Search results

17 records were found.

Esquisso manuscrito sem identificação.
Carta de emprazamento e renovação de aforamento em vidas de três pessoas feito no casal de Tarrio, em que ficam sendo primeira e segunda vida Maria Teresa e seu marido António José Francisco, da freguesia de São Cristóvão de Abação.
Pública Formada carta de sentença cível para execução do acórdão da Relação do Porto de 20 de Fevereiro de 1808, que confirmou a sentença do Juiz de Fora de Guimarães, dada em 5 de Novembro de 1806, a favor de José Bento Ribeiro e mulher, da casa d’Agra e contra Josefa Maria Duarte e Miguel Mendes, mandando que os Réus fossem conservados nas suas posses, uma das quais, que também foi objecto da acção, era o uso de regar e limar com a água que sair da levada por cinco guarentes, que há na terra dos Réus, designadamente na segunda vistoria.
Cópia da carta de sentença cível para execução do acórdão da Relação do Porto de 20 de Fevereiro de 1808 que confirmou a sentença do Juiz de Fora de Guimarães dada em 5 de Novembro de 1806, a favor de José Bento Ribeiro e mulher, da casa d’Agra e contra Josefa Maria Duarte e Miguel Mendes, mandando que os Réus fossem conservados nas suas posses, uma das quais, que também foi objecto da acção, era o uso de regar e limar com a água que sair da levada por cinco guarentes, que há na terra dos Réus, designadamente na segunda vistoria.
Forma da partilha da água da Levada desde o dia de S. Pedro até o d’Abadia.
Certidão passada por Joaquim de Sousa Dias, ajudante do Conservador do Registo Predial da Comarca de Guimarães de uma escritura de transmissão do foro anual de uma galinha, trinta e oito litros, oitocentos e vinte e seis mililitros, correspondente a dois alqueires da antiga medida de trigo a favor de José Rodrigues Júnior, da freguesia de São Martinho de Candoso. Tem junto uma escritura de Venda de Maria Augusta Rebello Teixeira de Andrade e Castro e suas irmãs a José Rodrigues Júnior.
Carta de sentença cível para execução do acórdão da Relação do Porto, de 20 de Fevereiro de 1808, que confirmou a sentença do Juiz de Fora de Guimarães, dada em 5 de Novembro de 1806, a favor de José Bento Ribeiro e mulher, da casa d’Agra e contra Josefa Maria Duarte e Miguel Mendes, mandando que os Réus fossem conservados nas suas posses, uma das quais, que também foi objecto da acção, era o uso de regar e limar com a água que sair da levada por cinco guarentes, que há na terra dos Réus, designadamente na segunda vistoria.
Sentença que em 20 de Outubro de 1796 deu o Dr. Manuel Marinho Falcão de Castro e Moraes, Juiz de Fora com alçada na Vila de Guimarães, na acção sobre a água da Levada da Foz que Rodrigo Rebelo Peixoto e José de Oliveira Ferreira, e suas mulheres, possuidores das quintas do Assento e Cardote, intentaram contra José Fernandes de Oliveira da freguesia de S.Torcato. Por esta sentença foi julgado pertencer aos autores as águas da Veiga de Freitas e aos Réus as que nascem nas suas propriedades ou descem da fonte e poça da Paspalhosa, e foi mandado que se dividissem as águas dos Autores das dos Réus por se juntarem no mesmo ribeiro.
Planta da Levada de Talhamoço e Poça da Foz e sua continuação até à quinta de Pouseiras, com suas respectivas confrontações.
Escritura exarada na nota do Tabelião João Dias Vieira, em 17 de Outubro de 1723, a respeito de umas cancelas com que os outorgantes atravessaram a levada de Talhamoço que vem de Gonça para o Mosteiro.
Croquis da Levada de Talhamoço e Poça da Foz, e sua continuação até à quinta de Poveiras, com suas respetivas confrontações. 1 croqui, 16/05/1906 assinado por António Joaquim de Abreu
Certidão dos itens da Veiga do Outeiro e da leira de João de Basto, extraída da Carta de emprazamento de Panóias e Gracia, de Aldeia de Cima, passado pelo reguengo em 2 de Junho de 1772 a Custódio Fernandes da Silva e mulher.
Certidão de várias peças de diferentes sentenças a respeito da água da levada de Talhamoço ou do Mosteiro, dadas entre 1671 e 1709.
Sentença Cível dada e passada em 30 de Abril de 1732 a favor de Bento da Costa Guimarães e mulher, de Agra de Cima e Agra de Baixo, e contra José Duarte do Valle e mulher, de Pouzada, sobre a água e levada da poça do Rio, para cumprimento da de 18 de Fevereiro de 1727.
Sentença de 5 de Novembro de 1806 assinada pelo Doutor António de Barros Figueiredo Cardoso.
Relação da divisão das águas da Foz de Gonça, contém um cartão de João da Rocha dos Santos.