Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

38 records were found.

Requerimento do major do Batalhão do Príncipe Regente de Macau, Joaquim Teles de Almada e Castro, a [D. Miguel] (rei de Portugal), a pedir para ser promovido ao posto de tenente-coronel, comandante do Batalhão de Artilharia do Príncipe Regente que se encontrava vago. Obs.: Como procurador José Maria. Anexos: 1831-02-29 - Carta do secretário do Conselho Ultramarino, António Nicolau de Moura Stockler, a [D. Miguel] (rei de Portugal), sobre o pedido de promoção do major Joaquim Teles de Almada e Castro a tenente-coronel, comandante do Batalhão do Príncipe Regente de Macau. Parecer desfavorável. Obs.: Despacho do Conselho Ultramarino para parecer do vice-rei da Índia. Anexa a cópia do requerimento. 1830-08-25 - Consulta do Conselho Ultramarino sobre o requerimento do capitão Joaquim Teles de Almada e Castro, a pedir a confirmação no cargo de lente de Artilharia do Batalhão do Príncipe Regente, com a gratificação mensal de 20.000 réis ou a nomeação como lente da Escola de Pilotos de Macau ou o ordenado anual de 480.000 réis. Obs.: Parecer e resolução régia desfavoráveis. [ant. a 1829-05-02] - Requerimento (cópia) do capitão Joaquim Teles de Almada e Castro a [D. Miguel] (rei de Portugal), a pedir a confirmação do cargo de lente de Artilharia com a gratificação de 20.000 réis mensais ou a nomeação como lente da Escola de Pilotos de Macau com o ordenado anual de 480.000 réis. Obs.: Anexos dois documentos comprovativos. 1830-01-26 - Carta (cópia) do [vice-rei e capitão-general do Estado da índia, D. Manuel de Portugal e Castro, a [D. Miguel] (rei de Portugal), sobre a atribuição de 20.000 réis mensais ao sargento-mor Joaquim Teles de Almada e Castro pelo cargo de lente de Artilharia do Batalhão do Príncipe Regente ou a sua nomeação como lente do 1º ano de Academia de Pilotos com o ordenado anual de 480.000 réis. Obs.: Anexos vários documentos. 1831-06-06 - Provisão de D. Miguel, rei de Portugal, ao vice-rei e capitão-general do Estado da Índia, [D. Manuel de Portugal e Castro], a ordenar parecer sobre o requerimento do major Joaquim Teles de Almada e Castro, a pedir para ser promovido ao posto de tenente-coronel, comandante do Batalhão do Príncipe Regente. Obs.: Anexa a cópia do requerimento.

Requerimento de Luís João de Almeida a [D. Miguel] (rei de Portugal), sobre o pedido para remover de Macau para Lisboa a herança dos seus dois filhos, proveniente do espólio de seu falecido sogro, conselheiro Manuel Pereira, sem pagamento da fiança exigida pelo Juízo dos Órfãos de Macau. Anexos: [ant. a 1831-03-29] - Requerimento de Luís João de Almeida a [D. Miguel] (rei de Portugal), sobre o pedido para junção ao anterior requerimento da certidão do Aviso Régio que concedeu a seu pai Januário Agostinho de Almeida a faculdade de regressar ao Reino com a sua família e respectivos capitais. 1831-03-03 - Carta do secretário do Conselho Ultramarino, António Nicolau de Moura Stockler, a [D. Miguel] (rei de Portugal), sobre a transferência da herança dos filhos de Luís João de Almeida, de Macau para Lisboa, sem o pagamento de fiança exigida pelo Juízo dos Órfãos de Macau. Parecer de que a fiança poderá ser depositada em Lisboa. Obs.: Anexas cópias do art.ºº 12 do alvará de 1803-03-26 e da provisão de 1728-08-08. 1831-04-20 - Consulta do Conselho Ultramarino a D. Miguel (rei de Portugal), sobre o pedido de Luís João de Almeida da transferência da herança dos seus filhos menores de Macau para Lisboa. Obs.: Parecer e resolução régia favoráveis. Anexos três requerimentos, certidões de um aviso régio, uma consulta e um parecer. 1832-03-14 - Carta do ouvidor-geral de Macau, desembargador José Filipe Pires da Costa, a [D. Miguel] (rei de Portugal), sobre a entrega da herança dos filhos de Luís João de Almeida ao seu procurador em Macau. Obs.: Anexas a cópia de uma carta régia e uma certidão. Há 2ª e 3ª via da carta e anexos.

Ofício do ouvidor-geral de Macau, desembargador José Filipe Pires da Costa, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, [José António de Oliveira Leite de Barros] (conde de Basto), a enviar ao Erário Régio 16.000 patacas de Espanha em letras da Companhia Inglesa pertencentes ao espólio da falecida D. Luísa da Silva. Obs.: 3ª via. Há 1ª e 2ª via do ofício. Anexo um ofício para o encarregado dos negócios de Portugal em Londres a remeter esta correspondência e um lembrete. Anexos: 1831-01-24 - Carta (cópia) do ouvidor-geral de Macau, desembargador José Filipe Pires da Costa, a [D. Miguel] (rei de Portugal), a enviar uma letra dos sobrecargas da Companhia Britânica na China a favor do tesoureiro-mor do Erário Régio, no valor de 16.000 patacas espanholas. 1831-01-18 - Ofício (cópia) do ouvidor-geral de Macau, desembargador José Filipe Pires da Costa, ao chefe do comité da Companhia Britânica na China, Charles Marjoribanks, sobre o agradecimento pela colaboração prestada no envio de 16.000 patacas espanholas através da Companhia. 1831-01-20 - Ofício (cópia) do Comité da Companhia Britânica na China ao ouvidor-geral de Macau, desembargador José Filipe Pires da Costa, sobre a disposição favorável à transacção de 16.000 patacas espanholas para o Erário Régio. 1832-02-10 - Aviso (minuta) do secretário de estado da Marinha e Ultramar, [José António de Oliveira Leite de Barros] (conde de Basto), ao ouvidor-geral de Macau, desembargador José Filipe Pires da Costa, em que concede louvor ao procedimento do ouvidor relativo à remessa das letras do espólio de Luísa da Silva. 1832-07-19 - Ofício (cópia) do [secretário de estado da Marinha e Ultramar, José António de Oliveira Leite de Barros] (conde de Basto), ao ministro da Fazenda, sobre a remessa ao Erário Régio pelo ouvidor de Macau de 16.000 patacas espanholas provenientes do espólio da falecida Luísa da Silva.