Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
24 records were found.
Carta cível de sentença, de forma de partilha de bens, passada a favor de Dona Maria Luísa do Espírito Santo Carvalho Serra, António Xavier Carneiro Zagallo e Melo, Dona Maria Isabel Serra Carneiro Zagalo e Melo, João Baptista Carneiro Zagallo e Melo e Francisco de Paula Carneiro Zagallo e Melo, por óbito de Rodrigo de Melo Carneiro Zagallo, sendo nomeada casa de casal, a primeira citada.
Escritura de compra que fez o Desembargador Rodrigo de Oliveira Zagalo de uma Vinha, no lugar da Sobreda.
Escrito de recibo de José da Silva Leal que comprou ao desembargador Rodrigo de Oliveira Zagallo.
Trata-se de dois documentos: Uma listagem com a despesa feita pelo Sr. Francisco de Paula Carneiro Zagallo e Melo, de Cacilhas, pelo registo na Conservatória de Lisboa, do seu prédio sito, na Rua da Barroca, no total de 350$01; Recibo, referente a mobiliário da empresa "Depósito de Moveis do Norte", de Lisboa, no valor de 3.000$00".
Recibo, devidamente selado, em que Maria Luísa Carneiro Zagallo e Mello declara que recebeu do seu irmão Francisco Carneiro Rebello Palhares Zagallo e Mello, a quantia de 5580 réis, relativo a juros.
Conjunto de vários, em que se destaca, lista de devedores e credores gerais de contas incobráveis; Recibo da compra de um piano, no valor de 261 mil reis; Lista de despesas, do encarregado Adelino Emídio de Queiroz, relativa a materiais de construção e empregados; Faturas do "Armazém de Moveis e Estofos" relativo a compra de mobiliário e guarda-roupa diverso; Notas de despesas.
Listagem de valores, relativo a dinheiro recebido de obras, na Sobreda, por conta da Exmª Sra. Maria Simão Carneiro Zagallo; Inclui envelope, em nome de Rodrigo de Mello Carneiro Zagallo (Herdeiro de); Capa em cartolina timbrada da "Casa Militar de S. M. El-Rei.
Livro de Registo de dinheiro recebido e de despesas do Sr. Alexandre de Sousa.
Trata-se de um vasto conjunto de recibos, nomeadamente, da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal do Concelho de Almada, relativamente a pagamento foreiros de, entre eles, os respeitantes a terras, no sítio da Costa, por António Xavier Carneiro Zagallo e Mello.
Recibos emitidos pela Câmara Municipal do Concelho de Almada, assinados pelo Escrivão da Câmara, relativos a diversos pagamentos de foros de propriedade, cita, na Costa de Caparica e efetuados pelo Desembargador Rodrigo de Oliveira Zagallo e Herdeiros.
Certidão de penhora de Faustino da Gama contra Francisco Paula de Almeida, em que tinha como conflituante António Xavier Carneiro Zagallo.
Recibo, com selo do Tesouro, declarando que Francisco Pedrozo de Lima recebeu de Sr. Francisco Carneiro Rebello Palhares Zagallo e Mello, a quantia 76$800 réis relativo a uma quinta na Sobreda".
Trata-se de um livro de registo de Deve e Haver, apresentando saldo zero; não havendo indicação da entidade a que se refere, surgindo assinatura de O Secretário.
Documento com conta corrente, referente a Francisco Zagallo. Tratar-se-á de Francisco Carneiro Rebello Pallares Zagallo e Mello, o último morgado, falecido, em 1889, com referência a despesas e receitas, relativamente a foros e ao palácio.
Recibo que José Vitorino Holbeche, passou a Francisco Carneiro.
Trata-se de um pequeno conjunto de documentos, que inicia com Contas Correntes Contas do mano Francisco, assim como, Foros recebidos da Conceição, Despesas do inventário da Conceição e despesas com as Escrituras.
Um conjunto de vários cheques com várias datas, sendo 16 emitidos, em Paris, e cinco, em Londres, com a referência, ao Conde de Palmela, encontravam-se dentro do envelope existente.
Contem três documentos avulso, sobre rendimentos foreiros, relativos à Quinta de Cima, na Sobreda, Quinta de Baixo, na Sobreda, Quinta de Setúbal e Quinta da Ribeira, uma listagem nominal com bens atribuídos e rendimentos do Morgado.
Contém uma listagem intitulada: "Folha finda a 14 de novembro na obra do Exmº Sr. Rodrigo Zagalos", com onze nomes - dos operários da dita obra - e quatro tipos de material, no valor total de 34 mil e 980 reais, assinada pelo Encarregado [Indino] Emílio de .....; Rascunho de um pedido de certificado, dirigido ao secretário das finanças do concelho de Almada.
Contas de receita e despesa da Quinta da Sobreda a começar no ano agrícola de 1900 a 1901, com inicio em outubro de 1900 e termina em setembro de 1905, apresentando a globalidade dos respetivos valores resultantes das vendas de produtos, mas também os gastos com aquisição de alfaias, pagamentos de cada semana de trabalho e outros, apresentando um saldo positivo de 346 mil e 145 reais.
Trata-se de documentos avulsos, onde se encontra cópia de um recibo de Armazém de Móveis e Estofos pela compra de mobiliário, no valor de 270$000, e ainda anotações sobre a Quinta do Paço da Sobreda e referência a várias escrituras avulso.
Trata-se do comprovativo da Contribuição de Registo por Titulo Gratuito em nome de Rodrigo de Mello Carneiro Zagallo, pela herança que recebeu de sua falecida irmã D. Maria Guilhermina, relativo dívida da Fazenda, distrito de Lisboa, concelho de Almada; existe cosido um documento dirigido ao sr. Bettencourt, assinado por Zagallo, relativo à propriedade rústica, denominada Quinta da Silveira, em Vale Mourelos.
Recibo emitido pela Câmara Municipal de Lisboa do jazigo do 2º Cemitério (Cemitério dos Prazeres), relativo ao Jazigo particular nº 2580; documento manuscrito com lista de defuntos do Jazigo Familiar 2580 tem como fundadora Maria Luísa Carneiro Zagallo e Mello.
Trata-se de um recibo de foro de Manuel Ferreira de Azevedo Monteiro de 26 de dezembro de 1920; Outro de Dona Italina de Lurdes Monteiro Lopes de Carvalho referente ao ano de 1936; Outro de Italina de Lurdes Monteiro Lopes de Carvalho referente ao ano de 1966; Tem ainda uma carta de 31 de outubro de 1898 de resposta, indicando quais as propriedades do falecido irmão Francisco Carneiro Zagallo e Mello, escrita por Manuel Ferreira Azevedo Monteiro.