Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

54 records were found.

Ofício do [lente da Escola de Pilotos de Macau], Paulino da Silva Barbosa, ao [secretário de estado dos Negócios da Guerra e encarregado da Marinha, Cândido José Xavier], em que acusa o governador de Macau de ter apoiado o "insulto" feito, publicamente, pelo lente da Escola de Pilotos, António Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque. Anexos: 1822-05-15 - Declaração do comandante do Batalhão do Príncipe Regente, Francisco de Melo da Gama de Araújo, em que declara em como viu uma representação do lente da Escola de Pilotos, Paulino da Silva Barbosa, ao governador de Macau, onde se queixava do lente da mesma escola, Francisco António de Paula Cavalcante de Albuquerque. 1822-03-12 - Abaixo assinado (pública forma) do insulto do lente, Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque, ao lente Paulino da Silva Barbosa. 1822-03-12 - Atestado (pública forma) do alferes Francisco de Melo da Gama de Araújo, sobre o incidente entre os lentes da Escola de Pilotos, Paulino da Silva Barbosa e Francisco António de Paula Cavalcante de Albuquerque, ocorrido durante as provas de exame. Estatutos (artº 10º) da Escola de Pilotos de Macau, relativo à necessidade de os examinados fazerem dois exames, um teórico e outro prático. 1821-11-07 - Ofício (cópia) do [governador e capitão-geral de Macau, brigadeiro] José Osório de Castro Cabral de Albuquerque aos lentes da Escola de Pilotos de Macau em que critica ao lente Paulino da Silva Barbosa pelo tratamento menos correcto para com o governador.

Ofício do [governador e capitão-geral de Macau, brigadeiro] José Osório de Castro Cabral de Albuquerque, a Joaquim José Monteiro Torres, sobre a escolha do coronel José de Aquino Guimarães e Freitas para felicitar o rei e o Congresso em nome do governador e do Senado de Macau. Obs.: Ofício nº 6. Tem junto uma 2ª via de toda a documentação. Anexos: 1822-04-06 - Portaria (cópia) do governador e capitão-geral de Macau, brigadeiro José Osório de Castro Cabral de Albuquerque, ao coronel José de Aquino Guimarães e Freitas, a nomeá-lo comandante do Batalhão, com a comissão de felicitar o rei e o Congresso em nome do governador. 1822-04-10 - Ofício (cópia) do [governador e capitão-geral de Macau, brigadeiro] José Osório de Castro Cabral de Albuquerque, ao Leal Senado da Câmara de Macau, a nomear o coronel José de Aquino Guimarães e Freitas para ir a Lisboa felicitar o rei e o Congresso pela instalação do novo regime constitucional, e a pedir o pagamento da respectiva passagem. 1822-04-10 - Ofício (cópia) do [governador e capitão-geral de Macau, brigadeiro] José Osório de Castro Cabral de Albuquerque, ao coronel José de Aquino Guimarães e Freitas, sobre o pagamento das passagens e soldos adiantados de um ano. 1822-04-10 - Ofício (cópia) do Leal Senado da Câmara de Macau, sobre o pagamento da passagem para Lisboa ao coronel nomeado para ir felicitar o rei e o Congresso. 1822-04-10 - Termo (cópia) do Leal Senado da Câmara de Macau sobre a partida do coronel José de Aquino Guimarães e Freitas, nomeado para ir felicitar o rei e o Congresso, e o pagamento da passagem e soldos do mesmo oficial. 1822-04-10 - Portaria do Leal Senado da Câmara de Macau que ordena que o coronel José Aquino Guimarães e Freitas represente o Senado junto da família real no acto de felicitações pelo regresso ao Reino e substituição do Congresso. 1822-11-15 - Informação de Gil Junqueiro de Brito sobre o processo de nomeação do coronel José Aquino Guimarães e Freitas, como representante do governo e Senado de Macau para ir felicitar o rei e o Congresso.

Ofício do [ouvidor-geral de Macau, conselheiro] Miguel de Arriaga Brum da Silveira, ao [secretário de estado dos Negócios da Marinha], Joaquim José Monteiro Torres, sobre os negócios da Companhia Inglesa em Cantão: deliberação do Sunto a proibir a renovação do tráfico à Companhia. Anexos: 1821-12-30 - Ofício (cópia) do [ouvidor-geral de Macau, conselheiro] Miguel de Arriaga Brum da Silveira, ao secretário de estado dos Negócios da Marinha, (Joaquim José Monteiro Torres], sobre os incidentes em Wampúa, entre marinheiros da fragata britânica "Topázio" e chineses, de que resultaram vários feridos e a morte de um chinês; paragem do comércio com a Companhia Britânica e proibição de venda de mantimentos e o prejuízo causado pelos incidentes de Wampúa ao comércio do ópio. 1821-10-30 - Ofício (cópia) do [ouvidor-geral de Macau, conselheiro] Miguel de Arriaga Brum da Silveira, ao vice-rei e capitão-general do Estado da Índia, [D. Diogo de Sousa] (conde do Rio Pardo), sobre a morte de uma chinesa em Wampúa, praticado por um marinheiro italiano de um navio americano: condenação do marinheiro à morte; morte acidental de um chinês e medidas tomadas para evitar perturbações. 1822-01-04 - Ofício (cópia) do [ouvidor-geral de Macau, conselheiro] Miguel de Arriaga Brum da Silveira, a D. José Luís de Sousa Botelho Mourão, sobre a morte de um chinês perpetrada pela tripulação da fragata britânica "Topázio": perturbações no comércio da Companhia Inglesa em Cantão. 1822-07-17 - Ofício do [secretário das Cortes], João Baptista Felgueiras, ao secretário de estado dos Negócios do Reino, Filipe Ferreira de Araújo e Castro, em que remete o ofício e respectivos anexos do ouvidor de Macau sobre as desavenças entre os chineses e os agentes da Companhia Inglesa na China.