Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
20 records were found.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém lista dos corpos gerentes da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense de 1881 a 1988, registo de algumas curiosidades históricas, pequena resenha histórica sobre os fundadores daquela Sociedade, e uma série de informações sobre as suas atividades teatrais, entre 1903 a 1988, e uma resenha histórica intitulada "A Banda da Incrível ao Longo do Tempo (1977- 1990)".
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém registo sobre os "heroicos fundadores" da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, uma resenha histórica sobre a "Incrível Almadense" e pequenas biografias de figuras proeminentes desta coletividade almadense; descrição pormenorizada do Teatro da Avenida Heliodoro Salgado, o grupo "Amigos do Teatro", os maestros da Banda de Música, amadores dramáticos e profissionais de teatro que atuaram nos palcos da "Incrível" e as peças representadas, sessões solenes que ali decorrem, os grupos corais, e ainda historial das comemorações do 1.º Centenário da fundação da coletividade, em 1948, e listas dos seus sócios honorários.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém notícia sobre a fundação da biblioteca da "Incrível Almadense", em 1931, e o registo das suas atividades, informações sobre o acervo bibliográfico da mesma, as comissões administrativas e um historial dos músicos que atuaram na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, entre 1888 e 1975.
1917 a 1982, até ao dia 22/8; total: 4.696 sócios; 477 do sexo feminino.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém o registo das representações de teatro amador promovido pela Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, os seus agrupamentos teatrais; exposição dos grupos teatrais desde 1903 até 1980; relação dos técnicos de teatro e dos repertórios representados ao longo dos anos e resumo das exposições efetuadas nas dependências da Incrível Almadense, entre 1941 e 1981.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém registo dos concertos efetuados pela banda de música da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, entre 1875 e 1980.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém o registo das sessões solenes que decorreram na Sociedade Incrível, entre 1898 e 1989, notícia das orquestras filarmónicas, sinfónicas e de câmara que atuaram naquela Sociedade; informações acerca das comissões administrativas do teatro da Avenida Heliodoro Salgado; comemoração do 50.º aniversário da biblioteca da Incrível, em 1981; pequeno registo biográfico do Prof. Simões Raposo; exposição sobre o entreato "Serração da Velha" e um pequeno resumo histórico da Incrível Almadense, desde da sua fundação.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém o registo das atividades desportivas, recreativas e culturais promovidas pela Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, entre 1948 e 1985: ginástica, aquariologia, pesca, atividades culturais, festivais da juventude, saraus de música, Trap-Trap, Festa de Outono e Rally Paper.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém letra e música da peça "História da Avozinha" apresentada, em 1948, ano do 1.º centenário da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, registo dos títulos honoríficos e galardões concedidos à Incrível Almadense e exemplares das capas do boletim "O Incrível", de 1906 a 1981.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém uma breve história da fundação da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, em 1848, exposição sobre as suas instalações ao longo dos anos e registo das sessões solenes realizadas, entre 1892 e 1965, e das Feiras do Livro e do Disco que decorreram na Incrível, entre 1971 e 1980.
Relatórios sobre as várias áreas de atividade e setores da Sociedade, nomeadamente, um relatório sobre a atividade do salão de festas, movimento de associados, secção de ginástica, pesca desportiva, aquariofilia e cinema; relatório sobre o trabalho desenvolvido pela banda, orquestra ligeira e escola de música; parecer do conselho fiscal; instalações dos Corpos Sociais; sede social e demonstração de resultados, por atividade.
Lista de nomes e moradas dos presidentes da Assembleia Geral e Direção da Sociedade, 1939-1982.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, debruça-se sobre a fundação e história da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense e da sua banda, entre 1848 e 1980. Contém um registo fotográfico detalhado sobre a Banda da Incrível, entre 1896 e 1980, uma lista dos músicos que nela atuaram, entre 1888 e 1980, incluindo biografias dos maestros que a regeram, desde 1848, entre eles: maestro Paiva, maestro Esteves Graça, maestro Menezes Cabral, maestro Silva Dionísio e maestro Gomes da Costa; referências a vários concertos que a Banda fez, em Almada, e noutras cidades portuguesas, e participações em comemorações festivas e datas importantes na história do país.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém informações acerca do contexto histórico de Almada, aquando da Fundação da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, em 1848; pequena resenha histórica de Alfeite, Cacilhas, Charneca, Porto Brandão, Trafaria, Costa da Caparica e Cova da Piedade, bem como, o registo das atividades da Banda da Incrível nestas localidades; notícia do cineteatro da Incrível adquirido, em 1919; exposição acerca dos concertos realizados pela Banda da Incrível: nas comemorações da Restauração da Independência de Portugal realizadas, em 1893; no Convento dos Capuchos, em 1968; na inauguração do hospital de Almada, em 1947; no cortejo de oferendas, em 1952; na inauguração do mercado de Almada, em 1933; no lançamento da primeira pedra do salão de festas da Incrível, em 1952, e na sua inauguração, em 1958; na inauguração do palácio da justiça, em 1952, na inauguração do nome de "Incrível Almadense" a uma rua de Almada, em 1971; histórico dos concertos feitos pela banda, em Lisboa, entre 1927 e 1972; registo das apresentações da banda da Incrível, em Abrantes, Alcochete, Alenquer, Loulé, Albufeira, Tavira, Amora, Barreiro, Barquinha, Beja, Cascais, Estremoz, Évora, Moita de Ferreiros, Moita do Ribatejo, Montemor-o-Novo, Montijo, Paio Pires, Palmela, Parede, Peniche, Samora Correia, Seixal, Setúbal, Sobral de Monte Agraço e Vendas Novas, entre 1926 e 1979.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém o registo dos Jogos florais que tiveram lugar na Incrível Almadense, entre 1948 e 1981, apresentações feitas pela Banda da Sexta Esquadra dos E.U.A, banda de Jazz do laboratório da Universidade de Millikin, banda dos Acordeões de Arruda, e pelas Estrelas de Apolo nas instalações da coletividade; colóquios, exposições, exibição de filmes, homenagens sobre o tema da "Revolução Socialista, na URSS" e as visitas de delegações soviéticas à Incrível Almadense; almoços e jantares de confraternização; visitas de personalidades da política, cultura e artes nacionais e internacionais; cronologia de festivais, atuações de bandas, quermesses, apresentações de teatro, bailes e festas realizadas nas instalações da Incrível, entre 1885 e 1953.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, debruça-se sobre as atividades recreativas e culturais de iniciativa da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense decorridas, entre 1892 e 1981: bailes, saraus, concertos musicais, orfeónicos, sessões solenes, comícios, conferências, cinema, ginástica, teatro, assembleias, serões recreativos, discursos, jogos, reuniões diversas e espetáculos de variedades.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém registo das bandas que atuaram na Incrível, entre 1897 e 1983, informações acerca das comemorações do primeiro centenário da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense e comemorações de datas festivas; notícia da inauguração da Biblioteca da Incrível, em 1931, e a sua atividade ao longo dos anos; relação de colóquios, conferências e debates realizados na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, entre 1948 e 1984.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, contém registo dos festivais, atuações de bandas, quermesses, apresentações de teatro, bailes e festas realizadas nas instalações da Incrível, entre 1954 e 1981.
Este livro, escrito e ilustrado por António Henriques, refere-se aos grupos corais da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, entre 1945 e 1984, e ao registo das homenagens feitas, para algumas personalidades que muito contribuíram, para aquela coletividade, tais como: Alexandre Castanheira, Romeu Correia, Dr. Henrique de Lima Barbeitos Pinto, Adjuto Semeão do Nascimento, Joaquim Gomes de Carvalho, Francisco José da Silva, Humberto de Almeida Carvalho, João Luís da Cruz, Gilberto Félix Marques, Fernando Santos Gil, Alfredo Torres, Carlos Brilhante, Manuel Lopes, Manuel Venâncio, Alda Lamy, Maria João Semeão, Dr. José Lourenço Carvalho, Zacarias de Oliveira Pinho, Francisco Silvestre, Avelino da Costa Leal, Augusto Gregório Soares, Abílio Pedro Feiteira, Dr. Eduardo Freire de Albuquerque, João Vítor de Albuquerque, Ana Albuquerque, António Henriques, José Gomes, Dr. Alberto Emílio de Araújo, maestro Manuel da Silva Dionísio, Cacilda Pontes, Vasco José de Almeida, José Dionísio Nobre, José Bernardino Lopes, Luís de Almeida Carvalho, José Carlos Lírio, Norberto Gomes, António Reis, Heitor dos Santos, José António Simões Raposo, Otília Alves, Tomás Negócio, António Daniel, Angelina Vidal, professor António Batalha, João da Costa Leal, bem como, algumas homenagens prestadas pela Incrível aos seus fundadores, à Banda de Música da Incrível Almadense, aos resistentes de 1894, às comissões administrativas do teatro e para os maestros A. J. Esteves Graça, A. S. Menezes Cabral, A. Reis Cabral, Viriato Lusitano de Oliveira, Amadeu Moura Stoffell, Manuel da Silva Dionísio; lista dos sócios beneméritos, honorários, e de mérito da Incrível; informação sobre a biblioteca escolar, criada com as doações de livros feitas pela Fundação Calouste Gulbenkian, e acerca de alguns beneméritos protetores; relação dos galardões concedidos à incrível pelas suas atividades artísticas recreativas e culturais e algumas das bandeiras oferecidas à Incrível.