Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

32 records were found.

Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre a aprovação do empréstimo de 40.000 patacas contraido com Manuel Pereira para ocorrer às despesas extraordinárias feitas no combate à pirataria. Obs.: Em anexo, cópia de um termo da vereação da Câmara. Anexos: 1804-12-31 - Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre o requerimento de Januário Agostinho de Almeida para desembarcar 440 caixas de ópio. Obs.: Em anexo, cópias dos termos das vereações da Câmara. 1804-12-31 - Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre a proposta do ouvidor de Macau para aumento dos direitos de importação. Obs.: Anexa cópia do termo da vereação da Câmara. 1804-12-31 - Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre a guerra que os piratas têm feito a Macau; sobre o risco da cidade ser saqueada e tomada e a deliberação do Senado de armar dois navios de guerra para guardarem a costa. Obs.: Em anexo, cópias de termos de vereações e outros documentos. 1805-12-31 - Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre a necessidade de duas companhias, uma de artilharia e outra de infantaria com 60 homens cada, para a defesa de Macau. 1806-01-08 - Despacho do Conselho Ultramarino para o desembargador António Pereira dos Santos informar sobre as cartas da Câmara de Macau. 1805-01-10 - Carta do ouvidor-geral de Macau, desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira, a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre o plano da lotaria para angariar os meios necessários à manutenção do guarda costa. [1805-01-15] - Carta do ouvidor-geral de Macau, desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira, a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre a ameaça dos piratas que põe em perigo o comércio de Macau; as providências tomadas pelo Senado e as medidas para o aumento da Fazenda Pública. Obs.: Em anexo, duas certidões e um mapa. 1806-05-28 - Carta do desembargador António Pereira dos Santos a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre as providências tomadas pelo Senado da Câmara de Macau no combate à pirataria. 1806-10-06 - Despacho do Conselho Ultramarino para o desembargador e conselheiro Lázaro da Silva Ferreira, informar sobre as cartas do Senado da Câmara de Macau. 1807-03-21 - Carta do desembargador e conselheiro Lázaro da Silva Ferreira a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre as providências tomadas no combate à pirataria em Macau. 1807-05-11 - Parecer do Conselho Ultramarino sobre as providências tomadas em Macau no combate à pirataria. 1807-05-11 - Consulta do Conselho Ultramarino a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre as providências tomadas em Macau no combate à pirataria. Obs.: Em anexo, cópias de vários documentos.

Requerimento do coadjutor e sucessor do Bispo de Pequim, Pe. Joaquim de Sousa Saraiva, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo, visconde de Anadia], em que pede preparação da viagem para Macau e o pagamento de ajudas de custo para si e seus companheiros. Anexos: [1804] - Nota sobre os padres da Congregação da Missão que vão para Macau: Manuel Correia Valente, Joaquim de Sousa Saraiva, Luís José Álvares Gonzaga, Pedro Alexandre Aguiar, Policarpo José Antunes, Miguel Santos Gomes e o leigo Manuel José. 1804-03-24 - Nota do [oficial-maior da Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar, José Filipe da Fonseca], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), sobre as ajudas de custo e passagens dos missionários que vão para Ásia. [1804-03-00] - Requerimento do superior da Congregação da Missão ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo, visconde de Anadia], em que pede passaporte para os congregados que vão para Macau com o reitor do Colégio de São José, Pe. Manuel Correia Valente, que são os padres Pedro José Aguiar, Valério Pegado e Miguel Santos Gomes. Propõe também o clérigo congregado Policarpo José Antunes e um doméstico leigo. Obs.: Tem anexa, outra via do requerimento. 1804-03-08-09 - Nota do [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), ao [oficial-maior da Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar], José Filipe da Fonseca, para se avisar o visconde de Balsemão para mandar expedir despachos relativos às nomeações dos padres Joaquim de Sousa Saraiva para coadjutor e sucessor do Bispo de Pequim, e Caetano Pires Pereira para Bispo de Nanquim, ambos da Congregação da Missão e residentes na Casa de Rilhafoles. [post. a 1805-03-14] - Nota do [oficial-maior da Secretaria de Estado da Marinha e Domfuios Ultramarinos, José Filipe da Fonseca], sobre os custos das passagens dos missionários para a Ásia.

Informação do [corregedor do Cível da Corte, desembargador António Xavier da Costa], sobre a exposição de todo o processo da vinda do menor João Mateus de Macau para ser educado no Reino, a inconveniência do seu casamento com Joana Fuschini e a necessidade de ser conservado na Casa de Rilhafoles. Obs.: Anexos cinco lembretes. Anexos: 1804-03-21 - Informação sobre o requerimento do italiano, Francisco Fuschini, em que pretende casar a filha com João Mateus. 1804-02-18 - Ofício do Arcebispo ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), em que proíbe os párocos de Lisboa de assistirem ao casamento de João Mateus com Joana Fuschini. Obs.: Anexas as ordens aos párocos e o processo matrimonial. [ant. a 1804-03-10] - Requerimento de Joana Fuschini a [D. João] (príncipe regente de Portugal), em que pede saída de João Mateus da Casa de Rilhafoles e remoção dos obstáculos que impedem o seu casamento. [post. a 1804-05-18] - Parecer do Dr. António Jourdan sobre o casamento de João Mateus com Joana Fuschini, referencia ao historial de todo o processo e a inconveniência do casamento. 1804-04-07 - Ofício do conselheiro do Conselho Ultramarino, Lázaro da Silva Ferreira, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), sobre o casamento de João Mateus com Joana Fuschini: não deve permitir-se o casamento e se o casamento for efectuado, deverá ser feito um contrato dotal. [ant. a 1804-08-16] - Requerimento de João Mateus a [D. João] (príncipe regente de Portugal), em que pede para sair da Casa de Rilhafoles, para poder casar com Joana Fuschini. 1804-08-16 - Aviso do [ministro do Reino, D. Diogo José António de Noronha Camões de Albuquerque Sousa Moniz] (conde de Vilaverde), ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), a ordenar para João Mateus sair da Casa de Rilhafoles. 1804-08-26 - Ofício do [ministro do Reino, D. Diogo José António de Noronha Camões de Albuquerque Sousa Moniz] (conde de Vila verde), ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), sobre a prisão de João Mateus na Casa de Rilhafoles. 1804-09-10 - Aviso do [ministro do Reino, D. Diogo José António de Noronha Camões de Albuquerque Sousa Moniz] (conde de Vilaverde), a ordenar para João Mateus a sair da Casa de Rilhafoles para contrair casamento com Joana Fuschini. [1804] - Carta de João Mateus em que participa o seu casamento com Joana Fuschini e informa que o seu curador António Xavier se recusa entregar-lhe algum dinheiro.

Requerimento do superior do Real Seminário de Macau, padre Manuel Correia Valente, a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre a necessidade de missionários e Bispo para Nanquim; a administração das rendas da Casa de São José de Pequim; a nomeação de um Bispo coadjutor para Pequim e a reposição de 4.000 taéis no cofre do Seminário de Macau para educação de clérigos. Anexos: 1804-02-04 - Carta do Arcebispo de Évora, Frei Manuel, a [D. João] (príncipe regente de Portugal), sobre a nomeação de um Bispo para Nanquim; a administração das rendas da Casa de São José de Pequim e a nomeação de um coadjutor do Bispo de Pequim. 1804-02-04 - Carta do Arcebispo de Évora, Frei Manuel, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), sobre as pretensões dos padres da Congregação da Missão. [1803]-03-27 - Carta do [superior do Real Seminário de Macau], padre Manuel Correia Valente, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), sobre a inclusão da catedral de Pequim na doação feita à Congregação da Missão; as despesas de uma deslocação a Lisboa por conta do Senado de Macau e a atribuição de côngrua aos leigos da Congregação da Missão. Obs.: A data correcta deve ser 1804. 1804-03-27 - Ofício do [oficial-maior da Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar, João Filipe da Fonseca], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), sobre as doações feitas à Congregação da Missão, a deslocação do padre Manuel Carreira Valente a Lisboa por conta do Senado de Macau, e a atribuição de côngrua aos leigos da Congregação da Missão. Obs.: Em anexo, cópias de quatro cartas régias de 1800-02-13.

Ofício do ouvidor-geral de Macau, desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo, visconde de Anadia], sobre a formação da administração de Macau, Fazenda Real, comércio, navegação, exército, população, etc.. Obs.: Tem anexo 2ª via deste ofício. Anexos: 1804-01-07 - Certidão do escrivão da Câmara de Macau, Carlos José Pereira, do capital do Senado de Macau em risco marítimo. 1803-02-06 - Carta (cópia) do ouvidor-geral de Macau, desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira, a [D. João] (príncipe regente de Portugal), em que propõe a criação de uma Junta da Fazenda em Macau. 1804-01-13 - Mapa do ouvidor-geral de Macau, desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira, dos géneros importados por Macau, de Novembro de 1802 a Outubro de 1803, pelos navios portugueses. 1804-01-13 - Mapa do ouvidor-geral de Macau, desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira, da exportação pelos navios portugueses de Macau, entre Novembro de 1802 a Outubro de 1803. 1804-01-13 - Mapa do ouvidor-geral de Macau, desembargador , Miguel Arriaga Brum da Silveira, dos fundos distribuídos anualmente a risco pelo Senado, Misericórdia, Cabido e moradores. 1804-01-07 - Certidão do escrivão da Câmara de Macau, Carlos José Pereira, da proposta do ouvidor-geral de Macau referente ao comércio do ópio feita em 1803-10-19 na sessão da Junta da Real Administração. 1804-01-13 - Mapa do ouvidor-geral de Macau, desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira, do plano dos meios adequados à manutenção de um recolhimento e outras pias aplicações. [1805-05-20] - Ofício (minuta) do [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo, visconde de Anadia], ao [ouvidor-geral de Macau, desembargador, Miguel de Arriaga Brum da Silveira, sobre as providências relativas à administração de Macau.