Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
30 records were found.
Documentos referentes ao transporte de adubos dos Serviços Filoxéricos de Lisboa, Guimarães, Viseu, Torres Novas, Minho e Douro, Beira Alta, aos Caminhos de Ferro Portugueses.
Tabela de preços fixados pelas Câmaras Municipais para venda do miho, centeio, cevada e fava, nos distritos de Viseu, Portalegre, Lisboa, Bragança, Guarda, Coimbra. Fiscalização de milho, centeio, fava, cevada em vários armazéns de cereais.
Ofícios do governo sobre distribuição de viveiros não enxertados. Mapas que acompanharam a circular nº 22 e 23.
Quadros da distribuição de videiras americanas concedidas aos viticultores no cumprimento do disposto no artº 16º do decreto de 30 de Setembro de 1892.
Aquisição pelos vitivinicultores de Torres Vedras de videiras de castas francesas e portuguesas. Mapa dos agicultores que requisitaram videiras francesas e protuguesas para enxertar bem com as quantidades de cada variedade.
Mapas de distribuição de plantas de videiras americanas para o Viveiro de Bencatel no distrito de Évora; Viveiro de Alcobaça; Escola Elementar de Agricultura Prática de Santarém; Viveiro de Oliveira do Hospital; Torres Vedras; Anadia; Viveiro de Lousada; Viveiro de Dois Portos; Viveiro de Mafra; Escola Elementar de Agricultura Prática de Viseu; Régua.
Ordens de serviço referentes a distribuição de videiras americanas; preços; quantidades e qualidade das plantas.
Concurso para adjudicação de fornecimento de sulfureto de carbono segundo a ortaria de 11 de Dezembro de 1891.
Fornecimento de videiras americanas. Respostas dos requisitantes das videiras aos ofícios relativos a saldos de dinheiro em divida. Pareceres e despachos ministeriais sobre aquisição e distribuição de videiras. Mapa detalhado de expedição de videiras pelos requisitantes. Brochura da Direcção Geral de Agricultura sobre "Distribuição de videiras americanas provenientes de França". Correspondência entre o Director Geral de Agricultura, Elvino de Brito e o Château de Salettes fornecedor de videiras.
Requisição de videiras americanas pelos viticultores dos distriots de Lisboa; Braga; Guarda; Portalegre; Viana do Castelo; Funchal; Bragança; Aveiro; Viseu; Vila Real; Porto; Santarém; Leiria. Ofícios a proprietários franceses sobre o custo das cepas.
Ofícios da Estação Ampelo-Filoxerica do Centro sobre produção de vinho. Mapa explicativo de castas. Planta do viveiro de Anadia. Brochura da revista mensal "A vinha portuguesa" de 1893. Planta da Estação Ampelo-Filoxerica do Centro referente à Bairrada.
Correspondência do Consul Geral de Portugal em Alexandria e da Associação Cooperativa Internacional para fornecimento de vinho do Porto.
Apontamento com o título " Algumas palavras sobre a criação cavalar no nosso país" do Barão da Torre de Pero Palha.
Requisição de videiras americanas para Santarém; Arruda; Régua; Vise; Óbidos; Loulé; Mangualde; Portalegre; Évora; Funchal; Torres Vedras; Coimbra.. Mapa detalhado de distribuição de videiras pelos requisitantes. Correspondência com produtores franceses e o Director Geral de Agricultura, Elvino de Brito.
Diploma referente à prorrogação do prazo para ensaio da cultura do tabaco na região vinhateira do Douro.
Índice de decretos, portarias e circulares publicads desde 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 1899 pelos Serviços Agrícolas.
Boletins de ajudas de custo e subsídios de marcha de pessoal em diversas missões.
Nomeações de pessoal para Instituto de Agronomia e Veterinária e Instituto Agrícola. Cartas de serventia vitalicias outorgadas por D. Luis. Mapa nominativo de pessoal e vencimentos.
Assuntos de pessoal da Estação Agrária de Viseu; Escola Prática de Agricultura de Faro; Estação Agrária de Évora; Estação Transmontana de Mirandela; Estação Prática de Arboricultura e Horticultura de Tabuaço.
Aquisição de videiras em França. Transporte de videiras pelos caminhos de ferro portugueses. Mapas de requisitantes de videiras. Ajudas de custo e subsídios. Brochura em italiano sobre as medidas a adoptar para o combate da filoxera.
Folhas de vencimento do Serviço Agrícola do Porto.
Vencimentos e ajudas de custo da Junta de Crédito Agrícola.
Parecer e despacho ministerial autorizando o estabelecimento de um viveiro de cepas americanas no concelho de Barcelos. Questão sobre o arrendamento dos terrenos no posto da Orta, no concelho de Anadia. Viveiros do Socorro, no Porto. Viveiro das Cortes no distrito e Leiria. Viveiros no Pinhal Novo. Transferência de viveiros de Castelo Branco para Portalegre. Viveros na Vidigueira. Viveiros de Loulé. Escritura de arrendamento no Posto de tratamento no Cartaxo. Viveiro da Guarda. Viveiro de Alcobaça. Viveiro de Nelas. Contrato de arrendamento da propriedade de Vila Mêa em Campanhã. Viveiro do Ribatejo. Posto experimental de Ervedosa do Douro. Viveiros de Angra do Heroismo, Funchal e Ponta Delgada. Despachos ministeriais autorizando a criação, transferência e supressão de viveiros.
Recibos de pagamento de viveiros importados de França. Correspondência com os requisitantes de viveiros.
Pagamento do transporte de adubos aos Caminhos de Ferro do Douro, Torres Novas e ramal de Viseu.
Requisição de videiras americanas para os concelhos de Mafra, Fundão, Anadia, Oliveira do Hospital. Mapas de distribuição das plantas e videiras.
Ofícios a solicitar o preço de venda das videiras americanas conforme indicado no Diário do Governo, nº 256 de 10 de Novembro de 1894. Requisição de fundos a pagar ao Crédit Lyonnais. Ofício do produtor francês Paul Martial sobre as videiras. Mapas de videiras que podem ser vendidas aos vitivinicultores.
Relação de pessoal da Secção dos Serviços Florestais.
Nomeações provisórias de pessoal para funções de fiscalização sanitária. mapa nominativo de pessoal e vencimentos da Estação Agronómica de Lisboa.
Apólices de seguros (3) da Companhia "The Marine Insurance Company"; "The Yorkshire Insurance Company" e da "London Assurance Corporation" ao navio Glensloy para o transporte de trigo entre a Argentina e Uruguai para Lisboa.