Search results

11 records were found.

Felicita Alfredo Pimenta pelo prémio do Secretariado de Propaganda Nacional para o livro “Novos Estudos Filosóficos e Críticos”. Elogia o trabalho de dois artistas da Missão da Beira que fizeram uma miniatura do avião português. Conta que foi transferido para a Missão da Beira. Envia uma fotografia do avião feito pelos artistas.
Lembra que espera, com ansiedade, um parecer de Alfredo Pimenta sobre o seu trabalho “Meu Portugal Pequenino”. Conta que tem feito a apologia do nacionalismo em sessões solenes. Refere que o seu “No mar azul” ainda não foi publicado e queixa-se das dificuldades de arranjar editores.
Envia um novo trabalho para Alfredo Pimenta apreciar se deve ou não ser publicado.
Envia umas jarras de marfim que oferece a Alfredo Pimenta. Felicita-o pelo seu novo trabalho histórico.
Felicita Alfredo Pimenta pela obra “Elementos da História de Portugal” e refere a necessidade de uma obra semelhante para a escola primária. Comenta a polémica que manteve com Gaspar Simões por causa do Prémio Antero de Quental. Refere a missão em África.
Agradece e exprime a sua satisfação por o livro ter agradado.
Informa que tomou a Sagrada Ordem de Presbítero e que cantou a primeira missa. Envia um santinho como lembrança da sua missa nova.
Pede para analisar o livro de versos e licença para publicar a carta de Alfredo Pimenta como prefácio.
Faz referência à dificuldade de publicar o seu livro “No mar azul”. Pede licença para oferecer o livro a Alfredo Pimenta. Elogia a missão onde está e destaca o momento do içar da bandeira aos domingos.
Dá notícias da sua viagem para África. Refere que o seu livro “A Romaria” se tem vendido bem e indica alguns nomes que lhe têm escrito cartas elogiosas. Faz referência à extinção da Imprensa da Universidade.
Conta que soube, por telegrama, que o seu livro “A Romaria” ganhou o prémio Antero de Quental do Secretariado da Propaganda Nacional. Refere a situação de outros livros seus: “No mar azul, Divina política e Sátiras”.