Search results

6 records were found.

Informa que devolverá as cartas aos signatários, de acordo com as indicações de Alfredo Pimenta. Menospreza a atitude da censura em relação ao seu livro.
Relata o insucesso da sua viagem à Alemanha. Relata as iniciativas que tomou em relação à questão da entrega dos livros à legação da Alemanha. Sugere que seja Alfredo Pimenta a oferecer os livros, em nome de um grupo de intelectuais portugueses, ao ministro da Alemanha. Participa que o seu livro de novelas foi proibido pela censura.
Declara que não é católico e tece comentários sobre a atitude tomada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa em relação a Alfredo Pimenta. Questão do Cardeal Patriarca de Lisboa - Em 30 de julho de 1943 o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, envia a todas as freguesias da sua diocese uma Carta Episcopal em que denuncia Alfredo Pimenta como escritor perigoso, por causa do artigo "Contra ou a favor do Comunismo", publicado na Esfera, ano III, nº 50, de 5 de julho de 1943, em que desmentia a solene afirmação do Papa sobre a existência da perseguição religiosa na Alemanha. Esta nota foi lida em todas as missas.
Tece comentários críticos sobre o embaixador do Brasil a propósito das suas afirmações durante a visita a Portugal. Queixa-se da demora das autoridades alemãs em darem-lhe o visto. Esclarece o procedimento a adotar para o envio dos livros para Berlim. Pede a Alfredo Pimenta para escrever umas linhas de apreciação sobre o seu livro.