Search results

10 records were found.

José Maria Mendes Ribeiro Teixeira (1947-1989), pintor “naif”, conhecido por “Teixeira Caçoila”, tinha como objeto principal das suas obras a cidade de Guimarães. Executou, entre outros temas, uma coleção de quadros alusivos aos moinhos do rio Selho. Foi obreiro dedicado da “Marcha Gualteriana”, de que viria a ser Presidente da sua Associação Recreativa, tendo granjeado enorme popularidade após ter executado vários cartazes alusivos às festas da cidade de Guimarães, as Gualterianas.
O desenho devia fazer parte de um requerimento apresentado por Cristóvão Francisco Barroso para edificação de casas junto à muralha. Aprovado pela Câmara.
Desenhos concebidos no âmbito de exposições realizadas pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
António-Lino da Viegas Ferreira Pedras nasceu em Guimarães em 1914. Terminou o curso superior na Escola de Belas-Artes do Porto, com 19 valores, em 1945. Estudou tapeçaria, fresco, vitral e mosaico em França, Espanha, Alemanha e Itália. Foi sócio fundador do movimento de renovação da Arte Religiosa e bolseiro do Estado Italiano através do Instituto de Alta Cultura de Portugal. Distinguiu-se acima de tudo no mosaico e no vitral, sendo notáveis os vitrais que executou nos Paços dos Duques, em Guimarães. Também na tapeçaria deixou excelentes trabalhos entre os quais uma alegoria de Lisboa, propriedade da Câmara Municipal. Tem obra em vitral em igrejas, Palácios da Justiça, Câmaras Municipais, Palácios Nacionais e casas particulares em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na grande Basílica de Nazareth, em Israel, e na Basílica de Damasco, na Síria. Foi discípulo dos mestres Teixeira Lopes, Acácio Lino e Dórdio Gomes. Faleceu em Lisboa, em 1996.
O desenho devia fazer parte de um requerimento apresentado por Cristóvão Francisco Barroso para edificação de casas junto à muralha. Aprovado pela Câmara.