Search results

3,047 records were found.

Pede para confirmar se recebeu o livro que lhe enviou. Contém dois recibos do vale internacional.
Fala da exposição de Olisena Guimarães, da publicação na "Brotéria" da crítica a um romance, do padre de S. Mamede de Aldão, do António de Freitas e da [instalação] do Arquivo de Guimarães na Casa do Carmo.
O boato sobre o encerramento do Arquivo [Municipal de Guimarães].
Participa que espera ir visitá-lo no dia seguinte e que lhe leva o "Diário do Minho".
Comunica que envia a certidão e pede a sua devolução com urgência.
Informa sobre o Tombo antigo de Tolões e S. Gens. Declara que remete o Livro das Vereações mais antigo do Arquivo. Presta esclarecimentos sobre a "História Genealógica" e o Te Deum. Afirma que o discurso de Alfredo Pimenta podia estar mais destacado no "Correio do Minho".
Informa sobre umas obras de construção. Declara que envia um artigo que pensou que fosse para publicação no Boletim [de Trabalhos Históricos] e que já tem o material para o n. 4.
Trata das provas tipográficas da História do Arcebispado de Braga.
Declara que vai marcar a hora nos convites que Alfredo Pimenta indica e que vai tratar dos bilhetes no Jordão. Pede que envie a edição sobre a mulher do Infante Dom Pedro. Tece comentários elogiosos à "Cultura" de Alfredo Pimenta. Refere-se a um assunto relacionado com a venda do vinho. Pergunta se fica aborrecido se a Câmara decidir colocar um microfone no teatro e um alto-falante no Toural.
Reporta-se à conferência de Alfredo Pimenta sobre Olivença. Declara que depois de consultar o Alfredo Guimarães sobre o quadro de Santa Verónica lhe dará a resposta. Afirma que se tem trabalho para publicar no Boletim [Trabalhos Históricos] que pode mandar. Tece comentários críticos, provavelmente sobre um artigo alusivo à "Action Française".
Comunica que ignora que o Agostinho de Campos tenha escrito alguma coisa no "Comércio do Porto" sobre Paço d' Arcos. Informa sobre o subsídio da Câmara [para o Arquivo]. Tece comentários críticos ao Pinto da Silva. Declara que a "Cultura" de Alfredo Pimenta arrasa uns Rodrigues.
Faz referência às petições que junto envia e ao deferimento do ofício de Alfredo Pimenta sobre a verba para o expediente do Arquivo.
Marca uma visita. Declara que vai catalogar os livros notariais.
Refere-se à conferência de Alfredo Pimenta em Braga.
Declara que o pedido dirigido ao presidente da Câmara foi deferido. Pede que lhe dê ordens e pergunta se o caso se relaciona com o artigo de Vaz Pinto. Aconselha-o a vender o vinho no verão ou no S. Miguel. Pede para não se esquecer da queixa do Hilário Dias.
Participa que envia a certidão para assinar e rubricar e a "Revista de Guimarães". Informa que, qualquer dia, enviará as provas do artigo do corregedor Hilário Dias para o "Boletim".
Comunica que envia um documento que por ser em latim é de difícil leitura. Tece comentários elogiosos acerca de um artigo de Alfredo Pimenta dedicado a [Bettencourt] Rodrigues.
Fala sobre a guia que envia. Pergunta se a Censura fez cortes no "Boletim". Pede para não se esquecer do pergaminho.
Participa que envia os pergaminhos para traduzir e publicar no Boletim de Trabalhos Históricos. Tece comentários críticos ao volume XII, n.ºs 47 e 48 Anais das Bibliotecas e Arquivos a propósito do ofício de Alfredo Pimenta de 1936 sobre o Arquivo de Braga e sobre a Câmara. Pergunta se apresentou alguma proposta à Academia Portuguesa da História sobre as comemorações do duplo centenário.
Relata a conversa com o caseiro de Alfredo Pimenta acerca da venda de uma terra e expressa a sua opinião sobre o assunto. Participa que envia as guias para assinar e devolver. Pergunta se o protesto de Alfredo Pimenta sobre o imposto profissional desagradou ao Presidente do Conselho e deseja que tal não tenha acontecido. Pede notícias sobre os Prémios Literários.
Manifesta satisfação com as melhoras da Maria Gracinda. Dá notícias sobre a saúde do seu genro. Tece comentários elogiosos ao artigo de Alfredo Pimenta publicado no jornal "Voz".
Declara que está a recolher informação sobre os religiosos e religiosas do século XVII para dar continuidade à sua publicação no Boletim [de Trabalhos Históricos]. Fala do filho do Joaquim de Macedo. Faz um pedido sobre um processo de habilitação de depósito.
Pede para remeter o artigo e a transcrição dos 3 pergaminhos dos Sapateiros a fim de enviar à tipografia. Informa que o A. L. de Carvalho e família estão perto de Lisboa em viajem de recreio. Tece comentários críticos ao artigo sobre os Centenários. Fala do Jordão.
Trata do seu artigo e da sua carta sobre Alfredo Pimenta para o Antonino. Tece comentários críticos à Câmara. Fala sobre a "Tribuna" e o Manuel de Araújo.
Pedido de recomendação sobre serviço militar. Comenta as notícias sobre a absolvição do Jordão.
Trata duns folhetos de propaganda alemã e do opúsculo de Alfredo Pimenta contra o comunismo. Informa que está ordenar o coleção epistolar de Alfredo Pimenta. Comenta as notícias sobre a Segunda Guerra Mundial.
Fala sobre as correções das provas tipográficas do livro dos Roubos. Tece comentários críticos a um artigo do Gomes, publicado no D[iário] de Notícias.
Pergunta se recebeu as chaves do Arquivo e o livro do Preto. Pede que opine sobre o livro. Solicita que acuse a receção desta carta para saber se ao domingo há tiragem do correio. Descreve a casa onde está alojado.
Acusa a receção do proémio para o "Livro dos Roubos" e informa que, no dia seguinte, seguirá para Famalicão com as recomendações de Alfredo Pimenta. Pergunta se o seu pedido está a ser tratado.
Participa que envia as certidões. Declara que tem a semana toda tomada com este serviço. Tece comentários sobre os artigos de Alberto Menezes acerca de Guimarães, publicados no "Correio do Minho".
Informa sobre a requisição de praças do Comandante do Posto da Guarda. Refere-se à detenção do Jordão. Pergunta se Alfredo Pimenta alude ao Dantas no seu artigo da "Voz" e se está zangado com ele. Declara que o Alfredo Guimarães pede desculpas por não ter agradecido a Alfredo Pimenta a sua votação e deferimento do pedido. Tece comentários sobre o arquivo judicial.
Felicita Alfredo Pimenta pelo seu livro "D. João III" e comunica que o vai homenagear.
Participa que o Antonino só pode mandar 5 exemplares do [jornal] que envia junto com a prova da Censura de Braga. Tece comentários elogiosos à "Cultura" e à "Tribuna Livre" sobre a Revolução Francesa, da autoria de Alfredo Pimenta. Declara que acertou no motivo da saída do J. Ameal. Pergunta qual a causa da saída de uma outra pessoa.
Participa que vai explicar ao caseiro a mensagem de Alfredo Pimenta. Declara que devolve a carta de Sá Tinoco e que envia ada Inspeção para elaborar a resposta. Tece comentários críticos ao Cunha Coutinho. Pergunta quando se manda o relatório à Instrução das B[liotecas] e Arquivos. Contém a carta de Sá Tinoco sobre a troca de armas.
Pede esclarecimentos em relação aos procedimentos para a emissão de certidões. Alude a uma comunicação sobre "Lusíadas".
Presta informações sobre os transportes entre o Porto e Guimarães. Agradece a oferta dos exemplares da conferência "A Igreja e os regimes políticos" de Alfredo Pimenta e pergunta onde vai ser realizada. Tece comentários críticos à crónica assinada por Pax, publicada no jornal "Voz".
Expõe a sua preocupação com as notícias sobre a Segunda Guerra Mundial.
Dá sugestões sobre as obras na casa da Madre de Deus. Tece comentários críticos a um artigo da "Acção Católica". Fala da organização das cartas que Alfredo Pimenta recebeu. Comenta as notícias sobre Singapura.
Presta informações sobre o reitor do Seminário da Costa. Pergunta se quer que mande um motorista de praça ir buscá-los à camioneta para levar à Madre de Deus e se quer que requisite duas praças para a noite de 5 de julho. C omenta as notícias sobre Tobruque. Tece comentários críticos ao padre Costa a propósito da supressão do "de".
Pedido sobre a quinta do Pombal. Refere-se à organização das cartas que Alfredo Pimenta recebeu. Tece comentários críticos a alguns oradores no recital da Tuna de Coimbra.
Refere-se à contratação de um contínuo e à poesia "Tarde de Chuva" de Alfredo Pimenta. Sugere que ofereça um exemplar do "Eu e as Novidades" ao João Rocha. Informa sobre a nova direção da Sociedade [Martins Sarmento].
Tece comentários críticos ao artigo de Arulando Cortezão sobre o Zweig e à carta do Gonçalo Victor de Santa Rita dirigida a Jorge Jardim, publicados na "Seara Nova". Fala das obras na casa da Madre de Deus. Pede desculpas pela falha na leitura de um documento. Refere-se ao orçamento do Arquivo. Informa sobre o preço do serviço dos taxistas.
Refere-se ao convite que lhe foi dirigido para pertencer à Comissão Monárquica de Guimarães, Alude ao livro do Rogério de Azevedo sobre os Paços dos Duques. Aconselha a ler os artigos de Jacques Sorbets sobre a segunda Guerra Mundial e o de Jacques Lesdain acerca do comunismo e do hitlerismo, publicados na "Ilustration". Agradece a oferta do documentário acerca da guerra no Atlântico. Declara que o informará de tudo o que apurar junto do Manuel do Conde e do empregado do dono das camionetas.
Pede para o esclarecer sobre o comunicado de S[alazar] ao país. Comenta as notícias sobre a Segunda Guerra Mundial. Declara que já não precisa do 2º volume da Hist[ória] da Igreja do Fortunato. Solicita, para o seu recomendado, a receita que o Eduardo Coelho receitou ao Alfredo Manuel para seu problema de estômago. Afirma que vai estar um carro à chegada de Alfredo Pimenta para os levar a casa e que sobre a Guarda concorda com Alfredo Pimenta.
Informa quem é o padre de Braga que escreveu na "Ação Católica". Participa que o S[alazar] vai falar ao país. Comenta as notícias sobre a Segunda Guerra Mundial. Refere-se à produção de vinho. Declara que o João Rocha lhe telefonou a informar que o subsídio para o estudo de Alfredo Pimenta tinha sido concedido.
Participa que envia o vol. I dos Anais que pertence à Sociedade [Martins Sarmento] e pede a sua devolução. Declara que remete a cópia de um artigo de crítica aos Padres das Novidades e ao filósofo católico Maritian.
Trata da "Vimaranis [Monumenta Historica"], da leitura do documento que Lopes de Faria ofereceu e do exercício das suas funções no Arquivo Municipal.
Pede a direção da livraria Coelho. Declara que os livros do Arquivo e as estantes já se encontram na Casa Sarmento e que ignora quem irá colocar os livros nas estantes. Tece considerações sobre os artigos de Alfredo Pimenta publicados no Jornal "A Voz".
Trata de assuntos relacionados com a produção de vinho na Casa da Madre de Deus e do elogio de Leite Castro ao seu trabalho dos Índices.
Trata de assuntos do quotidiano da casa da Madre de Deus. Declara que envia a guia referente aos livros. Pergunta se é Buletas ou Boletas.
Declara que os trabalhos de impressão da "Vimaranis [Monumenta Historica"], estão a correr bem. Conta o seu sonho com o Arquivo. Pergunta se haverá alguém que transcreva um manuscrito com contratos celebrados no julgado de Refojos de Vila de Ave em 1458, oferecido por João Lopes de Faria. Conta que o A. Braga o informou, particularmente, que pode começar a trabalhar no Arquivo, mas só será oficial quando o diretor do Arquivo e o Presidente da Sociedade Martins Sarmento se entenderem.
Informa que envia a guia de pagamento para assinar e devolver e que respondeu à última carta de Alfredo Pimenta.
Reporta-se à sua vida profissional e ao cumprimento do decreto de criação do Arquivo de Guimarães.
Informa sobre as pesquisas que Alfredo Pimenta lhe pediu. Refere-se ao artigo de Alfredo Pimenta que entregou no "Comércio de Guimarães". Declara que lhe prometeram na Sociedade Martins Sarmento orçamentar uma verba para o pagamento do seu trabalho e que não são capazes de o nomearem bibliotecário. Alude à sua situação financeira.
Tece comentários elogiosos aos artigos do dr. Calisto e José Maria Rodrigues publicados em 1883. Alude a uns livros da Sociedade Martins Sarmento. Confessa-se muito apreensivo com o silêncio à volta do decreto de nomeação de Alfredo Pimenta.
Trata da regularização dos funcionários do Arquivo Municipal de Guimarães.
Declara que fica contente se Alfredo Pimenta voltar a publicar na imprensa os seus trabalhos. Refere-se ao Correia da Costa. Comenta a política nacional. Informa sobre as conferências que o Hernâni Cidade vai proferir sobre Oliveira Martins.
Refere-se à verba que a Câmara disponibilizou para a instalação do Arquivo e ás comemorações do 9 de março.
Faz referência à publicação do seu trabalho dos Índices. Pede um empréstimo.
Refere-se á construção de uma ramada. Participa que vai enviar o exemplar do Correio de Guimarães que traz a notícia sobre Alfredo Pimenta. Informa-o sobre o "Notícias de Guimarães". Faz referência à incorporação do Arquivo da Colegiada na Casa Sarmento, ao seu horário de trabalho, ao padre Costa e à publicação do decreto de criação do Arquivo num jornal local.
Declara que o telegrama e a carta de Alfredo Pimenta o tranquilizou. Fala a assuntos relacionados com a produção agrícola.
Refere-se ao Decreto sobre vinho. Fala sobre um empréstimo monetário. Tece comentários elogiosos à cultura de Alfredo Pimenta sobre História da C. de Jesus. Relata a conversa com o Vilela acerca da restauração da Sé de Lisboa.
Informa sobre um a fotografia. Tece comentários ao decreto sobre vinhos de pasto. Refere-se à publicação do decreto de nomeação de Alfredo Pimenta e ao de pedido de caseiro do Carregal.
Informa acerca de um funeral e pede que publique um artigo na "Tribuna Livre" de "A Voz" sobre esse assunto.
Faz referência à entrevista que A. L. de Carvalho para publicar no jornal "Pro Vimaranes" sobre o trabalho que desenvolve na Sociedade Martins Sarmento.
Refere-se à autorização do Eduardo para ir trabalhar para a Casa do Carmo. Relata a conversa com o Mário Cardoso sobre o decreto de criação e o de nomeação do diretor do Arquivo. Reporta-se à publicação do seu trabalho dos índices da ["Revista de Guimarães"].
Comenta a atitude da Sociedade Martins Sarmento em relação ao Arquivo de Guimarães. Tece comentários críticos ao "Correio do Minho". Refere-se à política europeia, nomeadamente à Alemanha. Crítica um colega de trabalho
Refere-se à remuneração do seu trabalho quando for para o Arquivo.
Tece comentários críticos ao jornal "Correio do Minho" e elogiosos aos jornais "Diário da Manhã" e "Acção". Explica porque ofereceu a monografia de Guimarães ao Carlos de Almada e Menezes.
Relata a conversa com Eduardo [de Almeida] sobre o seu salário. Refere-se a Gil Vicente. Manifesta o seu desacordo com a baixo do preço do milho e do vinho.
Tece considerações sobre os acontecimentos políticos nacionais.
Deseja que a cópia do ofício, que o João Rocha lhe disse que já tinha seguido para Lisboa, já esteja em poder de Alfredo Pimenta. Tece comentários críticos sobre um artigo. Pergunta se recebeu o cartão do A. L.
Refere-se essencialmente ao trabalho agrícola na Casa da Madre de Deus. Participa que envia uma certidão.
Pede a direção de Lourenço Cayola. Refere-se à vaga do lugar de correspondente do D[iário de N[otícias]. Tece comentários críticos ao Paulo Freire.
Pede para assinar e devolver os documentos que envia com urgência.
Faz referência ao salário que aufere e a Gil Vicente.
Dá-lhe os parabéns pela sua nomeação. Alude ao "D[iário] de Notícia".
Refere-se ao artigo que vai escrever sobre Gil Vicente e ao seu projeto de elaboração dos índices da "Revista de Guimarães". Tece comentários ao artigo de Alfredo Pimenta dirigido a Queirós Veloso e à resposta deste.
Reporta-se ao traço do caminho-de-ferro. Tece comentários críticos a algumas pessoas da direção da Sociedade Martins Sarmento. Refere-se ao seu trabalho na referida Sociedade.
Refere-se à venda do vinho. Pede para o informar sobre o índice de autores.
Tece comentários elogiosos ao artigo de Alfredo Pimenta em reposta ao Brito Camacho. Informa-o sobre o curso do trabalho dos índices.
Informa sobre a vendo do vinho e sobre a sua saúde. Faz Referência ao epigrafista alemão.
Manifesta a sua indignação com a inércia da direção Sociedade Martins Sarmento na resolução dos casos relativos ao Arquivo, à nomeação do bibliotecário e às comemorações do centenário do nascimento de Sarmento. Refere-se às alterações que fez no artigo de Alfredo Pimenta e à proposta de compra de uma casa a Alfredo Pimenta
Refere-se a questões relacionadas com a sua atividade profissional.
Refere-se à carta de Alfredo Pimenta para o Eduardo e à conversa com o Braga sobre uns livros. Alude ao trabalho que está a desenvolver no Arquivo. Tece comentários sobre o Eduardo e sobre o convite ao Mário Cardoso para assumir a direção da Sociedade Martins Sarmento.
Refere-se ao jornal "D[iário] de N[otícias"] e às férias de Alfredo Pimenta em Guimarães.
Refere-se ao Trindade Coelho. Esclarece sobre umas letras bancárias. Tece comentários críticos ao do capitão Pina. Comenta o artigo da revista espanhola "La Esfera" intitulado: "Los papas madrilenos".
Tece comentários críticos ao projeto de comemoração do centenário de nascimento Francisco Martins Sarmento da Sociedade Martins Sarmento. Presta informações sobre uns livros.
Tece comentários elogiosos à resposta de Alfredo Pimenta ao inquérito do D[iário] de Noticias. Refere-se a uma questão de natureza financeira. Pergunta se Alfredo Pimenta já pensou em seguir a carreira de professor universitário.
Refere-se ao seu trabalho dos índices da "Revista de Guimarães".
Tece comentários críticos a Eduardo de [Almeida] e a um seu colega de trabalho.
Refere-se à presença de roedores nas instalações do Arquivo de Guimarães, à inventariação da documentação da Colegiada, ao empréstimo que a Câmara de Guimarães foi autorizada a contrair e à nomeação de Alfredo Pimenta para o cargo de diretor do Arquivo de Guimarães.
Refere-se ao seu trabalho de inventariação dos documentos do Arquivo. Pergunta se leu o artigo do "Notícias de Guimarães" sobre o centenário de Martins Sarmento, de Alfredo Guimarães. Pede para diligenciar no sentido de ser remunerado pelo seu trabalho desenvolvido no Arquivo. Reporta-se ao livro de Alfredo Pimenta "Vínculos Portugueses".