Search results

28 records were found.

Responde à mágoa manifestada por Alfredo Pimenta ao considerar que não o citou. Faz referência à polémica entre Alfredo Pimenta e Câmara Reis e transcreve a opinião deste em relação a Alfredo Pimenta. Desvaloriza a questão.
Envia uma carta escrita anteriormente e não enviada por esquecimento. Manifesta a sua estranheza por não haver reações à carta aberta que enviou para o “Diário de Lisboa”. Faz referência ao capítulo de Álvaro Pimpão, no “Bazar”, dedicado a Alfredo Pimenta. Contém uma carta de 23 de abril fazendo várias perguntas sobre a publicação do manuscrito de Munich.
Manifesta a sua estranheza pelo artigo de Alfredo Pimenta relativo à reedição da "Crónica da Guiné". Chama a atenção para a carta aberta que enviou para o "Diário de Lisboa" sobre o assunto.
Esclarece um equívoco relacionado com os manuscritos de Munich e de Vasco Fernandes.
Pergunta se Alfredo Pimenta já fez referência aos trabalhos de A. Magnaghi sobre Vespúcio. Indica um artigo de Alfredo Pimenta sobre o assunto. Pergunta se conhece a crítica de Magnaghi ao artigo de Duarte Leite nos “Descobridores do Brasil”.
Pergunta qual é a livraria onde está à venda o livro História da civilização, de Oliveira Lima, e qual é o preço. Sugere o livro “Les temps modernes”, de A. Mallet, a propósito da referência feita na crítica de Alfredo Pimenta ao orçamento francês no tempo do Cardeal Fleury.
Critica Alfredo Pimenta pelo artigo que este escreveu contra Sebastião José da Costa. Analisa todo o procedimento de Alfredo Pimenta e critica a forma como atacou Sebastião da Costa.
Agradece a oferta dos opúsculos. Esclarece o equívoco sobre o livro acerca do conceito de cultura e indica que se trata de uma dissertação de licenciatura de Alberto Pimenta. Anuncia a sua última publicação e promete enviar separatas.
Pede a Alfredo Pimenta que o esclareça sobre o que publicou acerca do conceito de cultura, passando em revista a moderna filosofia germânica. Pergunta onde poderá encontrar a publicação sobre António Sardinha.
Dá notícias sobre os efeitos do tornado ou tromba marítima que afetou o Algarve.
Lamenta o estado de espírito de Alfredo Pimenta e o desânimo que exprimiu. Esclarece o lapso que ocorreu com a omissão do nome de Alfredo Pimenta.
Aconselha Alfredo Pimenta a reeditar os livros esgotados. Considera que seria uma forma de equilibrar o défice confessado por Alfredo Pimenta. Queixa-se do mesmo e acusa o Estado corporativo e a Ordem dos Médicos. Faz referência a um livro de Costa Brochado que critica duramente e manifesta-se indignado pelo facto de lhe ter sido atribuído o prémio de história do S.P.N.
Refere que um amigo seu tem tentado obter os trabalhos de Alfredo Pimenta, sem êxito. Pede que envie os trabalhos indicados contra reembolso. Contém um P.S. com uma retificação a um trabalho seu.
Pergunta a Alfredo Pimenta se conhece um Elaine- Sanceon(? ) autor de dois volumes – "Albuquerque" e "Preste João" – e com um terceiro acabado sobre o Infante, cujo tradutor é J. F. dos Santos, reitor do Liceu Martins Sarmento.
Pede a Alfredo Pimenta que o esclareça sobre uma data dum facto histórico.
Informa que tem uma reprodução de um documento que indica que, em 1459, Toscanelli esteve em Florença com embaixadores do rei de Portugal a quem terá mostrado um certo mapa-mundo. Pergunta se Alfredo Pimenta tem mais informações a respeito desta embaixada. Refere o papel do Infante D. Henrique e relaciona com a carta do cosmógrafo F. Martins.
Pergunta onde se encontra publicado o trabalho crítico de Joaquim de Carvalho sobre o Azurara e a sua “Crónica da Guiné”. Faz referência a várias obras relacionadas com os cancioneiros.
Disponibiliza-se para fazer uma referência a Alfredo Pimenta a propósito de este se ter mostrado magoado por não ter sido mencionado no grupo dos especialistas na questão do início da navegação astronómica.
Lamenta ter voltado de Lisboa sem ter estado com Alfredo Pimenta. Informa que vai escrever a Hourcade por causa do pedido de Alfredo Pimenta. Refere um encontro que teve com Cândido Guerreiro. Envia um folheto seu como lembrança.
Avalia o problema auditivo de Alfredo Pimenta. Deseja as melhoras.
Envia a transcrição que Crino dá da carta do duque de Ferrara. Informa que discorda da transcrição. Analisa os documentos.
Manifesta a sua surpresa pela reação de Alfredo Pimenta a propósito da breve nota sobre o plano henriquino das Índias, pelo facto de não ter sido citado. Esclarece o assunto. Contém um P.S. comunicando o envio de três fotografias.
Contesta a opinião de Alfredo Pimenta em relação a uma data. Expõe os seus argumentos.