Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identification
Description level
DC
Reference code
PT/AHALM/CMALM/U/001/00029
Title
IV Festa do Teatro de Almada.
Holding entity
Arquivo Histórico de Almada.
Initial date
1987-07-02
Final date
1987-07-17
Dimension and support / Extents
187 docs. fotográficos (positivos, cor e p/b); papel.
Content and structure
Scope and content
Contém registos fotográficos da IV Festa de Teatro de Almada integrada nas Festas da Cidade de Almada, «[…] decorre na Almada Velha de 2 a 17 de julho, e é organizada pela Câmara Municipal de Almada e pela Companhia de Teatro de Almada-Grupo de Campolide. As peças que serão representadas e os respetivos autores, bem como outros artistas que participam na Festa do Teatro, são os seguintes: “Socorro... Sou uma Mulher de Sucesso”, de Alloisio, Gaber e outros com Yo Apolloni; “Carlota Corday” de Peter Weiss, Shakespeare e outros, pelo Teatro Dei Norte, de Oviedo, Espanha; “Os Polícias” de Mrozec, pela “A Barraca”, enc. Hélder Costa; “O Diabinho da Mão Furada”, atribuído a António José da Silva, pela “A Barraca”, enc. Hélder Costa; “Olhares de Perfil”, de A. Guibert e Roberto Cordovani,pela “Arte Livre”, de S. Paulo, Brasil; “Os Emigrantes” de Mrozec, pelo “Le Globe”, de Nantes, França; “Histórias de Hakim”, de Norberto Ávila, pela Companhia de Marionetas de Lisboa; “Toreros, Majas Y Otras Sarandajas”, Teatro de rua, pelo Teatro Margen, de Oviedo, Espanha, “Um Cálice de Porto”, de Norberto Barroca, Manuel Dias e outros pela “Seiva Trupe”, do Porto. Enc. Norberto Barroca; “Arte de Morrer” de Kazimierz Grochmalski, pelo “Teatro Maya”, de Poznan, Polónia; “Um Gil Duplo”, de Gil Vicente, pelo “TEAR”, do Porto. Enc, Moura Pinheiro; “Mário Gin Tónico”, de Mário Henrique Leiria (com novos textos) pelo Teatro Experimental do Porto, com Mário Viegas; “3 Peças em 1 Acto dos Séc. XVII, XIX e XX”, de Bento Alves Coutinho. Beckett e outros, pelo Teatro Experimental do Porto, enc. Mario Viegas; “Roque à Presidência”, de Rui Costa Lopes, pelo Teatro da Nova, de Lisboa. Enc. Carlos Fogaça; “Auto da Floripes”, Teatro Medieval da Aldeia das Neves, Viana do Castelo, acompanhado pela Banda da Soc. Fil. Ind. Amadora; “Humilhados e Ofendidos”, de Dostoievsky, pelo 1º Acto Clube de Teatro (Autónomo), de Algés; “Afonso VI”, de Fonseca Lobo, pela Companhia de Teatro de Almada. Enc. Joaquim Benite; “A Chinelinha”, pelo Grupo Lanterna Mágica; “Grupo Coral dos Corticeiros”, de Vila de Alva - Cuba; “Anaquinhos da Terra”, Danças e Gaitas de Foles da Juventude da Galiza; “Fantoches de S. Pedro do Corval” (Reguengos de Monsaraz), Teatro de Luz Negra; “Poesia” por José Carlos Gonzalez; “Rancho Folclórico da Casa do Minho”; “Dezedores de Décimas do Alandroal”; “Aquela Nuvem e Outras” (baseado em poemas de Eugénio de Andrade), pelo Grupo Troca-Tintas; “Pedro Lacerda e João Gaspar” (Mafia Close-up); Grupo de Folclore da universidade Técnica - ISET; “Recital” com Maria Helena (soprano), Orlando Gomes (tenor), Francisco Wagner (barítono); “Sossad” (Música Tradicional de Cabo Verde); “Kiki Lima” (Música Popular de Cabo Verde); “Cesário Quê!” (Excertos), pelo Teatro Estúdio de Lisboa. Enc. Luzia Maria Martins; “Fernando Couceiro” (Recital de Guitarra Clássica); “João e André” (Música Instrumental); “João Balão e Padinha” (Música Instrumental); “Conversa Poética”, pelo Teatro de Animação de Setúbal, com Carlos César, Manuela Maria, Filomena Gonçalves e Célia David; “Grupo de Teatro da Casa da Juventude de Alverca”. Direcção: Ildefonso Valéria, “Cramol” (Canto Tradicional de Mulheres”; “Dança do Dragão” (OPTJ - Timor-Leste); “Casa de Trás-os-Montes” (Musica Popular); “Luis Testa” (Mimo); “Punaises” - Teatro de Fantoches.»A personalidade homenageada da presente edição foi Luzia Maria Martins, dramaturga, diretora e atriz portuguesa.In: Programa das festas. Almada Autarquias Povo. Almada: Câmara Municipal, N.º 51 (jun. 1987), p. 5.
Access and use
Language of the material
por
Comments