Search results

39 records were found.

Comunica as notas obtidas no 2.º ano da Faculdade. Refere que deixou o exame de Zoologia para outubro, por estar muito cansada.
Comunica que obteve dezassete valores no exame de Zoologia e que mantém a média de dezoito valores.
Informa que está na Faculdade de Ciências, no curso de Ciências Biológicas. Afirma que mantém o seu interesse pela História e pelos artigos históricos de Alfredo Pimenta, n’ “A Voz”.
Felicita Alfredo Pimenta pela atribuição do Prémio Literário Alexandre Herculano à obra “Subsídios para a História de Portugal”. Identifica-se como uma antiga aluna do Liceu Maria Amália a quem Alfredo Pimenta ofereceu “Elementos da História de Portugal”, em 1936.
Indica os temas do exame de História. Faz referência ao seu futuro, concorda que o lugar da mulher é no lar, mas que as necessidades e as dificuldades de vida obrigam a seguir uma carreira.
Informa Alfredo Pimenta dos resultados obtidos no exame de 6.º ano do Liceu.
Agradece os votos de felicidades e os elogios de Alfredo Pimenta aos resultados obtidos nos estudos. Justifica a razão por que não indicou o endereço no cartão que enviou a Alfredo Pimenta e pede desculpa. Faz depender o seu destino nos estudos do resultado que vier a obter nos 6.º e 7.º anos do Liceu.
Informa que gostava de visitar Alfredo Pimenta para lhe contar o que tem feito. Pede para indicar quando a pode receber.
Informa que concluiu a licenciatura com dezassete valores. Refere as suas possibilidades de colocação futura. Deseja boas festas.
Pede a interferência de Alfredo Pimenta junto do ministro em benefício da sua nomeação. Expressa a sua preocupação.
Revela a Alfredo Pimenta que o ministro está com dúvidas na sua nomeação para o lugar de naturalista, pela eventualidade de ser um lugar de chefia e por ele não pretender senhoras em cargos de chefia. Assegura que não se trata de cargo de direção ou de chefia e pede a Alfredo Pimenta para fazer com que o ministro saiba disso. Contém um P.S referindo a confirmação obtida pelo Dr. Seabra que o lugar em questão não é de chefia.
Dá informação sobre um processo à espera do despacho do ministro das Colónias. Conta que esteve no Museu Zoológico de Coimbra a fazer um estudo para publicação.
Relata o que se passa na Junta de Investigações Coloniais. Refere a falta de trabalho, o desinteresse, os interesses, os protegidos. Faz acusações e critica o diretor. Aponta as dificuldades que sente. Contém uma anotação de Alfredo Pimenta, indicando a carta como confidencial.
Deseja boas festas. Envia uma fotografia do Museu Dr. Álvaro de Castro, onde trabalha. Faz referência ao clima e descreve a coleção que está a organizar. Conta que teve de dar umas informações ao Dr. Frade e que o fez com correção, mas dando o mínimo de elementos. Anuncia a intenção de ir estagiar dois anos para um museu da Africa do Sul. Contém a fotografia, com votos de boas festas no verso.
Relata, com muito pormenor, a sua vida em Moçambique. Indica os projectos em que tem trabalhado, descreve as saídas para o mato e a paisagem. Anuncia os planos futuros de um estágio na Africa do Sul. Refere a situação do marido e a hipótese de ele ir fazer o doutoramento. Destaca a interação científica que existe com a vizinhança.
Dá notícias da sua vida em Lourenço Marques. Destaca a beleza da cidade e descreve a casa que lhes arranjaram. Elogia o museu e refere a boa vontade de todos no trabalho. Indica os trabalhos a que se tem dedicado.
Dá notícias sobre a viagem a bordo do paquete Império, com destino a Lourenço Marques.
Pede a Alfredo Pimenta que indique o dia e a hora em que os pode receber para apresentarem os cumprimentos de despedida antes de embarcarem.
Participa que o ministro autorizou a sua nomeação para o lugar de naturalista. Anuncia que pretende ir, juntamente com o marido, agradecer pessoalmente a Alfredo Pimenta.
Comunica os resultados finais dos seus exames ao concluir o 1.º ano da Faculdade.
Pede licença para ir visitar Alfredo Pimenta. Agradece a oferta prometida dos livros “D. João III e Subsídios para a História de Portugal”.
Queixa-se de uma injustiça por favorecerem um colega seu, enviando-o numa missão. Refere as diferenças nos vencimentos e as vantagens que ele vai ter. Considera tratar-se de uma compensação e critica as qualidades científicas e técnicas do colega. Acusa o Dr. Frade de se querer vingar dela.
Deseja uma Páscoa feliz. Informa que já leu o livro “D. João III” e que os outros dois lerá nas férias grandes.
Pede a Alfredo Pimenta que assine uma das fitas da sua pasta de finalista do curso de Ciência Biológicas. Combina a hora para visitar Alfredo Pimenta.
Relata a Alfredo Pimenta o que se passou relativamente à renovação dos subsídios do pessoal. Informa que guardará para melhor oportunidade a carta de Alfredo Pimenta para o ministro. Dá informações sobre o caso da nomeação do Dr. Frade. Revela o que se passa no serviço, a falta de orientação e de interesse pelo trabalho, o absentismo, os atrasos, a conversa e as folhas assinadas em dias que não compareceram.
Comunica que concluiu o exame de 7.º ano do Liceu com classificação de dezasseis valores.
Apresenta-se como uma aluna pobre do 4.º ano do Liceu Maria Amália e pede a Alfredo Pimenta a oferta de um exemplar da “História de Portugal”, da sua autoria.