Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

40 records were found.

Aviso do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, (conde de Linhares), ao [presidente do Conselho Ultramarino, D. António José de Castro] (conde de Resende), referente às representações do Bispo e do ouvidor de Macau sobre a aplicação de 8.000 taéis existentes no Cofre dos Órfãos de Macau. Ordem para parecer do desembargador Lázaro da Silva Ferreira e para consulta do Conselho Ultramarino. Anexos: 1797-11-06 - Ofício do ouvidor-geral de Macau, desembargador, António Pereira dos Santos, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, conde de Linhares], sobre a aplicação de 8.000 taéis existentes no Cofre dos Órfãos de Macau e a passagem desta quantia para os cofres do Senado como administrador da Fazenda Real. Obs.: Anexos vários documentos. [ant. a 1799-02-21] - Requerimento do Bispo de Macau, [D. Marcelino José da Silva], a [D. Maria I], rainha de Portugal, sobre a aplicação de 8.000 taéis do Cofre dos Órfãos de Macau e sobre o pedido para que o Senado faça a entrega da referida quantia. 1799-02-26] - Carta do desembargador Lázaro da Silva Ferreira a [D. Maria I], rainha de Portugal, sobre a aplicação de 8.000 taéis do Cofre dos Órfãos de Macau e que o dinheiro deve ficar na administração do Senado. 1799-04-15 - Consulta do Conselho Ultramarino a [D. Maria I] rainha de Portugal, sobre a aplicação de 8.000 taéis do Cofre dos Órfãos de Macau e sobre a competência do Senado para a administração dessa soma. Obs.: Anexos cópias das representações do Bispo e do ouvidor.

Ofício do governador da Índia, Francisco António da Veiga Cabral da Câmara Pimentel, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, (conde de Linhares), sobre o contrabando de ópio em Macau. Anexos: 1795-12-02 - Ofício (cópia) do ouvidor-geral de Macau, desembargador Lázaro da Silva Ferreira, ao governador da Índia, Francisco António da Veiga Cabral da Câmara Pirnentel, sobre o contrabando de ópio em Macau. 1799-12-12 - Aviso (cópia) do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, (conde de Linhares), ao [presidente do Conselho Ultramarino, D. António José de Castro] (conde de Resende), a ordenar que o Conselho Ultramarino consulte sobre o despacho do ópio na Alfândega de Macau. 1802-04-17 - Aviso do [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), ao conselheiro do Conselho Ultramarino, Manuel de Almeida e Vasconcelos Soveral de Carvalho da Maia Soares de Albergaria, (barão de Moçâmedes), sobre a carta régia de 1802-04-12. 1802-04-12 - Carta régia (cópia) de D. João, (príncipe regente de Portugal), ao Senado da Câmara de Macau, sobre a proibição do estabelecimento de casas comerciais estrangeiras em Macau; a introdução de ópio em Macau apenas em navios portugueses; a proibição de especulações mercantis; a permissão da viagem de um navio ao Brasil e o privilégio privativo de Macau do comércio de Timor e Solor. 1802-09-10 - Informação do [secretário do Conselho Ultramarino], Francisco de Borja Garção Stokler, sobre a regulamentação do comércio do ópio em Macau.

Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. Maria I] (rainha de Portugal), sobre as acusações contra o ex-ouvidor-geral de Macau, desembargador Lázaro da Silva Ferreira, e o pedido de suspensão da ordem que priva o Senado, nobreza e povo da cidade, de interpor recurso contra sentenças de prisão e degredo. Obs.: Representação em duas vias com despacho e pareceres de diferentes datas. Anexos: 1796-01-01 - Representação (cópia) do Senado da Câmara de Macau a [D. Maria I], rainha de Portugal, sobre as acusações contra o ouvidor de Macau, Lázaro da Silva Ferreira, por conluio que pratica em todas as eleições. 1789-03-21 - Certidão (pública forma) do tabelião público de notas, José Guedes Taveira, a Manuel Pereira, da aprovação do governador e capitão-general do Estado da Índia, Francisco António da Veiga Cabral da Câmara Pimentel, das medidas propostas pelo ex-ouvidor de Macau, Lázaro da Silva Ferreira. Obs.: Documento letra A. [1798]-03-20 - Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. Maria I], rainha de Portugal, sobre as acusações contra o ex-ouvidor-geral de Macau, desembargador Lázaro da Silva Ferreira. 1799-02-07 - Despacho do Conselho Ultramarino que dá parecer à carta do Senado da Câmara de Macau em conformidade com o despacho do desembargador e procurador da Fazenda. 1799-02-21 - Aviso do secretário de estado da Marinha Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, (conde de Linhares), ao presidente do Conselho Ultramarino, D. António José de Castro, (conde de Resende), que manda se consultar sobre a carta do Senado da Câmara de Macau, acerca da conduta do ex-ouvidor de Macau, Lázaro da Silva Ferreira. 1799-02-25 - Despacho do Conselho Ultramarino ao ex-ouvidor-geral de Macau, desembargador Lázaro da Silva Ferreira, em que manda dar parecer à carta do Senado da Câmara de Macau. 1799-03-09 - Carta do desembargador Lázaro da Silva Ferreira a [D. Maria I], rainha de Portugal, que responde as acusações feitas contra si pelo Senado da Câmara de Macau. [ant. a 1801-03-03] - Requerimento do desembargador Lázaro da Silva Ferreira a [D. João] (príncipe regente de Portugal), em que pede devolução de 47 documentos que juntou à informação sobre as acusações contra si feitas pelo Senado da Câmara de Macau.

Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. João], príncipe regente de Portugal, sobre as providencias para a prosperidade do comércio de Macau; a residência de estrangeiros na cidade; o comércio do ópio e a distinção entre a Fazenda Real e património do Senado. Obs.: Tem documentos comprovativos. Tem 2ª via da carta. Anexos: 1800-12-31 - Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. João], príncipe regente de Portugal, sobre a revogação dos alvarás de 1799-04-23; a expulsão dos comerciantes José Luís Barreto, Miguel de Lima e Manuel de Sousa, com suas casas comerciais, pelo prejuízo e a consternação que causam aos habitantes da cidade. Obs.: Tem anexa acta da vereação de 1800-08-16. 1801-01-10 - Carta do Senado da Câmara de Macau a [D. João] príncipe regente de Portugal, em que proíbe os portugueses não residentes na cidade de contrariem empréstimos públicos e possuírem navios. Protecção aos comerciantes e filhos de Macau. Obs.: Aditamento à representação de 1800-12-31. [1801-01-00] - Carta do Senado da Câmara e povo de Macau a [D. João] príncipe regente de Portugal, sobre a situação da cidade e pede a concessão de comerciar nos portos de Brasil. 1801-12-01 - Aviso do [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros], D. João de Almeida de Melo e Castro (conde das Galveias), ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), para providenciar sobre a representação dos habitantes de Macau. [post. a 1801] - Nota do [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo (visconde de Anadia), sobre a entrega de quatro representações ao conselheiro do Conselho Ultramarino, Lázaro da Silva Ferreira, para interpor parecer. 1802-03-13 - Ofício do conselheiro do Conselho Ultramarino, Lázaro da Silva Ferreira, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo] (visconde de Anadia), sobre a representação do Senado da Câmara de Macau, de 1800-12-31, referente ao pedido de revogação dos alvarás, de 1799-04-23, que concedem licença de estabelecimento de casas comerciais a Luís Barreto de Sousa e a Miguel de Lima e Sousa. 1802-03-20 - Ofício do conselheiro do Conselho Ul tramarino, Lázaro da Silva Ferreira, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, João Rodrigues de Sá e Melo (visconde de Anadia)], sobre a representação do Senado da Câmara de Macau, de 1800-12-31, referente à residência de estrangeiros; o comércio do ópio; a distribuição entre a Fazenda Real e o património do Senado; a licença de comerciar nos portos do Brasil, etc..