Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
35 records were found.
Escritura de desistência que fez Jerónimo Gonçalves e sua mulher a Maria de Almeida, de duas courellas de vinha.
Escritura de compra que fez Rodrigo de Oliveira Zagallo a António Duarte de Carvalho.
Escritura de aforamento que fez D. Francisca Micaella ao Stº Mor Francisco Duarte de Vasconcellos.
Escritura de aforamento que fez D. Francisca Micaella ao Stº Mor Francisco Duarte de Vasconcellos.
Escritura de compra que fez o Desembargador Rodrigo de Oliveira Zagalo, de uma Vinha, no lugar da Sobreda.
Escritura de quitação que deu António Monteiro a Ana Maria, viúva de José Monteiro, por dívida.
Escritura de aforamento que fez Pedro da Silva a António R. da Costa, de três courellas de vinha.
Escrito de recibo de José da Silva Leal comprou ao desembargador Rodrigo de Oliveira Zagallo.
Escritura de compra que fez o Desembargador Rodrigo de Oliveira Zagalo, de uma Vinha, no lugar da Sobreda.
Escritura de doação que fez Gaspar Pereira.
Escritura de aforamento, no Bairro da Figueira.
Escritura de esponsalicio e ante nupcial, entre Dona Maria Amália da Cunha d'Eça e Almeida e Francisco Carneiro Rebelo Palhares Zagallo, tendo-se a escritura realizado, no sítio do Portinho da Costa, na presença dos pais da nubente, António Gonçalves d´Almeida e Maria Amália da Cunha d' Eça Costa e Almeida e o nubente, maior de vinte cinco anos e filho legítimo de António Xavier Carneiro Zagalo e Melo e de Dona Mariana Augusta Rebelo Palhares.
Escritura de constituição de sociedade comercial, em nome coletivo, sob a designação da firma Silva, Serra, Lda (casa Serra), sendo constituída por Joaquim M. P. Falcão Lda, sócio gerente, Manuel Alves Ferreira Carlado, António Serra e João da Cruz David e Silva, todos comerciantes.
Escritura de venda, quitações do preço e do laudomio, reconhecimento do foreiro e obrigação de um prédio, na Calçada de Cacilhas, de transação efetuada, entre "Mathilde Izabel Carrilho e Silva" e "Rodrigo de Mello Carneiro Zagallo", sendo este o comprador do prédio sito, na Calçada de Cacilhas, Rua da Pedreira, n.ºs 32 a 35, outrora Largo do Poço, com os n.ºs 19 a 21.
Escritura de venda, quitação, distrate, pagamentos e obrigações, relativo a propriedade foreira de Rodrigo Zagallo e Carlota Zagallo.
Trata-se de diversos documentos, com Escritura da compra do prédio, na Rua Elias Garcia, n.ºs 32, 33 e 34, registado em nome "da tia Nazareth", que instituiu seu herdeiro universal Rodrigo de Mello Carneiro Zagallo e documentos avulsos, com descrição de diversas propriedades.
Trata-se de um conjunto de documentos, onde se destaca a Escritura de compra que fez Francisco Moita a Eufémia Rosa, relativamente a uma moradia de casas sitas, no lugar da Sobreda, e posteriormente António Xavier Carneiro Zagallo e Mello, morador, na sua quinta da Sobreda, apresentou uma Escritura, relativa a uma propriedade que provou pertencer-lhe, assim como o domínio direto de foro anual de mil e seiscentos reis, com vencimento pelo natal e laudémio de quarentena imposta ao prédio número 495 sito, na Sobreda.
Registo de Escritura, com referência a Veríssimo Zagalo Preto.
Escritura de reconhecimento de foreira “que faz Rafael Fortunato Alves da Cunha e sua mulher Dona Maria Rita Fernandes Cunha ao Excelentíssimo António Xavier Carneiro Zagallo e Mello (…) no lugar da Sobreda”.
Em continuação, no “Número duzentos e oitentas e seis” o acima referido, “casado com Dona Marianna Augusta d´Albuquerque Rebello Palhares”, morador na sua Quinta da Sobreda apresentou a escritura referida e nessa data, acerca do foro que provou pertencer-lhe “o domínio directo do foro anual de quatro mil e duzentos reis.
Seguidamente e com o “Número quinhentos e seis” surge referência a um prédio rústico, casa, vinha e árvores, no sítio da Silveira, desta “freguesia de San Thiago” (…) “tendo o valor venal de quatro contos de reis”.
Mais à frente, em suporte em pergaminho e com data bem anterior (1748, agosto, 19) refere que “António Verissimo Correia de Lacerda”, comendador da Ordem de Cristo e Alcaide mor de Trancoso possui como “emfiteusa em Segunda Vida a Prazo de uma Quinta chamada de Silveira, sita na Caparica, termo da Vila de Almada, com confrontações foreiras a do “Rdº Virissimo Zagallo Preto, Freire de Palmela, administrador da Cappella de São Bartollomeu, instituída por Bartolomeu Joannes” no ano de 1726, e que com escritura de renovação nomeou o primeiro testamento seu sobrinho administrador desta cappella.
Relativo ao Lugar de Merceanna, termo da Villa de Aldegallega.
Escritura de dissolução, liquidação e partilha da sociedade comercial de João Baptista de Carvalho Serra, realizada, em Cacilhas, na residência de Rodrigo de Melo Carneiro Zagallo.
Escritura de compra que fez Mathias de Oliveira a Jerónimo Botelho, de 2 courellas de vinhas, no lugar da Sobreda.
Escritura de compra que fez Catharina Serra, mulher de Manuel da Fonseca Saraiva, a Joanna Gomez, viúva de João Antunez, de umas casas, vinha e mato, no lugar da Sobreda.
Escritura de compra que fez a Gonçallo de Movilhas de um quarto de vinho a Alberto Vaz, em uma vinha, no lugar da Sobreda.
Escritura de aforamento que fez Simão Tristão a Bastião de umas casas e courelas de vinhas, no lugar da Sobreda.
Escritura de reconhecimento que faz Domingos José Ferreira e sua mulher Victorina Rita, moradores, nos Capuchos, da propriedade foreira, incluindo “cazas de morada”, a António Xavier Carneiro Zagallo e Mello, sita, no lugar da Sobreda, freguesia da Nossa Senhora do Monte de Caparica. A escritura de Reconhecimento n.º 23, com a presente data, que é ainda composto de 9 de Janeiro de 1820 e dois de 1815, respetivamente, de 20 de Fevereiro e 20 de Julho.
Escritura de compra que fez Mathias de Oliveira, de courela e de uma vinha.
Contrato e Dote para casamento de Dona Maria da Arrábida Carneiro Zagallo e Mello, em estado de Donzela, filha de Francisco de Paula Carneiro Zagallo e de Marianna Victoria Zagallo Preto, com Joaquim José Rodrigues, solteiro, filho legítimo de Joaquim José Rodrigues e de Dona Anna Sophia Jonas, já falecidos.
Escritura de aforamento que fez Ana Vaz Simão Tristão de uma vinha, no Serrado.
Escritura de Capeão que fez Dona Maria Joaquina da Conceição Serra, moradora, em Cacilhas, freguesia de São Tiago, a António Xavier Carneiro Zagallo e Mello, morador, na Sobreda.
Escritura de foros de propriedade de, António Xavier Carneiro Zagallo e Mello, representado pelo procurador “Luiz José Pinto Camêllo”, sita, na Estrada ou Rua de Entremuros, Campolide, a favor de Raimundo José Pinto, proprietário, e sua mulher “Dona Maria Balbina dos Reyes” e Faustina Maria Fernandes, solteira, com o pagamento anual de 6.600 réis.
Escritura de venda, quitação e lista de atribuição, reconhecimento de foreiro e obrigação, relativo a foro de courela, na Quinta do Cebolal, freguesia de Caparica.
Escritura de venda e quitações de foro, entre Anna Joaquina Felix, legítima possuidora de um prédio urbano, constante de lojas, primeiro andar e quintal, situado, na Sobreda, freguesia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, concelho de Almada, foreiro a Rodrigo de Mello Carneiro Zagallo [que viria a falecer em 1917].