Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

54 records were found.

ESCRITO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro] sobre o merecimento dos pedidos do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, constantes de oito consultas do Conselho Ultramarino. Tem anexo parecer e capilha com resumo de cada consulta. ANEXO 1: 1783, Maio, 10, Lisboa - CONSULTA do Conselho Ultramarino à rainha, D. Maria I acerca do pedido do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, do ordenado de 200.000 réis anuais para um provisor e um vigário-geral, tal como se concedeu às igrejas de Macau e Cabo Verde. Tem anexo quatro requerimentos do Bispo de Malaca. ANEXO 2: 1783, Maio, 10, Lisboa - CONSULTA do Conselho Ultramarino à rainha, D. Maria I acerca do pedido do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, para levar 12 estudantes para servirem na sua igreja com ordenado anual de 40.000 réis, tal como se concedeu ao Bispo de Cabo Verde. Tem anexo três requerimentos do Bispo de Malaca. ANEXO 3: 1783, Maio, 10, Lisboa - CONSULTA do Conselho Ultramarino à rainha, D. Maria I acerca do pedido do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, de alvará igual ao que se passou a seu antecessor, para criar de novo e erigir algumas freguesias. Tem anexo dois requerimentos do Bispo de Malaca. ANEXO 4: 1783, Maio, 10, Lisboa - CONSULTA do Conselho Ultramarino à rainha, D. Maria I acerca do pedido do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, para se proverem as cadeiras vagas da catedral na ilha de Timor. Tem anexo dois requerimentos do Bispo de Malaca. ANEXO 5: 1783, Maio, 10, Lisboa - CONSULTA do Conselho Ultramarino à rainha, D. Maria I acerca do pedido do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, da renovação da contribuição anual em trigo, vinho, cera, azeite e 50 cruzados para a sua diocese, concedidas pelos reis anteriores e pagas pela Fazenda Real. Tem anexo dois requerimentos do Bispo de Malaca. ANEXO 6: 1783, Maio, 10, Lisboa - CONSULTA do Conselho Ultramarino à rainha, D. Maria I acerca do pedido do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, de declaração da repartição por onde se há de cobrar as despesas necessárias ao levantamento e ornamentação dos templos para a celebração e culto religioso naquela diocese. Tem anexo três requerimentos do Bispo de Malaca. ANEXO 7: 1783, Maio, 10, Lisboa - CONSULTA do Conselho Ultramarino à rainha, D. Maria I acerca do pedido do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, de acrescentamento de 40.000 réis à sua côngrua, tal como fez o rei D. Sebastião à côngrua do Bispo D. João Ribeiro para ajuda do pagamento de casas. Tem anexo dois requerimentos do Bispo de Malaca. ANEXO 8: 1783, Maio, 10, Lisboa - CONSULTA do Conselho Ultramarino à rainha, D. Maria I acerca do pedido do Bispo de Malaca, frei Alexandre da Sagrada Família, das ordens necessárias para receber a terça parte da côngrua taxada ao Bispado de Malaca durante o tempo que esteve vago. Tem anexo três requerimentos do Bispo de Malaca.

REQUERIMENTO do governador episcopal de Malaca e ilhas de Timor e Solor, religioso da Ordem dos Pregadores da Congregação da Índia, frei António de São Boaventura, à rainha, D. Maria I a pedir ordem ao governador e capitão-general do estado da Índia para ser reembolsado da quantia relativa a uma escuna e alguns escravos que perdeu num naufrágio e que emprestou para o real serviço por ordem do governador e capitão-geral das ilhas de Timor e Solor, António José Teles de Meneses. Tem anexo requerimentos e documentos comprovativos. ANEXO 1: [1777, Junho, 10] [ANT], Convento de Santa Bárbara - REQUERIMENTO de frei António de São Boaventura ao Presidente e vigário-geral da Ordem dos Pregadores, frei Manuel de S. Tomás pedindo o pagamento a que tem direito a partir do dinheiro sequestrado e posteriormente enviado para Goa, pelo governador das ilhas Caetano de Lemos Teles e Menezes. ANEXO 2: [1776, Julho, 2] [ANT] - REQUERIMENTO do procurador de frei António de São Boaventura, João Xavier ao governador e capitão-geral das ilhas, Caetano de Lemos Teles de Menezes acerca do pedido de pagamento da dívida. ANEXO 3: [1775, Abril, 26] [ANT] - REQUERIMENTO de frei António de São Boaventura ao presidente e vigário-geral da Ordem dos Pregadores, frei Manuel de São Tomás acerca do pedido de pagamento da dívida. ANEXO 4: 1773, Janeiro, 25, Reino de Manatuto - OFÍCIO, do Conselho da Comunidade de religiosos do reino de Manatuto ao governador do Bispado, frei António de São Boaventura para que a dívida em causa seja satisfeita a partir do cofre da comunidade. ANEXO 5: 1768, Julho, 10, Timor - CONHECIMENTO EM FORMA do governador das ilhas de Timor e Solor, António José Teles de Meneses, Feitor da Real Fazenda António Caetano da Silva e escrivão Francisco Pereira para que o Procurador Geral da Comunidade de Goa cobre na Fazenda Real, a quantia de 1040 pardaos (1080 xerafins de Goa) adiantados pela comunidade dos religiosos da Sagrada Ordem dos Pregadores e que eram devidos a frei António de São Boaventura. ANEXO 6: 1768, Maio, 27, Lifau - ATESTAÇÃO do governador das ilhas de Timor e Solor, António José Teles de Menezes confirmando o naufrágio da escuna de frei António de Sáo Boaventura. ANEXO 7: [1779, janeiro, 18] [ANT] - REQUERIMENTO de frei António de São Boaventura à rainha, [D. Maria I] acerca do pedido de pagamento da dívida. ANEXO 8: [1779, Fevreiro, 29] [ANT] - REQUERIMENTO de frei António de S. Boaventura a [D. Maria I], rainha de Portugal acerca do pedido de pagamento da dívida.

REQUERIMENTO do padre Manuel de Santo Agostinho e Marinho à rainha, D. Maria I a pedir o reembolso dos novecentos pardaos timores que lhe devia o seu procurador padre Francisco da Purificação. ANEXO 1: 1777, Setembro, 2 [ANT], Goa - REQUERIMENTO do padre Manuel de Santo Agostinho e Marinho à rainha, D. Maria I pedindo para que se retire do sequestro ao espólio do padre Francisco da Purificação os novecentos pardaos timores que lhe pertencem. ANEXO 2: 1778, Janeiro, 9 [ANT], Goa - REQUERIMENTO do padre Manuel de Santo Agostinho e Marinho ao vigário-geral, frei António de Nossa Senhora pedindo a entrega dos mil e quinhentos pardaos timores que lhe devia o seu procurador padre Francisco da Purificação. ANEXO 3: 1779, Janeiro, 18 [ANT], Goa - REQUERIMENTO de Ursula da Silva ao governador e capitão-geral das ilhas de Timor e Solor, Caetano de Lemos Telo de Meneses pedindo a devolução da cera que entregou ao padre Francisco da Purificação para a enviar ao padre Manuel de Santo Agostinho e Marinho. ANEXO 4: 1776, Julho, 2 [ANT], Dili - REQUERIMENTO de Ursula da Silva ao governador e capitão-geral das ilhas de Timor e Solor, Caetano de Lemos Teles de Meneses pedindo uma certidão comprovativa da quantia que entregou ao padre Francisco da Purificação, procurador do padre Manuel de Santo Agostinho e Marinho. ANEXO 5: 1776, Maio, 2 [ANT], Goa - REQUERIMENTO do padre Manuel de Santo Agostinho e Marinho ao vigário-geral, frei António de Nossa Senhora pedindo uma ordem para que o padre Francisco da Purificação lhe pague a sua dívida. ANEXO 6: 1776, Abril, 6 [ANT], Goa - REQUERIMENTO do padre Manuel de Santo Agostinho e Marinho ao vigário-geral, frei António de Nossa Senhora pedindo uma certidão sobre as quantias que o padre António de São Boaventura entregou ao padre Francisco da Purificação.

OFÍCIO do [governador e capitão-geral das ilhas de Timor e Solor], João Baptista Vieira Godinho para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro a enviar cópia da correspondência do governador do estado da Índia e do comodoro de Cupão para conhecimento do estado do comércio das ilhas. ANEXO 1: 1786, Maio, 1, Dili - CARTA (cópia) do governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho ao governador e capitão-general do estado da Índia, D. Frederico Guilherme de Sousa acerca da cobrança dos direitos de sândalo e cera. ANEXO 2: 1786, Maio, 2, Dili - CARTA (cópia) do governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho ao governador e capitão-general do estado da Índia, D. Frederico Guilherme de Sousa acerca da necessidade de um funcionário capaz na administração da Fazenda Real e da criação de um regimento para regulamentação da mesma. ANEXO 3: 1786, Maio, 20, Dili - CARTA (cópia) do governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho ao governador e capitão-general do estado da Índia, D. Frederico Guilherme de Sousa acerca das possibilidades de se restabelecer o comércio das ilhas. ANEXO 4: 1785, Junho, 5, Dili - CARTA (cópia) do governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho ao Comodoro de Cupão, Willem Adrian Van Este acerca do contrabando de armas e consequentes prejuízos para Portugal. Pedido das providências necessárias para o fim de tal situação. ANEXO 5: 1785, Junho, 18, Cupão - CARTA (cópia) do comodoro de Cupão, Willem Adrian Van Este ao governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho acerca do contrabando de armas e pedido de explicações por não ter deixado entrar embarcações holandesas nos fortes de Atapupo e Fiolara, alegando pertenceram aqueles portos à Companhia desde 1756. Pedido para que se aceitem nos portos portugueses embarcações com passaporte holandês. ANEXO 6: 1785, Junho, 25, Dili - CARTA (cópia) do governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho ao comodoro de Cupão, Willem Adrian Van Este acerca da razão porque foram vedados às embarcações holandesas os portos de Atapupo e Fiolara. ANEXO 7: 1786, Fevreiro, 25, Dili - CARTA (cópia) do governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho ao comodoro de Cupão, Willem Adrian Van Este protestando contra o ataque ao reino de Derimam por um arraial com bandeiras holandesas. ANEXO 8: 1786, Julho, 8, Cupão - CARTA (cópia) do Conselho de Cupão ao governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho, a pedir a entrega de mestre António de Grande, culpado de furto contra a Fazenda Real. ANEXO 9: 1786, Julho, 26, Dili - CARTA (cópia) do governador e capitão-general das ilhas de Timor e Solor, João Baptista Vieira Godinho ao comodoro de Cupão, Willem Adrian Van Este acerca da razão porque não está autorizado a entregar o mestre António de Grande.