Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Balanças do Comércio de 1776, 1777, 1783 (esta só entre Portugal e Nações Estrangeiras), 1796, 1797, 1798 (só entre Portugal e os seus Domínios) , 1808 e 1822. Algumas apresentam um relatório inicial, no caso da de 1808 e de 1822 está assinado por Mauricio Jozé Teixeira de Moraes . Apresentam os registos das importações e exportações entre praças ou países, enumerando em regra os produtos, a sua quantidade e valores, com demonstrações dos valores totais das mercadorias.
Transcrição, na integra, dos documentos expedidos. Apresenta o seguinte termo de abertura: "Livro 3º que ha de servir nesta Contadoria da Superintendência Geral dos Contrabandos, e Descaminhos dos Direitos Nacionais, e Balança do Commercio, para se Registarem as Ordens que se expedem ás Alfandegas do Reino Unido, e a outras Repartições, e declaro que o L.2º se consumio no incendio de 10 do corrente mez. Lisboa 14 de Junho de 1821. Maurício José Teixeira de Moraes." Rotulado como livro terceiro do registo das ordens expedidas da Contadoria da Superintendência Geral dos Contrabandos, com nota de se haver perdido o segundo no incêndio de 1821.
Registo de navios que levam guias de seus despachos dirigidos aos juízes das Alfândegas do Brasil, Ásia, África e Ilhas. Compreende: Portos para onde vão, data das guias, nome dos navios e nome dos mestres. Apresenta o seguinte termo de abertura: "Livro 2º que ha de servir para Registo da Sahida dos Navios que levão Guia dos seus Despachos dirigidas aos Juizes das Alfandegas do Brazil, Azia, e Africa, e Ilhas, tendo principio em Janeiro deste anno; e declaro que o Lº1º se consumio no fatal incendio do dia 10 de Junho do dito anno, extrahido das Petições, e Bilhetes de Vizitas que se salvarão; e para constar fiz esta declaração. Contadoria da Superintendencia Geral dos Contrabandos e Descaminhos dos Direitos Nacionaes em o 1º de Setembro de 1821.Mauricio Joze Teixeira de Moraes." Rotulado como livro segundo do registo da saída dos navios, tendo o primeiro livro sido destruido pelo incêndio de 1821.
Mapas estatísticos de importação e exportação relativos a vinhos, sedas, lanifícios, algodões, casca de sobro e carvalho, cortumes, instrumentos de agricultura, chapéus, cremor de tártaro, urzela, aguardente, frutas, bacalhau, manteiga e queijo, arroz, e mapas gerais, por produtos, por nações ou só de totais, predominantemente para os anos de 1796 a 1830 e, excepcionalmente, para os vinhos, de 1678 a 1820. Rotulado como livro primeiro de registo de mapas e demonstrações e tabelas.
Transcrição, na íntegra, dos documentos recebidos: ofícios, portarias, nomeações, despachos. Volume rotulado como Livro Segundo do Registo das Ordens da Contadoria da Superintendência Geral dos Contrabandos.
Enumeração, por ordem alfabética , dos produtos importados e exportados, indicando as quantidades para cada país e a quantidade e o valor na totalidade. No fim apresenta , dois mapas nos quais se condensam todos os elementos.