Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identificação
Nível de descrição
Série
Código de referência
PT/AMAP/COL/PD/003
Título
António Lino
Tipo de título
Atribuído
Entidade detentora
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Data inicial
1941
Data final
1972
Dimensão e suporte
13 serigrafias (270 x 200 mm); papel
Contexto
História administrativa/biográfica/familiar
António-Lino da Viegas Ferreira Pedras nasceu em Guimarães em 1914. Terminou o curso superior na Escola de Belas-Artes do Porto, com 19 valores, em 1945. Estudou tapeçaria, fresco, vitral e mosaico em França, Espanha, Alemanha e Itália. Foi sócio fundador do movimento de renovação da Arte Religiosa e bolseiro do Estado Italiano através do Instituto de Alta Cultura de Portugal.Distinguiu-se acima de tudo no mosaico e no vitral, sendo notáveis os vitrais que executou nos Paços dos Duques, em Guimarães. Também na tapeçaria deixou excelentes trabalhos entre os quais uma alegoria de Lisboa, propriedade da Câmara Municipal. Tem obra em vitral em igrejas, Palácios da Justiça, Câmaras Municipais, Palácios Nacionais e casas particulares em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na grande Basílica de Nazareth, em Israel, e na Basílica de Damasco, na Síria. Foi discípulo dos mestres Teixeira Lopes, Acácio Lino e Dórdio Gomes.Faleceu em Lisboa, em 1996.
História custodial e arquivística
As serigrafias da autoria de António-Lino foram transferidas para o Arquivo em 31/05/2011, através da Guia de Transferência 6/2011 da Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Guimarães.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência.
Conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contém imagens alusivas a Guimarães, a Coimbra, a Vila Viçosa, a diversas individualidades e um auto-retrato.
Acesso e utilização
Condições de acesso
Acessível através de cópia digital
Condições de reprodução
1. Todos os documentos estão protegidos por direitos de autor.2. Sem prejuízo das exceções permitidas por lei, a reprodução, alteração, distribuição, comercialização ou difusão da totalidade, ou de parte, dos documentos é expressamente proibida, salvo o consentimento prévio por escrito do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.3. Quando obtida tal autorização, e no uso das faculdades por ela concedidas, o Utilizador reconhece a eventualidade de existência de direitos de imagem por parte de pessoas retratadas ou referenciadas nos documentos, bem como direitos de autor, ou outros, eventualmente existentes sobre obras nelas reproduzidas, sendo o exclusivo responsável por qualquer litígio que venha a surgir em consequência da utilização que fizer desses documentos. 4. Arquivo Municipal Alfredo Pimenta não se responsabiliza por quaisquer danos resultantes da utilização não autorizada dos conteúdos da presente coleção.
Comments
