Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

10 records were found.

Pedido de provisão (1793) para uma fábrica de diversas qualidades de cerveja que João Tatham pretende estabelecer em Lisboa e que foi deferido depois de parecer favorável do Deputado da Junta do Comércio. Em 1795, pede isenção de direitos alfandegários e em 1796 já de sociedade com Luis António de Araújo e com fábrica instalada na Junqueira (nas casas que foram de Lazaro Leitão Aranha) pede "declaração de privilégio de aposentadoria passiva".
Pedido de provisão e privilégio exclusivo para uma fábrica de cerveja de gengibre (ginger- ale), água de soda e limonada parisiense que pretende estabelecer em Lisboa, para o que importou de Londres uma máquina recentemente inventada para o efeito. Tem junto um parecer favorável de João Fletcher e outro desfavorável do Desembargador Conservador dos Privilégios do Comércio, pelo que lhe foi deferido o pedido de provisão, mas não o de privilégio exclusivo.
Pedido de privilégio exclusivo para uma fábrica de "cerveja de Spruce", que pretende estabelecer em Portugal. Tem junto o parecer do Dr. José Pinheiro de Freitas Soares, a pedido da Junta do Comércio, por a dita cerveja ser considerada pelo requerente como boa para a saúde. Não tem despacho, a deferir ou não, o requerimento.
Pedido de provisão (1790) para uma fábrica de cerveja que pretende estabelecer em Lisboa, encontrando-se junto o parecer favorável do deputado da Junta do Comércio, Domingos Vandelli. Em 1792, pede privilégio exclusivo que não lhe é concedido, e em 1794 requere isenção de direitos alfandegários, que também lhe é negado. Junto de ambos os pedidos encontra-se treslado da provisão concedida em 1790.
Pedido de provisão para uma fábrica de cerveja que pretende estabelecer em Lisboa, no Poço do Bispo. Foi deferido.
Pedido para ser matriculado como caixeiro da Real Fábrica de Cerveja e Genebra, de Claudio Sauvinet & Filhos, sita em Lisboa, na Rua do Abarracamento de Vale Pereiro. Foi deferido.
Pedido de provisão (1800) para uma fábrica de cerveja que pretende estabelecer em Lisboa, sendo-lhe deferido depois do parecer favorável do Deputado Inspector da Junta do Comércio em que é referido que comprou "os pertences da extincta Fábrica de Cerveja de Luis António (de Araújo) e João Tatham estabelecida na Junqueira". Em 1802, e ainda sem ter feito uso da provisão obtida, pede autorização para comprar um forte arruinado (Forte dos Cães) situado junto à Fonte das Pipas, em Almada, para aí estabelecer a fábrica, o que lhe é negado de acordo com o Parecer da Junta do Comércio, por esta considerar que semelhante localização seria favorável ao contrabando.
Pedido de provisão para uma fábrica de cerveja e genebra que pretende estabelecer em Lisboa (?) por já ter terminado o prazo do privilégio exclusivo concedido a Claudio Sauvinet & Filhos. Foi deferido.
Pedido de provisão para uma fábrica de cerveja que pretende estabelecer em Lisboa. Foi deferido depois de parecer favorável do Deputado Inspector da Junta do Comércio.
Fundamentação do pedido de provisão para uma fábrica de cerveja que pretende estabelecer em Lisboa, onde já tem um armazem de venda de cervejas estrangeiras, que lhe foi negado por mais de uma vez, devido a queixa de outro fabricante (Claudio Sauvinet & Filhos) com privilégio exclusivo.