Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
12 records were found.
Essa gravura consiste de uma vista da cidade de Salvador, na Bahia. No primeiro plano, afiguram-se, no mar, duas embarcações nas quais se vê representadas figuras humanas. Ao fundo, vislumbra-se, numa imagem esfumada (para idéia de distanciamento), uma montanha com casas acima e abaixo representando os dois níveis da cidade. Não há fortes contrastes na composição, no entanto, a mesma resultou em uma gravura de boa qualidade artística em razão da composição equilibrada e harmoniosa.
A gravura retrata uma paisagem da cidade de Porto Seguro, na Bahia. A obra foi executada utilizando-se da linha como recurso plástico fundamental, de modo que se pode considerar como uma composição feita de contornos. Estão representados: embarcações - uma caravela e três barcos -, figura humana e animais. A perspectiva não foi seguida à risca (o que não significa falta de conhecimento do artista), o que resultou numa composição cuja leitura revela mais detalhes da cidade retratada porque pode ser feita de mais de um ponto de vista do observador. Há poucos contrastes, a obra é toda linear.
A gravura retrata uma paisagem cidade de São Gonçalo, na Bahia, na qual se encontram figurados: uma igreja em vista frontal, com detalhes de campanário, cruz, clarabóia, janelas e frontão da porta; bem como uma variedade de vegetais. Pode-se perceber um apurado trabalho de textura, e a composição apresenta uma disposição de elementos bastante criativa e dinâmica e sinaliza para uma execução com perícia e conhecimento técnico.
A gravura apresenta uma vista do porto da cidade de Ilhéus, na Bahia, na qual se encontram figurados: aspectos da paisagem natural, como variedades de plantas, no primeiro plano, onde também se vêem representados duas figuras humanas. Ao fundo, a cidade, e montanhas ao longo da mesma. A obra foi realizada seguindo princípios da perspectiva. Há contrastes de luz e sombra. A gravura intensifica, através dos elementos retratados, o aspecto natural paisagístico da cidade.
Vista panorâmica da cidade de Salvador na qual se vêem representadas a parte alta e a parte baixa da cidade, algumas edificações religiosas, o Forte São Marcelo, em meio ao mar, onde também se encontram embarcações, e uma figuração de residências muito típicas. Há contraste de claro-escuro mas não muito intenso.
Essa gravura representa o Hospital da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Salvador da Bahia. O Hospital está figurado ao centro da obra e toma quase todo o espaço disponível. Foi desenhado de modo a poder vislumbrar duas faces do prédio: a fachada, muito bem executada, inclusive, com projeção de sombras, e uma face lateral. À frente do Hospital encontram-se figuradas três personagens e existe na varanda da fachada do edifício. Há contrastes de claro-escuro. A representação segue as normas da perspectiva. A obra apresenta detalhes que só uma mão destra no desenho poderia operar.
A gravura representa as margens do Rio São Francisco, na Bahia. No primeiro plano, há representação de embarcações que se abeiram das margens. Há figura humana, animais e vegetais figurados na obra. Encontram-se também, na gravura, desenhos de edificações. Na parte superior e central da obra, pode-se ler a inscrição: "Castrum Mauritij ad Ripam Fluminis S. Francisci", sobre uma faixa plasticamente bem executada. Vê-se também representada uma cena de descarregamento dos barcos. A obra apresenta fortes contrastes de luz e sombra, tornando a gravura um exemplar enquanto registro.
A gravura representa uma vista panorâmica em cujo cimo se lê a inscrição "Sinus Omnium Sanctoru", numa faixa alada. Há representação do mar, embarcações diversas. As embarcações do primeiro plano foram executadas com muitos pormenores. Ao centro da obra há o continente, onde se vêem edificações, figura humana e animais. Uma legenda, na parte superior direita, dá indicações sobre os elementos representados. A obra apresenta contraste e jogo de luz e sombra, além de revelar domínio da perspectiva.
A gravura representa uma vista de Salvador, na Bahia de Todos os Santos, onde se vê figurada uma grande quantidade de embarcações, no primeiro plano da obra. Ao fundo, se podem distinguir algumas edificações de caráter religioso e civil, uma cidade retratada no alto e outra na parte baixa. Há desenho de torres. No canto inferior esquerdo, há um pequeno mapa do recôncavo da Bahia, com toponímia em português e rubrica do gravador. O trabalho é rico em textura, apresenta bons princípios de perspectiva, e exibe fortes contrastes.
Essa gravura constitui uma obra bem elaborada do ponto de vista artístico, porque a composição foi construída em planos que permitem uma visão global da cidade de Salvador em seus diversos aspectos paisagísticos. No primeiro plano há representação de figura humana que, a julgar pela configuração, são negros que estão a movimentar-se, ao que parece, numa atitude de descontração. O artista os posicionou no quadrante inferior esquerdo, ao lado do qual há uma variada figuração de plantas, entre as quais se pode distinguir palmeiras e bananeiras. Coincidindo com a linha de horizonte encontra-se representado um trecho do litoral que, executado com a técnica do esfumado, poderia significar um distanciamento do observador. Nesse trecho podem ser vistas representações de imóveis. No mar, também constante dos elementos da gravura, encontram-se embarcações. Há contraste de claro-escuro e jogo de luz e sombra.