Search results

10 records were found.

"Emprazamento, em três vidas, de uams casas, palheiro e um lugar nas Hortas contra a cararpatosa, feito pelo prior de Guimarães D. Diogo Pinheiro, do conselho de el-rei, vigário de Tomar, a Bastião Gonlçalves e mulher Catarina Anes, com o foro de 300 reais, de seis ceitis o real e duas galinhas. Escrito em Guimarães, no Paço do Prior, pelo tabelião Bastião Gonçalves, sendo testemunhas, entre outros, o tabelião João de Neiva, o escudeiro e procurador do número Bastião Gonçalves, Fernando Afonso Leborão, escudeiro, es endo um dos vedores das terras João Anes do Canto, procurador do Prior."
"Renovação do emprazamento, em três vidas, do casal de Paderne, feito por Sebastião Lopes, capelão do Duque e prior de Guimarães. Escrito em Lisboa na rua da Mouraria, onde estava o prior".
"Emprazamento, em três vidas, do casal do Ribeiro, freguesia de Matamá, feito por João Anes do Canto, escudeiro, morador na rua das Mostardeiras, como procurador do Bispo do Funchal e prior de Guimarães D. Diogo de Pinheiro, a Bastião Pires e mulher Catarina Anes. Escrito em Guimarães pelo tabelião João Vieira, sendo uma das testemunhas o tabelião Gonçalo Vaz."
"Emprazamento, em três vidas, do casal de Portelo das Hortas, feito por D. Diogo Pinheiro, bispo do Funchal e prior de Guimarães, representado pelo seu procurador e administrador do priorado João Anes do Canto, escudeiro, em virtude de procuração passada em Lisboa pelo tabelião Domingos Leitão a 12 de amio de 1517, a Belchior Martins, mercador, e mulher Isabel Fernandes, com o foro de 300 reais e duas galinhas ou 30 réis por elas. escrito em Guimarães pelo tabeliãoi Salvador Lopes, escudeiro. No verso um documento ilegível."
"Emprazamento, em três vidas, do casal do Lino, freguesia de Tagilde feito por João Anes do Canto, como procurador e feitor do vigário de Tomár e prior de Guimarães, a João Afonso e mulher Maria Pires, com o foro de 3 alqueires de trigo, 5 de centeio, 5 de milho, 5 almudes de vinho cozido, uma marrã, 2 galinhas e 50 réis. Escrito no mesmo casal pelo tabelião João do Porto."
"Emprazamento, em três vidas, do casal de Penonces, freguesia de S. Mamede de Aldão, feito por Sebastião Lopes, veador da fazenda do Duque de Bragança, prior da igreja de Santa Maria de Guimarães, a Afonso Dias e mulher Maria Lopes, moradores no mesmo casal, cuja a confrontação foi feita a 27 de outubro de 1530 pelo bacharel Gomes Afonso, cónego vigário na igreja de Guimarães, com o foro de 16 alqueires de pão meado, 4 de trigo, uma marã ou 300 rési por ela, 4 galinhas e um carro de palha triga. Escrito em Vila Viçosa pelo tabelião desta vila Brás Fernandes."
"Emprazamento, em três vidas, de metade do campo do Orjal, freguesia de S. Fausto, feito por João Anes do Canto, procurador do Prior de Guimarães a Gonçalo Anes, do Lino. Escrito pelo tabelião João do Porto."
"Emprazamento, em três vidas, de um lugar nas Hortas, feito pelo bacharel Gomes Afonso, dom Prior de Guimarães, a Pero Anes e mulher Catarina Anes, com o foro de 600 réis e duas galinhas. Escrito em Guimarães no paço do prior."
"Sentença proferida por D. Estevão Anes, cónego de Lisboa, vigário-geral do arcebispo de Braga D. Guilherme, homolgando a composição feita entre D. Afonso Vasques, prior de Guimarães, e o chantre e cabido acerca da divisão das rendas entre si,na forma da divisão outrora feita entre o prior D. Diogo Alvares e o mesmo cabido, pelo que respeita a rações, distribuições e aniversários, ficando pertencendo metade ao prior para os encargos da fábrica. Dada em Braga a 30 de maio do ano de 1355, estando presentes, entre outros, D. Estevão Anes, chantre de Braga; Vasco Martins, chantre de Coimbra; Nicolau Domingues, abade do mosteiro beniditense de S. Salvador de Vilar, (Francisco?) Martins, reitor de S. Miguel de Prado; Martim Lourenço, reitor de S. Julião de Parada."