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A gravura é uma representação panorâmica de Boavista Recife, título que figura na parte central superior da obra. Feita a tinta preta, esta gravura traz, em primeiro plano, uma embarcação em cuja proximidade se encontram outras de pequeno porte. No centro, uma grande construção exibe, numa das fachadas, a inscrição "anno 1643". A representação dessa casa faz uma ligação entre a faixa de terra, onde se pode ver outras casas, árvores e o rio Capibaribe sobre o qual aparece uma ponte. A obra foi construída a traços leves, com poucos contrastes de luz e sombra, mas permanece expressiva como criação de um registro visual da época. Ao lado esquerdo na parte superior da obra há uma legenda com rubricas em ordem alfabética de A à M.
A obra constitui uma reprodução da conhecida tela de Victor Meireles de Lima, que representou a batalha dos Guararapes, no cenário típico de um conflito armado onde se vê o exército luso-brasileiros e o flamengo. No centro da obra uma figura apresenta-se como ponto de atração visual: André Vidal de Negreiros a cavalo surge imponente no combate. A obra segue os padrões do estilo romântico em que a dramaticidade é enfatizada pela temática em si e pelo jogo de luz e sombra.
Essa obra é uma vista parcial, da tela de Victor Meireles de Lima representando a Batalha dos Guararapes, em Pernambuco. É um detalhe da reprodução anteriormente referenciada.
A gravura apresenta uma composição desenvolvida em dois planos: no primeiro, há a representação de flora, um animal e figura humana. A retratação de um rio, sobre o qual recai uma camada de tom azulado, faz o intermédio com o plano de fundo no qual se vêem figuradas uma parte da ilha e algumas residências. Esta é uma composição organizada de modo simples, e no entanto, apresenta-se como um pormenorizado registro visual-gráfico.
A gravura é uma composição sobre Olinda cuja representação divide plasticamente a obra em dois planos, mediando os quais, está figurada uma faixa de terra, significando a aludida cidade que exibe edificações e vegetação. Na região inferior, encontram-se retratados: o mar, em leve tom azulado, e um grupo relativamente grande de embarcações coloridas em tons variantes do vermelho. Tais embarcações aparecem, pela perspectiva, mais próximas do observador. Encontra-se também figura humana representada na obra. No plano superior, acima do desenho de nuvens, o autor inscreveu o título da obra "Olinda de Pernambuco" e, posto ao lado esquerdo, uma legenda com rubricas em ordem alfabética, de A à Z, que ressalta, em grande parte, a qualidade documental desta gravura.
A gravura concretizada através de uma composição em preto com tons leves, aquarelados, de azul e vermelho, representa uma panorâmica na qual se encontra figurado o Forte de Nassau. Além do Forte, integram a imagem: desenhos de palmeiras, pássaros, figura humana, o mar e jangadas. Os elementos representados, a maneira como o artista os dispôs, bem como os tons sombrios que revestem a paisagem retratada possibilitam um acento quase que poético da obra, sem, no entanto, afastar o seu reconhecimento como um registro visual histórico.