Documentação produzida e/ou reunida pelos seus familiares descendentes relativa ao período entre 1912 e 1990 que revela várias facetas da vida pessoal, familiar, profissional e política de Luís Teotónio Pereira. Constituído por documentos pessoais, nomeadamente, cartas recebidas e cartas expedidas para familiares, amigos e outros destinatários, documentos de identificação civil, recortes de imprensa relacionados com a família. No âmbito pessoal encontram-se ainda uma escritura de partilha de bens, diplomas ou certificados e destaca-se uma coleção fotográfica composta por retratos seus em criança, jovem e adulto.
Inclui alguns documentos relacionados com a sua esposa Alice Bettencourt Pereira.
No respeitante à sua carreira profissional contém correspondência recebida e expedida no exercício de alguns dos seus cargos profissionais, bem como, outros documentos que retratam predominantemente a sua atividade de administrador da Companhia de Seguros Fidelidade e presidente de associações corporativas. Neste âmbito destaca-se um conjunto de fotografias de sessões solenes e homenagens.
Engloba também documentação concernente à sua atividade política, nomeadamente, uma cópia de intervenção ou discurso e cartas recebidas enquanto deputado à Assembleia Nacional, bem como, cartas recebidas e expedidas na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Almada
O acervo integra a condecoração honorífica que lhe foi atribuída pelo governo português em 14 de maio de 1936.