Search results

571 records were found.

Fotografia do espaço exterior do Solar dos Zagallos em recuperação, pormenor do poço com azulejos embutidos.
Fotografias produzidas no âmbito da preparação da visita guiada, dinamizada por Eduardo M. Raposo, “Roteiro documental: Cacilhas ribeirinha em dois mil anos de História. Arqueologia industrial, construção naval e associativismo”, realizada no contexto da atividade do Arquivo Histórico de Almada. Com primeira edição em novembro de 2023 e segunda edição em 21 de setembro de 2024.
Fotografias publicadas na folha de sala, no âmbito da visita guiada, dinamizada por Eduardo M. Raposo, “Roteiro documental: pelo Pragal de outros tempos – Em torno de Fernão Mendes Pinto”, 4 de maio de 2024, e realizada no contexto da atividade do Arquivo Histórico de Almada. Esta visita teve a participação especial de Luís Barros e António Coelho.
Contém registos fotográficos da V Festa de Teatro de Almada, integrada nas Festas da Cidade de Almada, tem «[...] como palco o Largo do Prior do Crato e a Boca do Vento, em Almada Velha, vai decorrer de 4 a 17 de Julho a Festa do Teatro. Organizada pela Companhia de Teatro de Almada com o apoio da Câmara Municipal, a Festa deste ano conta com a presença de várias companhias estrangeiras e algumas portuguesas. "La Gotera" e "Colectivo Margen", de Espanha, "Théstre du Globe", de França, "Margot Lee Sherman", dos Estados Unidos e "Tertr Maya", da Polónia são algumas das companhias estrangeiras que vão estar presentes nesta Festa do Teatro que terá, como já vem sendo hábito, um programa paralelo de animação cultural.» A personalidade homenageada nesta edição foi Luiz Francisco Rebello, dramaturgo, crítico teatral, historiador de teatro e ensaísta. In: Câmara Municipal de Almada: Festa da Cidade 1988. Almada Autarquias Povo. Almada: Câmara Municipal, N.º 60 (jun. 1988), p. 8.
Contém registos fotográficos da VI Festa do Teatro em Almada «[...] uma organização da Companhia de Teatro de Almada e da Câmara Municipal, tendo como palcos, fundamentalmente, o do Teatro Municipal e, ao ar livre, espaços da Quinta da Cerca. Trata-se de um festival internacional, que contará com a participação de companhias de Espanha, de Itália, da União Soviética, da Bulgária e da RFA, para além de várias companhias portuguesas. A VI Festa do Teatro começará com a representação de "O Baile" pelo grupo "A Barraca", na sala da Incrível Almadense. [...]» A personalidade homenageada nesta edição foi António Magalhães, pela colaboração prestada a grupos profissionais de teatro, pela constância de espectador ao longo de mais de meio século, pela vocação de colecionador de tudo o que diz respeito ao teatro, nomeadamente, programas, jornais, postais e livros que se encontram à guarda da Biblioteca do Museu Nacional do Teatro. In: Festa da Cidade: Muito por onde escolher. Almada Autarquias Povo. Almada: Câmara Municipal, N.º 70 (jun. 1989), p. 3.
Vista panorâmica do lago e áreas envolventes do espaço de lazer também conhecido por Parque da Cidade de Almada, situado em Vale Mourelos, Feijó. Em fundo, é visível o edifício do centro comercial Almada Fórum.
Imagens digitais das obras de renovação efetuadas no equipamento para crianças. O espaço foi reinaugurado em 18 de fevereiro de 2017.
Imagens digitais parciais da área industrial.
Imagens digitais do bairro com habitações precárias situado próximo do atual Parque Industrial de Vale Flores.
Imagens digitais do edifício e área envolvente.
Registo fotográfico do bairro dos desalojados da ponte sobre o Tejo batizado com o nome do Ministro das Obras Públicas à época, Bairro Arantes e Oliveira.
Registo fotográfico do bairro dos desalojados da ponte sobre o Tejo, batizado com o nome do Ministro das Obras Públicas à época, Bairro Arantes e Oliveira.
Vistas do bairro dos desalojados da ponte sobre o Tejo, inicialmente designado com nome do Ministro das Obras Públicas à época, Bairro Arantes de Oliveira.
Contém conjunto de fotografias da cerimónia de inauguração da secção de Almada do Liceu D. João de Castro, com a presença do Governador Civil de Setúbal, Dr. Miguel Rodrigues Bastos e do Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dr. José Valeriano da Glória Pacheco, e de outras individualidades e da população. No ano letivo de 1972/73 passou a designar-se Liceu Nacional de Almada, e em Outubro de 1975 foi ocupar as instalações recém construidas no Pragal. Em 1976 as instalações foram ocupadas pela Escola Secundária Anselmo de Andrade, localizada na zona da atual Praça da Liberdade e do Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz.
Atual Escola número 1 de Almada, também conhecida como Escola do Campo de S. Paulo.
Reportagem fotográfica das cerimónias de inauguração.
Imagens digitais do edifício e área exterior envolvente. Edifício inaugurado a 25 de março de 2000.
Retrospetiva fotográfica do Fórum Municipal Romeu Correia em Almada, desde o início até à conclusão da sua construção, entre 1996 e 1997.
Registos fotográficos do XIV Festival de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Registos fotográficos do XIII Festival de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Espetáculo de teatro "Ubu déchaîné", pelo Sanza Théâtre (Camarões), e cerimónia de homenagem a Licana Stegagno Picchio, no âmbito do XVI Festival de Teatro de Almada.
Registos fotográficos do XV Festival de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Apresentação do XVIII Festival de Teatro de Almada, realizada na Casa da Cerca.
Espetáculo de teatro "Mira’m", pela Companhia Marta Carrasco, e cerimónia de homenagem ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira, no âmbito do XVII Festival de Teatro de Almada.
Fotografias da inauguração em 1992 do Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada", situado na Alameda Guerra Junqueiro, Feijó, e da inauguração do Monumento ao Associativismo Popular, em 1994.
Peça de teatro "O navio dos negros", de Herman Melville, com encenação de Jorge Silva Melo, pela companhia de teatro Artistas Unidos, no XVII Festival de Teatro de Almada.
Registos fotográficos do XII Festival Internacional de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Registos fotográficos do XI Festival Internacional de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Registos fotográficos do X Festival Internacional de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Conjunto de fotografias dos Estaleiros Navais de Lisboa (Lisnave), empresa de construção e reparação naval portuguesa, sediada no Estaleiro da Margueira em Cacilhas até ao ano de 2000, altura em que se mudou totalmente para o Estaleiro da Mitrena em Setúbal. Integra ainda imagens do Estaleiro da Mitrena em Setúbal (Setenave) e do Estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos em Lisboa.
Registos fotográficos do IX Festival de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Registos fotográficos do VIII Festival de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Registos fotográficos do VII Festival de Teatro de Almada, uma organização da Companhia de Teatro de Almada.
Reportagem da exposição de artes e cultura realizada na Oficina da Cultura, atual Teatro Estúdio António Assunção.
Imagens digitais do edifício e área envolvente. Edifício inaugurado em 23 de maio de 2009.
Vista geral da feira ao ar livre situada na Rua Joaquim Pires Jorge, junto ao Parque Industrial no Feijó. À esquerda, são visíveis os reservatórios elevados de abastecimento de água.
Imagens digitais da escola primária com arquitetura do Plano dos Centenários.
Imagens digitais do monumento da autoria do escultor Jorge Pé-Curto e sua área de implantação. Conjunto de imagens anterior às obras de limpeza e restauro, acompanhadas pelo autor que optou pela mudança de cor, de vermelho para azul esverdeada.
Imagens digitais das obras de construção do equipamento para crianças.
Imagens digitais do edifício e equipamento que começou a funcionar em 2001.
Imagens digitais do equipamento escolar aberto em 2007. A partir de 2013, passou também a ser conhecido por Escola Básica Albino Moura.
Inauguração da exposição coletiva "Ver Desenho", realizada na Galeria Municipal de Arte de Almada.
Inauguração da exposição "Novo Espaço" de Paulo Canilhas, na Casa Municipal da Juventude - Ponto de Encontro, em Cacilhas, Almada.
Inauguração da exposição "A Aula de Desenho", realizada na Galeria Municipal de Arte de Almada, em janeiro de 1989.
Inauguração da exposição "Escultura de José Aurélio", realizada na Galeria Municipal de Arte de Almada.
Inauguração da exposição "Ver Desenho 3", realizada na Galeria Municipal de Arte de Almada.
Exposição "Arte Popular Ucraniana", realizada entre os dias 21 de março e 6 de abril de 1986, na Oficina de Cultura, em Almada.
Exposição anual "Imargem 86", pela Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada, realizada na Oficina de Cultura, em Almada.
Exposição do artista canadiano David Silverberg, realizada entre os dias 11 e 20 de Abril de 1986, na Oficina de Cultura, em Almada.
Exposição inaugural da Galeria Municipal de Arte de Almada, em Junho de 1988. A inauguração da exposição antológica de Rogério Ribeiro, contou com a presença do artista, da presidente da Câmara de Almada, Maria Emília Neto de Sousa, entre outras personalidades.
Imagens digitais de diversos espaços urbanos.
Conjunto de imagens reunidas tematicamente relativas à Casa da Cerca antes, durante e após as obras de reabilitação. A Casa da Cerca, também conhecida por Palácio da Cerca, foi construída em diversas fases, tendo inicialmente apenas um corpo, o corpo central que apresenta elementos de duas portas de tijoleira quinhentistas. A ala esquerda, onde se situa a capela, terá sido construída no séc. XVII sendo a outra ala, que lhe confere a configuração em "U" do séc. XVIII, enquanto o fecho do pátio será obra do século XIX. A Quinta da Cerca foi adquirida pela Câmara Municipal de Almada por deliberação de reunião de câmara de 29 de abril de 1988.
Contém imagens recolhidas durante as obras de restauro e remodelação. Situada na confluência das estradas que vinham da Caparica para Almada e de Almada para o Pombal, foi construída em meados do século XVI, tendo sofrido obras no reinado de D. João V, devido ao estado de abandono e ruína. O aspeto atual deve-se em parte a estas obras e também à reconstrução após o terramoto de 1755. A igreja pertencia à Câmara tendo sido vendida no fim do século XIX / inicio do século XX a particulares. Nela esteve instalada uma taberna, várias casas de habitação, entre elas, a casa do "Bruxo das Andorinhas". Em 1993, foi readquirida pela Câmara Municipal de Almada, encontrando-se na altura bastante danificada e mesmo abandonada. Em 1999, iniciaram-se as primeiras demolições e estudos com vista à sua reabilitação. Inaugurada a obra em 25 de Julho de 2009, foi sagrada e entregue à Paróquia do Cristo-Rei.
Reportagem fotográfica das obras de construção do edifício e da rede viária de acessos.
Reportagem fotográfica que retrata quintas, terrenos agrícolas e pessoas do lugar.
Imagens depois das obras de pavimentação realizadas, no ano de 2011, em vários arruamentos situados na área envolvente do Mercado da Charneca.
Grupo escultórico de arte pública da autoria do escultor Jorge Vieira, situado no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, Almada.
Contém imagens das diversas atividades do programa cultural do festival. Do programa faziam parte Michael Nyman Band, Aurelia Saxophone Quartet, Richard Galliano Trio, John Harle Band, Michael Hermon Chante Piaf, Krakatoa Quintet, Orquestra Gulbenkian, Côro do Teatro Nacional de São Carlos, Ballet Gulbenkian, Canções de Amor, Ensemble da Academia de Música Antiga de Lisboa, Marc Perrone, Pedro Caldeira Cabral, The Sixteen Choir, Orquestra Real Cigana Tata Mirando.
Atores em cena, durante a apresentação do espetáculo "Quarteto para quatro atores", de Boguslaw Schaeffer e encenação de Jaroslaw Bielski, pela Companhia de Teatro Nuevo (Espanha), no IX Festival de Teatro de Almada.
Atores em cena no espetáculo "O Devocionário", a partir de Soror Mariana, encenação de Etelvino Vázquez, pelo Teatro del Norte (Espanha), no VII Festival de Teatro de Almada.
Reportagem fotográfica do Parque Verde, freguesia da Charneca de Caparica.
Apresentação do espetáculo "Lazarillo de Tormes", com o ator Rafael Alvarez, El Brujo, no VIII Festival de Teatro de Almada.
Contém fotografias da cerimónia de inauguração do monumento alusivo aos 25 anos do Poder Local, intitulado "União", da autoria de Álvaro Carneiro, na Freguesia de Charneca de Caparica.
Contém fotografias dos edifícios e outras estruturas pertencentes a antigas quintas agrícolas e de recreio situadas na Charneca de Caparica.
Contém fotografias de aspetos exteriores e interiores das ruínas do edifício da Fortaleza da Torre de S. Sebastião da Caparica, conhecida por Fortaleza da Torre Velha. Um dos mais importantes exemplares da arquitetura militar renascentista portuguesa, foi man­dada con­struir por D. João II, no lugar do anti­go Forte da Caparica, edificado no re­inado de D. João I. Conjuntamente com a Torre de Santo António de Cascais (baluarte de Cascais) e a Torre de São Vicente de Belém, foi um dos primeiros sistemas integrados de artilharia para defesa do Tejo. Em 1571, D. Sebastião mandou ampliar a construção, transformando-a na Fortaleza de São Sebastião da Caparica. No final do século XVII a fortaleza voltou a receber obras de consolidação. Foi desativada em 1801, passoando a funcionar como lazareto, acolhendo viajantes de barco que necessitassem de ficar de quarentena após o desembarque. Foi reaproveitada para fins militares em 1832, mas algumas décadas depois já só servia para depósito e alojamento.
Contem imagem de populares a demolirem a última barraca da Quinta do Armeiro-Mór, na Mutela.
Em primeiro plano, da esquerda para a direita, a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília Guerreiro Neto de Sousa, a discursar de pé, e na mesa de honra o vereador Miguel Duarte, o Presidente da Junta de Freguesia de Charneca da Caparica, António Anastácio, e o vereador António Matos.
É visível a mesa de honra, da esquerda para a direita, com o vereador António Matos, a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília Guerreiro Neto de Sousa e o Presidente da Junta de Freguesia de Charneca de Caparica, António Anastácio.
Reportagem dos trabalhos de obras e depois das obras de construção da atual Escola Básica Carlos Gargaté. A escola começou a funcionar em 1993.
Imagens das obras de construção de um pequeno muro na berma da Estrada Nacional n.º 377, junto ao cruzamento com a Rua Mário Casimiro.
Contém vistas aéreas do campo de edifícios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nos terrenos da Quinta da Torre, Monte de Caparica.
Contém imagens da abertura e atividades culturais do 21º Festival de Música dos Capuchos, em particular da inauguração da exposição "SILENT LIFE", exposição colectiva de pintura, escultura, cerâmica, joalharia, poesia, criação têxtil, criação de ambiente e fotografia. Na exposição estão presentes: - Fernando Azevedo, Emília Nadal, António Marques, Julião Sarmento, Pedro Calapez, Maria José Oliveira, Urbano, Graça Morais, Fátima Neves, Michael Biberstein, João Cutileiro, Maria de Lavre, Alexandre Rebotim, Teresa Seabra, Virgilio Sêco, Maria João Clara, Maria de Lurdes Melo, José António Tenente, Ana Salazar, Isabel Tigranes, Ana Seiça Ramos, Pedro Seiça Ramos, Graça Sarsfield e André Gomes. Complementarmente "Danças Sagradas Árabes" - "SHANGRILÁ". Os espetáculos ocorreraam em vários espaços: Convento dos Capuchos, Fórum Luísa Todi, Igreja de S.Pedro em Palmela, Centro Cultural de Belém, Igreja de Santigo - Palmela, Capela de Oleiros-Azeitão, Mosteiro dos Jerónimos, Capela da Pousada D.Afonso II - Alcácer do Sal e Igreja de S. Simão - Azeitão. Participaram o Ballet e o Côro e Osquestra Gulbenkian, Ensemble 415, Ensemble Tavagna, Ensemble a sei voci, Les Talents Lyriques, O Jardim das Delícias, Concerto "I Hear the Water Dreaming", La Petite Bande, Ensemble "Orphée et Coetera", Les Sons et les Parfums Tournent dans l?Air du Soir..., Orphenica Lyra, Anouar Brahem Trio, Ensemble Kapsberger, Redescobertas de Artur Pizarro - Redescobertas I, II e III.
Conjunto escultórico concebido pela artista plástica Virgínia Fróis para os jardins do Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada".
Contém a reportagem fotográfica das cerimónias de inauguração e visita às instalações dos dois equipamentos situados na Charneca de Caparica, Almada e Corroios no Seixal.
Cerimónia de inauguração do grupo escultórico de arte pública da autoria do escultor Jorge Vieira. Situada no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz em Almada, é uma obra evocativa dos 25 anos do 25 de Abril.
Monumento mandado erigir pelo padre Procurador Geral do Brasil, em 1659, em memória do grupo de jesuítas liderado pelo Padre Inácio de Azevedo, que sofreu um ataque mortal de corsários calvinistas, em 1570, durante uma viagem de evangelização ao Brasil. A viagem foi preparada, em retiro espiritual, na Quinta de Vale Rosal. No local onde anteriormente existira uma das cinco cruzes de madeira que marcavam o caminho que os jesuítas percorriam em oração.O grupo ficou conhecido pelos Quarenta Mártires do Brasil.
A reserva botânica da Mata dos Medos, também conhecida por Pinhal do Rei, foi criada em 1971. A área protegida foi instituída em 1984, pelo Decreto Lei número 168 de 22 de maio. Contém imagens das paisagens e flora das matas das dunas da Costa de Caparica e dos Medos.
Contém levantamento aéreo da zona da Charneca de Caparica e freguesias anexas, realizado em diferentes anos e agrupado num único envelope. Algumas fotografias possuem um selo branco da 4.ª Repartição do Estado Maior da Força Aérea.
Panorâmicas do terreno cedido pela Câmara Municipal junto ao Bairro da Bela Vista.
Conjunto de fotografias da cerimónia pública de inauguração das instalações situadas no Largo Marco Cabaço.
Levantamento fotográfico elaborado pela Divisão de Informação, Comunicação e Imagem em reposta a iniciativa do serviço de Arquivo Histórico Municipal, no ano de 2021, para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos. Contém imagens de edifícios e de outras estruturas arquitetónicas, rurais ou urbanas, antigas e modernas com significado social, cultural e histórico existentes na área da Charneca.
Fotografias do Clube de Golfe da Aroeira. O Aroeira Pines Classic Golf Course (anteriormente Aroeira I), está localizado na Herdade da Aroeira, outrora referido como o Wentwoth of Lisbon pela imprensa britânica, o Aroeira Pines Classic Golf Course é conhecido por ter sido o anfitrião do Open de Portugal em 1996 e 1997, e foi também palco de uma série de eventos do Ladies' European Tour e do prestigiado European Men's Club Trophy em 2013.
Imagens das fachadas do edifício situado na Rua de Oliveira Feijão, em Palhais. Nos anos 80 do século XX, aqui, funcionou o Centro de Saúde da Charneca de Caparica.
Atores em cena, durante a apresentação do espetáculo "El Aumento", La Jácara (Espanha), no XII Festival de Teatro de Almada.