Search results

61 records were found.

O verso do pergaminho tem inscrito os seguintes documentos: - mandado para que se cumpra a sentença dada pelo duque de Bragança. 18 de Fevereiro de 1453, - carta em que Luis Anes Aldoa se nega a destapar as saídas do Casal do Couto. 5 de Março de 1453, - os juízes ordenam a prisão de Luis Aldoa. 6 de Julho de 1453, - Luis Aldoa compromete-se a destapar as saídas do Casal do Couto e sendo por isso posto em liberdade pagando as custas da sentença. 18 de Julho de 1453. O documento está cosido permitindo estabelecer/garantir uma sequência do suporte. Tem vestígio de selo de chapa.
Tem insertas: - carta de privilégio da D. João II, datada de 12 de Julho de 1487, - carta de confirmação de D. Manuel, datada de 4 de Janeiro de 1497. Apresenta o autógrafo do rei. Tem selo de cera pendente por fita bege, em bolsa de couro.
O rei toma esse compromisso em seu nome e dos seus sucessores. A intitulação apresentada é a seguinte: D. Afonso, pela Graça de Deus, rei de Castela, de Leão, de Portugal, de Toledo, de Galiza, de Sevilha, de Córdova, de Jáen, de Múrcia, dos Algarves d'Aquém e d'Além Mar em África, de Gibraltar, de Algeciras, e Senhor de Biscaia e de Molina. Apresenta o autógrafo do rei. Tem vestígio de selo de chapa.
A carta de mandado foi feita em virtude da apresentação pelo prior da Igreja de Santa Maria de Guimarães de uma queixa dos caseiros, por não serem respeitados os privilégios concedidos por D. João I. Tem selo de cera pendente por trancelim de fios azuis e brancos.
O verso do pergaminho tem inscrito o alvará, datado de 15 de Julho de 1449, notificando a família de Fernão Coutinho a cumprir a sentença de D. Afonso V de 18 de Novembro de 1438, sobre os casais e quinta de Riba de Baixo. Tem selo de cera pendente por trancelim de fios azuis e brancos.