Search results

48 records were found.

Petição de Gabriel Castilho e nomeação do dito a favor de sua irmã da Qtª da Bairrada.
Inventário dos bens que ficarão por tratar por falecimento de D. Luiza Thereza de Mendonça, mulher de Gaspar Pereira do Rego.
Duas cartas e um poema, sendo as cartas dirigidas respetivamente a "Monsieur le Redacteur du Diário Iluistrado" e a "meu caro Zagalo" tendo o poema o título "Testamento de Benito Mussolini".
Envelope com documentos avulso, composto por: três folhas de pequena dimensão com, respetivamente, nomes de quintas e jazigos; uma quadra sobre o Zagalo (vulgo mete-o-espicho); uma folha de agenda, com datas anotadas da morte da mãe e da tia Verbena; um cartão de Boas Festas da CMA, assinado pela presidente Maria Emília de Sousa, com o motivo de Painel de azulejo do século XVIII, do jardim do Solar dos Zagallos e dois cartões de visita de Rodrigo de Mello Carneiro Zagallo e de Maria Isabel Serra Carneiro Zagallo e Mello.
Declaração de recebimento assinada por José Vitorino Holbeche.
Correspondência trocada, entre Rodrigo de Mello Carneiro Zagallo e o Duque de Palmela - redigido pelo seu representante - acerca de retrato do avô do primeiro, em suporte de xilogravura, o Desembargador João de Mello Carneiro Zagallo, que é emprestado, a pedido do duque e posteriormente devolvido.
Trata-se de documentos avulsos, onde se encontra um recibo de Armazém de Móveis e Estofos pela compra de mobiliário, no valor de 270$000, e ainda anotações sobre a Quinta do Paço da Sobreda e referência a várias escrituras avulso.
Trata-se de um folheto alusivo ao Forte de Santa Catarina - Figueira da Foz, intitulado "A Figueira da Foz e a Guerra Peninsular - Na mais linda praia de Portugal", com referência a Bernardo António Zagalo e ao papel que desempenhou, quando da primeira invasão francesa, comandando um destacamento de académicos, na sua maioria, que logrou desalojar os militares franceses que tinham ocupado o forte.
Trata-se de uma petição assinada por 153 proprietários ao rei, sobre a construção de uma nova estrada que partisse do largo da Piedade, seguindo pela Qt.ª dos Frades, aproveitando as azinhagas do Vale de Mourelos e da Urraca até à Sobreda, declarando os signatários a cederem gratuitamente o terreno, para o respetivo alargamento da estrada.
Carta Patente concedida por Dom Luiz, rei de Portugal e dos Algarves, para nomeação de António de Mello Carneiro Zagalo, Alferes do Regimento de Infantaria, número sete, no posto de Tenente e "com elle haverá soldo que lhe competir e gozará de todas as honras, privilégios, isenções e franquezas que direitamente lhe pertencerem. E aos Cabos, Officiaes e Soldados seus subordinados que lhe obedeçam e guardem suas ordens."
Carta Patente concedida por Dom Luiz, rei de Portugal e dos Algarves, a António de Mello Carneiro Zagalo, Capitão de Infantaria, em inatividade, a conceder-lhe a reforma, no posto de Major, em conformidade com a lei, por ter sido julgado incapaz do serviço ativo pela Junta Militar de Saúde, e nesta qualidade "haverá o soldo que lhe competir e gozará de todas as honras, privilégios, isenções e franquezas que direitamente lhe pertencerem".
Livro com lembranças particulares e seis estampas avulso - duas de "Sancto Alexandre", três de "Notre Dame de Delivrance" e uma de "S. Gregorio de Nyssa".
Documentos de quitação e compra, com referência a António Xavier Carneiro Zagallo e Mello
Texto de Manuel Cargaleiro, e convite, em envelope - enviado a Dona Guilhermina Maria dos S. Zagallo e Mello, Linda-a-Velha - da exposição de cerâmica de Raquel Zagalo, promovida pela Comissão de Belas Artes dos Alunos da Academia Militar, no seu Centro de Convívio, em Lisboa (1873).
Luiz Galvão d'Azambuja (Maria de Brito Zagalo) - Quinta da Caparica.
Escritura de Compra e Venda, entre António Xavier Carneiro Zagalo e Melo e esposa, D. Maria Isabel Serra Carneiro Zagalo e Melo, que compram a Júlia Maria Rodrigues Flores e outros, um prédio urbano sito, na Rua Elias Garcia, Cacilhas, pelo valor de 16.720$20.
Trata-se de alvará para administração do legado de "quatorze mil Libras sterlinas e juros acumulados testado pelo (...) Conde da Povoa passado a requerimento do Legatario seu filho Henrique Teixeira Sampaio".
Caderneta da Mocidade de João Batista Carneiro Zagalo e Melo.
Pedido de declaração, por Francisco Carneiro Rebello Palhares Zagallo e Mello, em nome de sua mãe, e para inventário desta, D. Marianna Augusto d' Albuquerque Rebello Palhares, relativo ao valor que pertence a cada instituidor de dois padrões de morgados, de que é co-administradora, com José Rebello Palhares e sua mulher.
Escritura de uma casa que fez Mathias de Oliveira a João Ferreira de uma courella de vinha, a qual se acha encorporada, na Qtª do Posso, no lugar da Sobreda.
Escritura de uma casa que fez Mathias de Oliveira de duas courellas, no lugar da Sobreda, a Manoel Coelho e sua irmã, Qtª do Posso.
Escritura que fez Ruy Diaz de Espinoza a Lourenço Taveira do Avelar de uma vinha chamada o Cerrado.
Escritura que fez Mathias de Oliveira Domingos Antunes de um bocado de vinha, no lugar da Sobreda.
Escritura de compra que fez Mathias de Oliveira a Jerónimo Botelho de umas casas, pomar, vinha e mato, no lugar da Sobreda, na qual é hoje a Qtª do Poso.
Petição que fez Mathiaz de Oliveira ao juizo das capellas para concentir em umas trocas que fez com Jeronimo Botellha de um bocado de terra, no lugar da Sobreda.
Escritura de aforamento que fez José Vaz Pimentel a Lourenço de P. e Margarida de Souza, da Qtª do lugar da Sobreda.
Sentença de quitação.
Escritura de aforamento que fez Mathiaz de Oliveira a António.
Documentação diversa: Estatutos da Irmandade de Nossa Senhora do Bom sucesso, de Cacilhas, Freguesia e Concelho de Almada e referência genealógica do início da família Zagallos (séculos XII e XIII).
Trespaço que fez Manoel da Fonseca a Mathiaz de Oliveira, de 26 palmos de terra da sua Qtª da Sobreda.
Petição que fez Mathias de Oliveira a respeito de uma compra a Lourenço de Brito, em uma vinha, no lugar da Sobreda.
Três documentos avulsos, provavelmente, apontamentos ou rascunhos, sendo no primeiro referido Diogo Gomes Zagallo, senhor da Villa Fernando, sua linhagem dos Zagallos e respetivo brasão, enquanto o segundo, breve, refere foros, morgadio e escrituras e o terceiro refere a vinha da Quinta da Romeira, a lavoura da Quinta de Baixo e as casas nobres, jardim e vinha da Quinta da Sobreda e Rendimento Coletável de 985 mil réis.
Petição que fez O. Mathias de Oliveira que se meteram mareos a separar um bocado de terra, no lugar da Sobreda.
Carta Patente concedida por Dom Luiz, rei de Portugal e dos Algarves, para nomeação do Tenente do Regimento de Infantaria, número sete, António de Mello Carneiro Zagalo, para "Capitão do Batalhão de Caçadores número sete, desta companhia. E com elle haverá soldo que lhe competir e gozará de todas as honras, privilégios, isenções e franquezas que direitamente lhe pertencerem. E aos Cabos, Officiaes e Soldados seus subordinados que lhe obedeçam e guardem suas ordens". No verso refere o registo, na folha 90, do livro 17, de Patentes, 23 de Outubro de 1871.
Carta Patente, pela qual “Vossa Majestade Há por bem Nomear Tenente do Regimento de Infantaria número sete o Alferes do mesmo Regimento António de Mello Carneiro Zagalo, pela forma acima declarada."
Livro impresso de elogio “À Illustrissima Senhora D. Marianna Victoria Zagallo e Mello “No Plausível Dia dos Seus Annos”, esposa de Francisco de Paula Zagallo e Melo, com Soneto, com 24 estrofes, canção e elogio, por J. de F. M. C.
Carta Patente concedida por Dona Maria, Rainha de Portugal e dos Algarves, para nomeação do Alferes do Regimento de Infantaria número oito, António de Mello Carneiro Zagalo, para Porta Bandeira do Regimento de Infantaria número dezasseis. Acresce despacho do Duque de Saldanha, do Quartel General. No verso: quatro registos, de liquidação do Ministério da Guerra, com datas, entre maio e junho, do mesmo ano.
António Xavier Carneiro Zagallo e Mello e seu mulher “Marianna Augusta Rebello de Albuquerque Palhares” fazem procuração, a favor de Agostinho José Correia.
Carta Patente, pela qual “Vossa Majestade Há por bem Nomear o Capitão do Batalhão de Caçadores número sete o Tenente do Regimento de Infantaria número sete António de Mello Carneiro Zagalo, pela forma, acima declarada.
Requerimento de Francisco de Paula Carneiro Zagallo e Mello, ao terrado da Câmara, para a construção de um poço novo numa quinta que possuía, no lugar da Sobreda.
Declaração de não dívida emitida por, António Augusto Feijó Guerreiro Mate, na qualidade de procurador, a António Xavier Carneiro Zagallo e Mello.
Documento refere interdição por demência de “Dona Maria da Conceição Carneiro Zagallo e Mello, solteira, de maior edade”, residente, em Almada, representado pelo seu tutor Sebastião de Mello Carneiro Zagallo. O documento refere-se aos bens detidos por esta senhora, com as respetivas descrições prediais. Contém um recibo da Conservatória da Comarca de Santarém, em nome da senhora, com o valor de seis mil trezentos e quarenta réis e rascunho da soma do valor pago.
Trata-se de um caderno, pertencente a Maria Isabel Carvalho Serra Zagallo e Melo, de capa dura ornamentada, com poemas e textos sobre o amor, com algumas estampas com dedicatórias. Contem ainda, em pequenas folhas avulso, poemas, estampas, recortes de jornal e de poemas impressos, postais e alguma correspondência, onde surge o nome do destinatário - Rodrigo Zagalo. O amor é o único tema.
Certificado de Foro "sem interesse" de António Xavier Carneiro Zagallo Melo, sito, em Sobreda, com referência a petição, despacho e réplica, datados de 1680.
Trata-se de um conjunto de anotações e correspondência, abarcando períodos díspares - mais de um século - com referência a locais como Labrugeira e Faro de Alenquer (Zibreira), relativamente a informações sobre recebimento de foros.
Intimação pelo encarregado geral, Joaquim Miguel Cardoso de Carvalho, a dois mestres operários, de um mandato, referente a uma obra do Desembargador José Batista Esteves.