juiz José Teixeira de Queiroz Botelho Pimentel e Vasconcelos. Contém os nomes e oragos das freguesias e os meses e descargas nos mesmos.
Registo de entrada e distribuição ao juízo dos processos penais comuns relativos a pequenos delitos a que correspondem as penas de prisão até seis meses, desterro até seis meses, multa até seis meses, suspensão de emprego até dois anos, suspensão de direitos políticos até dois anos, repreensão e censura, em instrução e julgamento, no tribunal, nos termos do disposto na Novíssima Reforma Judiciária publicada na Decreto de 21 de maio de 1841. Registo elaborado ao abrigo do n.º 12 do art. 51 da tabela de emolumentos e salários judiciais do Decreto de 22 de maio de 1895. Contém n.º de ordem; n.º de distribuição dos processos; datas; identificação dos autores e residência; identificação dos réus e residência; provimento dado aos processos.
Documentos passados por funcionários que tem fé pública, nomeadamente os escrivães, no qual se reproduzem peças processuais, como atos e factos que eles conheçam.
Relação dos cidadãos recenseados a ser sorteados para presidirem às assembleias primárias de cada concelho, conforme o disposto nos artº 19 da Lei nº 314 de 1 de junho de 1915 e 51 do Código eleitoral de 3 de julho de 1913.
Relações dos objetos entregues ao senhor contador dos processos crimes, nos termos de decreto n.º 12. 487 de 14 de outubro de 1926.
Registo de processos provenientes da polícia correcional onde é indicado o seu respetivo andamento: Data da autuação; data da citação; data do julgamento, etc.
Registo dos processos que foram remetidos à Comarca de Peso da Régua.
Registo dos termos e autos de juramentos e posse dos diversos empregados e funcionários.
Registo das entradas das participações de infrações e crimes públicos, provenientes da polícia e de outras autoridades. Contém o número de ordem; número de distribuição data da distribuição; identificação dos participantes e dos arguidos e respetivas residências; o andamento do processo.
Registo dos termos de obrigação dos fiadores para pagamento das quantias estipuladas fianças que se concederam aos réus.