Search results

4 records were found.

Agradece os esclarecimentos prestados por Alfredo Pimenta. Faz referência a um boato que ouviu sobre a prisão de Alfredo Pimenta. Conta um episódio passado entre um caloiro de Letras e um professor. Queixa-se do preço do novo livro de Caetano Beirão sobre D. Miguel. Informa que, no dia 1 de dezembro, apareceu nas montras um papel com acusações a José de Arruela e que este escreveu um artigo no jornal “Gazeta de Coimbra”. Aconselha Alfredo Pimenta a ler o artigo.
Informa que tem em mãos um novo trabalho sobre o “Atlântico através da Monarquia e da República”, o qual depois remeterá datilografado. Pede uma indicação sobre D. João IV e faz referência a um livro de António Sardinha, do qual transcreve um trecho. Refere que, em Coimbra, se mantém a estagnação mental. Informa que a Câmara Municipal de Coimbra vai realizar um curso de orientação política dirigido por catedráticos e que foi escolhido para assistir.
Tece comentários sobre a palavra «lusitanidade». Pede a Alfredo Pimenta para ver e corrigir um trabalho seu (Nós só temos um caminho) que pretende apresentar em Lisboa, Porto e Coimbra. Dá informações sobre a revista que pretendem fundar. Revela as novidades editoriais de Coimbra. Pede a Alfredo Pimenta que interceda para que saia uma crítica n’ “A Voz” ao seu trabalho “Expressão da Lusitanidade”.
Tece comentários à crítica que saiu n’ “A Voz” à sua conferência “Expressão da Lusitanidade”. Informa sobre a saída de mais uma revista em Coimbra. Critica a nova secção «Futuro» d’ [A Voz]. Conta que comprou um livro de Alfredo Pimenta e que a revista dos rapazes monárquicos ainda não saiu por impedimento da censura de Lisboa.