Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Requerimentos e petições apresentados, nos termos dos Títulos 7, 8, e 9 do Decreto, de 30 de setembro de 1852, à comissão de recenseamento eleitoral, a solicitar alterações, para inclusão ou exclusão de cidadãos nas listas de eleitores. As reclamações são interpostas pelos cidadãos interessados, ou por autoridade pública, e das decisões da comissão cabe recurso, para o Juiz de Direito da Comarca. Os recursos são interpostos, na forma de petição, devidamente fundamentada, e das decisões proferidas pelo Juiz de Direito, há ainda a possibilidade de recorrer, para o Juiz da Relação e Supremo Tribunal de Justiça.
Listas, com organizações diferentes, de recenseamento geral dos cidadãos do concelho que reúnem, em termos legais, capacidade, para serem eleitores de província nas assembleias de freguesia, e dos que reúnem capacidade, para serem elegíveis. Integram o recenseamento das freguesias de S. Tiago e Santa Maria do Castelo, Nossa Senhora do Monte de Caparica, Trafaria, Caparica, Almada e Cova da Piedade. Contêm o registo do nome dos eleitores; nome dos elegíveis; lugar de nascimento; moradores (em); idade; estado civil; profissão; rendimentos; nível de instrução; rendimentos; contribuições e observações. O recenseamento eleitoral, sujeito a revisão anual, não tinha carácter obrigatório e, até 1840, foi sempre elaborado pelas juntas de freguesia, passando nesse ano, a ser da responsabilidade das câmaras municipais e das comissões de recenseamento. Em 1895, as comissões de recenseamento passaram a ser constituídas, apenas por três membros, um deles nomeado pela câmara municipal. Aos secretários das câmaras municipais é, então, atribuída a responsabilidade de secretariarem as comissões de recenseamento eleitoral. A partir de 1899, o recenseamento eleitoral fica à responsabilidade exclusiva das câmaras municipais.
Listas de inscrição dos cidadãos do concelho que, nos termos previstos, nos decretos n.º 20073, de 15 de julho de 1931, e n.º 23406, de 27 de dezembro de 1933, podem eleger os vogais das juntas de freguesia do concelho. Integram o recenseamento das freguesias de Almada, Caparica, Cova da Piedade e Trafaria. Contêm o registo de nome; idade; estado civil; profissão e residência.
Listas de inscrição dos cidadãos do concelho, associações de classe e corporações administrativas de assistência que, nos termos do Decreto n.º 23406, de 27 de dezembro de 1933, podem eleger os vogais da Câmara Municipal e os membros do Poder Legislativo. Integram o recenseamento das freguesias de Almada, Caparica, Cova da Piedade e Trafaria. Contêm o registo de nome; idade; estado civil; profissão e residência.
Listas de inscrição dos cidadãos do concelho, que nos termos do Decreto nº 23406, de 27 de dezembro de 1933, têm direito a votar nas eleições, para Presidente da República e deputados da Assembleia Nacional. Contém o registo do nome dos cidadãos, idade, estado civil, profissão e residência.