Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

11 records were found.

Figurino 1: O figurino apresenta um fardamento cuja coloração evidencia tonalidades do azul, do amarelo e do vermelho (vestes), além do branco (atavios) e do preto (chapéu e calçado). Posicionado a modo de semi-perfil, o militar que reveste o uniforme encontra-se segurando uma espada e retratado sobre uma base de coloração verde. Figurino 2: O figurino coloca em evidência detalhes do fardamento através da representação de um militar que se encontra em semi-perfil, portando uma lança e uma espada. Projetado sobre uma base de coloração esverdeada, o militar reveste um fardamento de cores: azul, amarela (vestes), branca (atavios) e preta (chapéu e calçados). Figurino 3: O figurino exibe um fardamento de cores: azul, amarela (vestes), branca (atavios) e preta (chapéu e calçado); encontra-se retratado em semi-perfil, voltado para a direita e portando um fuzil. Vê-se retratado sobre base esverdeada. Figurino 4: O figurino apresenta um uniforme de coloração azul, amarela (vestes), branca (atavios) e preta (chapéu e calçado), encontra-se representado em semi-perfil e tocando tambor, além de ter sido retratado sobre uma base de coloração predominantemente verde.
Figurino 1: O figurino apresenta um fardamento de coloração azul e vermelha, além do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). Posicionado em semi-perfil, sobre uma base de cor verde, o militar porta uma espada. Figurino 2: O figurino reproduz um uniforme de coloração azul, vermelha, juntamente com o branco (vestes) e o preto (chapéu e calçado). O militar, retratado em semi-perfil sobre uma base esverdeada, apresenta-se portando uma lança e uma espada. Figurino 3: O figurino representa um fardamento de coloração azul, vermelha, branca (vestes) e preta (chapéu e calçado). O militar, retratado em semi-perfil sobre uma base esverdeada, encontra-se portando um fuzil. Figurino 4: Esse figurino coloca em evidência pormenores de um fardamento de cor predominantemente vermelha (vestes), com alguns detalhes do branco (atavios) e do preto (chapéu e calçado). O militar que aparece investindo o uniforme, encontra-se em posição de semi-perfil e a tocar tambor.
Figurino 1: O figurino reproduz as cores distintas no uniforme são: azul, amarelo, vermelho, além do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). O militar, representado em posição frontal, porta uma espada. Figurino 2: O figurino reproduz o fardamento do Regimento da Infantaria de Bragança que se acha destacado no Rio de Janeiro. As cores distintas no uniforme são: azul, amarelo, vermelho, além do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). O militar, retratado em posição frontal, porta uma espada e empunha um fuzil
Figurino 1: O figurino reproduz um uniforme do Regimento da Infantaria de Bragança que se acha destacado no Rio de Janeiro, cujas cores variam entre os tons do azul, do vermelho, além do branco (vestes), amarelo (atavios) e do preto (chapéu e calçado). O militar retratado em posição frontal, exibe uma espada. Figurino 2: O figurino apresenta um fardamento do Regimento da Infantaria de Bragança que se acha destacado no Rio de Janeiro, cuja coloração varia entre as tonalidades do azul, do vermelho vestes) e do amarelo (atavios), além do branco e do preto (chapéu e calçado). O militar, representado em posição frontal, exibe uma espada e empunha um fuzil. Figurino 3: O figurino exibe um uniforme do Regimento da Infantaria de Bragança que se acha destacado no Rio de Janeiro, no qual as cores distintas são variações de tonalidades do azul, do vermelho e do amarelo, do branco (vestes), juntamente com o preto (chapéu e calçado). Representado em posição frontal, o militar empunha um fuzil. Figurino 4: O figurino apresenta um uniforme do tambor do Regimento da Infantaria de Bragança que se acha destacado no Rio de Janeiro. A coloração evidenciada por este fardamento oscila entre tons do vermelho, do azul, do branco (vestes), do amarelo (atavios), além do preto. Retratado em posição frontal, o militar aparece a tocar tambor.
Desenho sobre papel a lápis e a bico de pena com tinta preta e vermelha e aquarelado com as tonalidades amarela, ouro, preta, rósea e vermelha. – O suporte é de meados do século XVIII, apresentando excelente textura e grande qualidade. – Desenho, enquadrado por moldura dourada, de coluna quadrangular em estilo neoclássico, com peanha, e com a seguinte legenda: “Diamantes. 2 Cofres / Ouro em pó de S.[ua] Mag.[estad]e. 1.537.399 C 080. / Em barra p.[ar]a o d.[i]to Sen.[ho]r . 13.126 C 000. / Donativo Real. 187.229 C 683 / Dinh[ei]ro p.[ar]a F.[azenda] Re[a]l 1.140.181 C 211 / Ouro Lavrado de P.[arte]s. 4.385 C 200 / Barras de Partes 8.372 C 220 / Dinheiro Manifesto 45.002 C 400 / Prata. 766.002 C 400 / Soma total 3.701.258 C 834 [soma errada; o total é de 3.701.698 C 194 cruzados]. / Milhões. Mil Cruzados / Anno 1760”. Tendo à margem do desenho, em anotação: “Saõ 396 C 000 / Tem mais erros”. – O mapa estatístico dos rendimentos enviados do Rio de Janeiro, com a relação dos diamantes, ouro em pó e em barras, dinheiro arrecadado, donativos e prata, obedece o traçado e o gosto da fase mais expressiva do barroco colonial. – Trata-se de uma pintura com recursos aos tons-sobre-tons de amarelo e dourado e reservando as cores mais fortes do róseo e do avermelhado para ressaltar os elementos relativos ao conteúdo, que constituem os verdadeiros ornamentos que decoram e embelezam a coluna.
Figurino 1: O figurino reproduz o fardamento de um oficial cuja composição de cores apresenta as tonalidades variantes o azul, do vermelho, do amarelo (vestes), além do branco (atavios) e do preto (chapéu e calçado). O oficial retratado encontra-se em posição frontal, portando uma espada e com a mão direita apoiada na cintura. Figurino 2: O figurino destaca o uniforme de um soldado cujas cores evidenciam tonalidades do azul, do amarelo (vestes), além do branco (atavios) e do preto (chapéu e calçado). O soldado, representado em posição frontal, empunha uma arma de fogo e porta uma espada.
Figurino 1: O figurino apresenta um uniforme de coloração predominantemente azul (vestes), com detalhes em vermelho e amarelo (atavios), além do branco e do preto (chapéu e calçado). Em posição frontal o militar aparece empunhando uma espada. Figurino 2: O figurino representa um fardamento com uma coloração que varia entre os tons do azul (vestes) e do amarelo (atavios), ao lado do branco e do preto (chapéu e calçado). O militar ,retratado em posição frontal, porta uma espada e aparece empunhando arma de fogo. Figurino 3: O figurino destaca um uniforme cujas cores ressaltam tonalidade predominantemente azul (vestes), com detalhes amarelos (atavios). Em posição frontal, o militar retratado empunha um fuzil e porta uma espada. Figurino 4: O figurino representa um uniforme cuja coloração é predominantemente vermelha (vestes), com detalhes do amarelo (atavios), acrescidos do branco e do preto (chapéu e calçado). O militar apresenta-se tocando tambor e se encontra figurado em posição frontal.
Figurino 1: O figurino apresenta o fardamento de um oficial, cujas cores evidenciam tonalidades do azul, do vermelho (vestes), do amarelo (atavios) e preto (chapéu e calçado). O militar, representado em posição frontal, exibe uma espada. Figurino 2: O figurino destaca o uniforme de um oficial inferior, no qual se distinguem as seguintes cores: azul, predominante, amarelo, além do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). Em posição frontal, o oficial retratado porta uma espada e empunha um fuzil. Figurino 3: O figurino retrata o fardamento de um soldado cuja coloração apresenta como predominante o tom do azul (vestes), acrescido do amarelo (atavios), do branco e do preto (chapéu e calçados). O soldado foi representado em posição frontal e porta um fuzil. Figurino 4: O figurino reproduz o uniforme de um tambor cuja coloração põe em evidência a cor vermelha (vestes), predominante, com detalhes em azul, amarelo (atavios), branco e preto (chapéu e calçado). O militar, retratado em posição frontal, aparece tocando tambor.
Figurino 1: O figurino apresenta um fardamento de coloração azul, vermelha, branca (vestes) e preta (chapéu e calçado). O militar retratado, encontra-se em posição frontal e empunhando uma espada. Figurino 2: O figurino reproduz um uniforme cuja coloração emprega tons variantes do azul, do vermelho, além do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). O militar, retratado em posição frontal, aparece empunhando um fuzil e portando uma espada. Figurino 3: O figurino apresenta um uniforme cuja coloração acentua predominantemente a cor azul, ao lado do vermelho, do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). O militar retratado empunha um fuzil, porta também uma espada e encontra-se em posição frontal. Figurino 4: O figurino destaca um fardamento de coloração predominantemente vermelha, mas com pormenores revestidos de azul, de branco (vestes) e de preto (chapéu e calçado). O militar que veste o uniforme foi retratado em posição frontal e aparece tocando tambor.
Figurino 1: O figurino reproduz o fardamento de um oficial cuja coloração apresenta tons do azul, do vermelho, além do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). O militar, retratado em posição frontal, apresenta uma espada. Figurino 2: O figurino apresenta o fardamento de um oficial inferior cuja coloração deixa perceber tonalidades do azul, do vermelho, além do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). O militar, retratado em posição frontal, porta uma espada. Figurino 3: O figurino retrata um fardamento de soldado. As cores que se vêm são: azul, vermelho, branco (vestes) e preto (chapéu e calçado). Representado em posição frontal, o militar empunha um fuzil e porta uma espada. Figurino 4: O figurino representa o uniforme de um tambor que apresenta como cores o vermelho como predominante, o azul, além do branco (vestes) e do preto (chapéu e calçado). Retratado em posição de semi-perfil, o militar aparece tocando tambor.
Desenhos sobre papel a bico de pena com tinta preta, aquarelados a negro e traçados a sépia, formando tonalidades escuras acinzentadas em contraste com o branco. – Os suportes apresentam as mesmas texturas, vergaturas, pontusais e marcas de água. – As representações manifestam no conjunto o traço do desenho de caráter técnico da segunda metade do século XVIII. Os documentos iconográficos descrevem com grande riqueza de detalhes o processo de fabrico de anil na Capitania do Rio de Janeiro, tendo ao alto uma legenda e, no número um, uma exposição mais desenvolvida acerca dos diversos níveis do trabalho. – Os desenhos são enquadrados por frisos ou molduras. – Títulos na folha dupla que envolve os documentos. – O texto foi provavelmente redigido no Rio de Janeiro. – Data segundo a bibliografia. Contém: Nº 01 : Fabrica de Bateria de Pecota , e agoa do Rio Corrente . – 34,2 x 21,5 cm Nº 02 : Fabrica de coxos com Bateria de maó e agoa lavada a maô . – 34,1 x 21,6 cm Nº 03 : Fabrica Ligeira de Canoas com Bateria de roda de maõ . – 34,1 x 21,5 cm Nº 04 : Fabrica de Bateria de rodo ( sic ) de mão , e agoa levada p[o]r Nora . – 34,2 x 21,6 cm Nº 05 : Fabrica de Bateria de Pendula com agoa Levada p[o]r bomba . – 34,5 x 21,8 cm Nº 06 : Fabrica de Bateria de Roda . – 34,3 x 21,5 cm Nº 07 : Fabrica de Bateria de Balanço com Roda de Nora . – 34,2 x 21,5 cm Nº 08 : Fabrica de Roda de Balandeira . – 34,6 x 21,6 cm Nº 09 : Prença de espremer o Anil . – 34,3 x 21,5 cm