Search results

32 records were found.

Envia o original e as provas da resposta de Alfredo Pimenta à nota de Joaquim Silveira. Contém o original manuscrito por Alfredo Pimenta.
Lamenta os incómodos por que Alfredo Pimenta passou. Aguarda por um artigo para o 3.º volume e indica a data da publicação do 2.º volume.
Agradece os exemplares de “O descobrimento do Brasil”, um para si e outro para a Brasília e informa que será dada notícia no próximo número provavelmente por Rocha Madaíl.
Informa sobre a composição do 3º volume. Agradece a colaboração de Alfredo Pimenta e lamenta a indiferença do público e dos grandes jornais pelo esforço dispendido na organização da revista. Anuncia que o 1º volume esgotou no Brasil e foi reeditado.
Pede desculpa pela demora no envio das provas do artigo sobre a Senhora de Pangim e expõe as razões.
Lamenta não encontrar o livro. Renova o interesse numa colaboração de Alfredo Pimenta no 2.º volume. Informa que resolveu abrir uma secção nova para artigos mais pequenos.
Agradece as felicitações pelo primeiro volume da "Brasília". Concorda com a opinião de Alfredo Pimenta sobre o carácter ligeiro de alguns artigos e revela a sua intenção de tornar a revista cada vez mais científica. Pede desculpa por não ter prevenido do carácter de homenagem ao Brasil e esclarece que desconhecia a atitude mental de Alfredo Pimenta em relação a este país. Pede para continuar a colaborar. Disponibiliza-se para conseguir um exemplar de "História da independência do Brasil". Contém um cartão informando que, na Biblioteca Geral da Universidade, também não há o livro "História da independência do Brasil".
Agradece a oferta de "Na Torre do Tombo" entregue por intermédio de Rocha Madail. Faz referência à morte da mãe.
Informa sobre a composição do 3.º volume. Agradece a colaboração de Alfredo Pimenta e lamenta a indiferença do público e dos grandes jornais pelo esforço despendido na organização da revista. Anuncia que o 1.º volume esgotou no Brasil e foi reeditado.
Trata de um atraso na entrega dos exemplares da revista. Reitera o interesse na colaboração de Alfredo Pimenta no 3.º volume.
Agradece o interesse de Alfredo Pimenta pelos seus trabalhos e lamenta não ter exemplares para oferecer. Disponibiliza-se para pedir emprestados para Alfredo Pimenta os ler. Envia uma separata de umas páginas recém-publicadas na "Biblos". Comunica que a "Brasília" já entrou em composição e combina o envio das provas.
Justifica o atraso na entrega dos exemplares do 3.º volume da "Brasília". Nega que tenham sido postos exemplares à venda e esclarece que houve precipitação a noticiar o aparecimento desse volume. Assegura que os futuros volumes da revista serão sempre enviados a Alfredo Pimenta.
Agradece o estudo sobre «Alvíçaras ou Alvíssaras».
Agradece a oferta de "Para a história da Academia Portuguesa da História". Questão da Academia Portuguesa da História - Em 12 de maio de 1943, Alfredo Pimenta apresenta à Academia Portuguesa de História um trabalho sobre a necessidade de se repor a verdadeira data da descoberta do Brasil. Aguardou resposta, mas a única correspondência que recebeu foi uma circular da Academia a participar que nenhum académico poderia apresentar comunicações no período antes da ordem do dia. Desde logo, soube que aquela circular lhe era dirigida, pois era o único académico que adotava este procedimento. Não deu importância ao conteúdo da circular, pois o que lhe interessava era receber resposta da sua proposta de trabalho da reposição da data do descobrimento do Brasil. Indagou a Academia sobre este assunto, que retorquiu não terem recebido o trabalho em apreço. A partir desse momento, Alfredo Pimenta fica indignado e declara que não voltava aos trabalhos na Academia enquanto que a doutrina da circular não fosse retirada (académicos não poderem intervir antes da ordem do dia). Em 21 de Junho de 1946, de acordo com o artº 14º dos Estatutos da Academia Portuguesa de História, aceitou a renúncia de Alfredo Pimenta de académico, com a justificação de que não frequentava as sessões nem colaborava há mais de três anos. Alfredo Pimenta nunca teve intenção de renunciar e protesta junto de várias entidades sobre esta decisão do Conselho da Academia. Recorre ao Supremo Tribunal Administrativo, mas a sua pretensão é rejeitada no acórdão de 25 de julho de 1947. Este Tribunal considera-se incompetente em razão da matéria para conhecer o fundo da questão. Alfredo recorre ao Ministério da Educação Nacional e, em 29 de agosto de 1947, a Direção Geral do Ensino superior e das Belas Artes, emite um parecer acompanhado pelo despacho ministerial favorável à pretensão de Alfredo Pimenta restituindo-lhe a cadeira.
Agradece a oferta da conferência sobre Guerra Junqueiro.
Informa que recebeu do investigador Joaquim da Silveira uma nota, destinada ao 2.º volume da "Brasília", expondo algumas discordâncias relativamente à doutrina do artigo sobre a Senhora de Pangim. Envia as provas da nota em questão, cumprindo a recomendação de Joaquim Silveira, para que Alfredo Pimenta leia. Disponibiliza o 2.º volume para a resposta.
Faz referência à questão da alteração dos nomes literários. Manifesta o seu constrangimento por não poder incluir o artigo de Alfredo Pimenta no 2.º volume. Propõe que passe para o 3.º volume, que sairá mais cedo do que o definido.
Agradece a oferta do estudo "A propósito do Paço dos Duques em Guimarães".
Agradece a expressão de pesar pela morte da sogra. Manifesta a sua esperança no papel que a revista "Brasília" possa desempenhar. Faz referência ao efeito que as comunicações com o Brasil têm na revista.
Agradece a resposta de Alfredo Pimenta e faz votos de um total restabelecimento.
Declara-se esperançado numa colaboração de Alfredo Pimenta no 5.º volume da "Brasília".
Informa que, durante a revisão, surgiram várias dúvidas em relação ao artigo de Alfredo Pimenta. Pede para esclarecer essas dúvidas.
Agradece a separata de "Alguns documentos para a história comum portuguesa e brasileira" e destaca o valioso contributo que consistiu para o 3.º volume.
Trata da permuta entre o "Boletim do Arquivo Municipal de Guimarães e a Brasília". Pede para esclarecer se uma falta de indicação de um parágrafo na separata de Alfredo Pimenta foi lapso ou se corresponde ao original.
Informa que transmitirá as observações de Alfredo Pimenta ao autor do "Suplemento". Combina a colaboração de Alfredo Pimenta no 3.º volume da revista "Humanitas".
Lamenta as notícias do estado de saúde de Alfredo Pimenta e incita-o a reagir e a dominar o estado de desânimo moral que o deprime. Atende à impossibilidade de Alfredo Pimenta de fazer o artigo sobre vocabulário latino medieval e refere que pedirá a um colaborador para fazer uma notícia sobre o assunto. Pede os elementos necessários.
Disponibiliza-se para esperar o que for preciso pela contribuição de Alfredo Pimenta para a "Humanitas".