Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

38 records were found.

Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves (indicado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa); José Câncio Maurício (nomeado pelo Ministro da Educação Nacional); Maria de Lurdes Artur; João Luiz da Cruz (convocado pelo presidente da comissão); Manuel Cargaleiro (convocado pelo presidente da comissão). Apresentação dos objetivos que regem a Comissão, na salvaguarda e conservação do património bibliográfico, arquivista, arqueológico e artístico do concelho.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício; Maria de Lurdes Artur; João Luiz da Cruz (convocado pelo presidente da comissão); José Augusto Frazão de Vasconcelos (convocado pelo presidente da comissão); Manuel Cargaleiro (convocado pelo presidente da comissão). O vogal António Gonçalves Pedro, faltou, por motivo justificado. Apresentação de um itinerário para explorações arqueológicas, no concelho, com a enumeração da localização de Fortalezas; Ordens religiosas; Brasões de armas; Igrejas da Caparica abertos ao público, sem culto, transformadas, em ruínas ou desaparecidas.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves Pedro; Maria de Lurdes Artur; João Luiz da Cruz (convocado pelo presidente da comissão). Os vogais José Câncio Maurício, José Augusto Frazão de Vasconcelos e Manuel Cargaleiro, faltaram, por motivo justificado. Discussão sobre a localização da biblioteca e do arquivo histórico. Descrição da visita feita pela comissão ao Seminário de Almada, com a enumeração e descrição de todos os painéis de azulejo existentes naquele local.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício; Maria de Lurdes Artur; João Luiz da Cruz (convocado pelo presidente da comissão); José Augusto Frazão de Vasconcelos (convocado pelo presidente da comissão). Os vogais António Gonçalves Pedro e Manuel Cargaleiro, faltaram, por motivo justificado. Retificação dos nomes e descrição dos painéis de azulejos do Seminário de Almada. Proposta para erigir um padrão de comemoração da tomada de Almada aos mouros. Proposta para a reconstituição do cruzeiro de Vale Rosal e do Pelourinho de Almada. Apresentação do regulamento da exposição de pintura a realizar, no Convento dos Capuchos, e proposta dos nomes para os dois prémios a atribuir - Bordalo Pinheiro e Raimundo António Bulhão Pato. Proposta sobre como preservar o antigo chafariz do Largo Costa Pinto, em Cacilhas. Discussão sobre quais os nomes a dar às ruas e praças do concelho que ainda não têm toponímia.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício; Maria de Lurdes Artur; João Luiz da Cruz (convocado pelo presidente da comissão); José Augusto Frazão de Vasconcelos (convocado pelo presidente da comissão); Emílio Aquiles Monte-Verde (presidente da câmara). Os vogais António Gonçalves Pedro e Manuel Cargaleiro, faltaram, por motivo justificado. Análise da informação dada pelo presidente da câmara, sobre as futuras instalações, para a Biblioteca e Arquivo Histórico Municipal, e de como valorizar e conservar os seus espólios. Definição de outra data para a exposição de pintura organizada por Manuel Cargaleiro, no Convento dos Capuchos, e alargamento dos temas a expor: artesanato, artes plásticas e recordações antigas do concelho.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); Maria de Lurdes Artur; José Augusto Frazão de Vasconcelos (convocado pelo presidente da comissão); Manuel Cargaleiro (convocado pelo presidente da comissão). Os vogais António Gonçalves Pedro, José Câncio Maurício e João Luiz da Cruz, faltaram, por motivo justificado. Apresentação dos nomes a escolher, para as ruas existentes, no Bairro das Torcatas.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves Pedro; José Câncio Maurício; Maria de Lurdes Artur; Manuel Marques (padre da freguesia de Almada e diretor do Jornal de Almada). Os vogais José Augusto Frazão de Vasconcelos e Manuel Cargaleiro, faltaram, por motivo justificado. Informou-se quais os procedimentos, para a conservação dos livros que vão fazer parte da biblioteca municipal e das normas/questões práticas, para a implementação do serviço. Visita ao Bairro das Torcatas, para decidir o nome a dar a cada Rua. Lista das ruas com a denominação antiga e a nova toponímia.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); Maria de Lurdes Artur (vogal efetivo); José Câncio Maurício (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado). Os vogais António Gonçalves Pedro, José Augusto Frazão de Vasconcelos e Manuel Cargaleiro, faltaram, por motivo justificado. Comunicação da ausência do presidente da comissão, por um mês. Apresentação dos assuntos a comunicar à câmara municipal, destaca-se: a biblioteca municipal, a toponímia do Bairro das Torcatas e a criação de um Boletim Cultural.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); Maria de Lurdes Artur (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado). Os vogais António Gonçalves Pedro, José Cáucio Maurício e José Augusto Frazão de Vasconcelos, faltaram, por motivo justificado. Apresentação da proposta lida, em público, nos Passos do Concelho, por Maria de Lurdes Artur, sobre a importância da biblioteca e arquivo municipais, assim como, da criação de um Museu e um Centro de Investigação Histórica e Arqueológica. Apresentação de agradecimentos à Câmara Municipal pela inserção de verba no orçamento, para a aquisição de livros para a biblioteca, e o pedido formal para a possível compra do edifício da Quinta da Cerca.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves Pedro (vogal efetivo); Maria de Lurdes Artur (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado). Os vogais José Cáucio Maurício e José Augusto Frazão de Vasconcelos, faltaram, por motivo justificado. Informações sobre a visita ao concelho da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Informação que o chafariz de Cacilhas irá ser reconstruído, na Charneca de Caparica. Pedido de abertura de concurso para uma maquete, para futura reconstrução do Pelourinho. Apresentação do valor dos prémios do concurso de pintura a atribuir, aquando da exposição de pintura a realizar, no Convento dos Capuchos. Apresentação do nome proposto, para o adro da igreja de São Paulo, em Almada. Proposta de uma visita de estudo - Convento de Vale da Rosa.
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal). Sugestões sobre toponímia para a Charneca de Caparica, sobre as quais a comissão deliberará, depois de se reunir com o presidente da junta de freguesia. Pedido de parecer sobre vários requerimentos relacionados com a colocação de publicidade e estudos de construção (E 572 e E 1054, Cova da Piedade e Pragal). Tendo a Comissão dado o parecer e explicando-o.
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); Albino Mamede Cleto (vogal). O vogal António Gonçalves da Cruz, faltou, por motivo justificado. Pedido de parecer sobre um estudo de loteamento (E 1024) de uma área do Feijó - Quinta da Alembrança.
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal). Pedido de parecer sobre o estudo de loteamento E 14979 de uma área da freguesia de Almada (Quinta das Fontainhas).
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal). Pedido de parecer sobre dois estudos de loteamento (E 966 e E 930), um, na Costa de Caparica, e o outro, no Monte de Caparica.
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal). Apresentação detalhada de todos os moinhos de vento existentes no concelho, num total de quinze: um, no Pragal; quatro, na Quinta do Raposo de Cima; um, na Fonte Santa; um, na Quinta da Carneira; um, em Pera de Cima; um, em Pera de Baixo; dois, em Lazarim; um, na Quinta do Robalo; um, no Monte de Caparica; um, na Quinta do Areeiro e um, em Cacilhas. Apresentação de proposta, para os novos objetivos de trabalho da Comissão, para que esta se torne mais produtiva.
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal). A Comissão foi informada que o seu presidente fará parte da Comissão Central das Festas de Almada, a decorrer, no mês de Junho, mais se informou, que se irá realizar uma exposição bibliográfica e documental, sobre Almada antiga e moderna. Informação sobre o empenho da Câmara na recuperação da Biblioteca e Arquivo que se encontram abandonados. Informação sobre uma pesquisa feita sobre o nascimento e vida do pintor Columbano Bordalo Pinheiro e suas ligações a Cacilhas. A Câmara Municipal pediu parecer, sobre a denominação de duas pracetas, em Almada. Tendo a Comissão decidido e explicado a sua decisão.
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); Albino Mamede Cleto (vogal). Pedidos de parecer sobres estudos de alterações aos plano parcial dois (PP2) e plano parcial seis (PP6) e estudos de loteamentos de diversas áreas do concelho: Sobreda (Quinta de Baixo); Pilotos; Lazarim; Feijó (Quinta das Amoreiras) e Cova da Piedade (Quinta do Galo).
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); Albino Mamede Cleto (vogal). Pedidos de parecer sobres estudos de alterações ou estudos de loteamentos de diversas áreas do concelho (E 1006 - Pragal, Quinta da Horta; E 562 - Cova da Piedade, Quinta das Tanoeiras; E 955 - Cova da Piedade; E 999; E 2/69 - Laranjeiro, Quinta de Santo Amaro; E 819 - Laranjeiro, Quinta de Santo António e E 894 - Herdade da Aroeira).
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); Maria de Lurdes Artur (vogal efetivo); José Câncio Maurício (vogal efetivo); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado). O vogal António Gonçalves Pedro, faltou, por motivo justificado. Discussão sobre um artigo do jornal “A Província” que sugeria nomes, para a toponímia de Almada. Informação sobre o elevado número de inscrições, para a exposição de pintura, no Convento dos Capuchos e também sobre o Secretariado Nacional de Informação ter cedido uma sala para receber as obras de artes, que vão integrar a exposição. Foi decidido enviar convite ao Ministro da Educação Nacional. Decidiu-se também que o Foral de Almada irá fazer parte da exposição e a elaboração de um catálogo. Apresentação do júri de concurso de pintura; do plano de apresentação das obras de arte na exposição; lista das peças/livros a pedir a particulares, para constarem da exposição. Informação de que a visita à Quinta de Vale Rosal foi realizada.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); Maria de Lurdes Artur (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado). Os vogais António Gonçalves Pedro e José Cáucio Maurício, faltaram, por motivo justificado. Visita de estudo ao Vale da Rosa e uma fábrica de tapeçarias situada, na Charneca de Caparica, que irá fazer trabalhos, para a exposição do Convento dos Capuchos. Apresentação da proposta de proteger e salvaguardar o património (lápides e painéis de azulejo) existente, nas minas de água do antigo Convento da Senhora da Rosa. Informação dos pormenores sobre os textos que farão parte da exposição.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); Maria de Lurdes Artur (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado). Os vogais António Gonçalves Pedro, José Augusto Frazão de Vasconcelos e José Cáucio Maurício, faltaram, por motivo justificado. Proposta para, nos festejos de São João de Almada seja prestado homenagem ao descendente de Cruzado Liberche. Informação pormenorizada sobre todos as peças/livros e outros que farão parte da exposição a realizar, no Convento dos Capuchos. Discussão sobre o tema de uma conferência “O porquê do São João, em Almada”. Pedido para que se proceda à edição de um “Boletim”.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); João Luiz da Cruz (vogal agregado); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado). Os vogais António Gonçalves Pedro, Maria de Lurdes Artur e José Cáucio Maurício, faltaram, por motivo justificado. Proposta de agradecimento à Câmara Municipal, pelo empenho demonstrado, para a realização da exposição de Artes Plásticas, no Convento dos Capuchos. Proposta para que a Câmara adquira três quadros, relacionados com Almada, e mandar fotografar todos os quadros relacionados com o concelho. Informações sobre a toponímia do Bairro das Torcatas.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); Maria de Lurdes Artur (vogal efetivo); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado). Os vogais António Gonçalves Pedro, João Luiz da Cruz e José Cáucio Maurício, faltaram, por motivo justificado. Visita à Quinta da Torre, para ver alguns elementos que vão constar da exposição do Convento dos Capuchos. Informações gerais sobre a exposição do Convento dos Capuchos.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves Pedro (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado); Manuel Alves Cargaleiro (vogal agregado). Os vogais Maria de Lurdes Artur e José Cáucio Maurício, faltaram, por motivo justificado. Informou-se a comissão que a vogal efetiva Maria de Lurdes Artur, por motivo de casamento, passa a morar em Espanha, e por isso, deixa de poder colaborar nesta comissão. Proposta para ser convocado o presidente da Junta de Freguesia da Trafaria, para a a próxima reunião da comissão, para que se possa discutir a toponímia das ruas nesta freguesia que se encontram em obras. Apresentação da tipografia escolhida para a impressão do Boletim Cultural da Câmara.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Manuel Alves Cargaleiro (vogal agregado). Os vogais José Augusto Amaral Frazão de Vasconcelos, Maria de Lurdes Artur e António Gonçalves Pedro, faltaram, por motivo justificado. Proposta para se oficiar o proprietário da Quinta da Rosa, no sentido de se retirar o painel de azulejos existente, na fonte daquela quinta, guarda-lo no museu da câmara e colocar no mesmo local uma réplica. Informação sobre a que artistas foram entregues os prémios instituídos pela Câmara Municipal de Almada e por Columbano Bordalo Pinheiro. Proposta para se adquirir todos os postais relacionados com o concelho de Almada. Proposta para uma exposição fotográfica a realizar no próximo ano.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado); Manuel Alves Cargaleiro (vogal agregado). O vogal António Gonçalves Pedro, faltou, por motivo justificado. Proposta para uma vistoria ao muro da Escola Conde Ferreira, onde se pensa que se encontre parte de um Pelourinho. Proposta para aquisição de um álbum para guardar os postais sobre o concelho. Proposta de toponímia para as novas ruas de Almada.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Francisco Ribeiro Brito (Junta de Freguesia da Trafaria); António da Silva Viana (Junta de Freguesia da Trafaria). Os vogais António Gonçalves Pedro, José Cáucio Maurício, Augusto Amaral Frazão de Vasconcelos e Manuel Alves Cargaleiro, faltaram, por motivo justificado. Proposta de alguns nomes para as principais ruas da freguesia da Trafaria.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves Pedro (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado). O vogal José Câncio Maurício, faltou, por motivo justificado. Proposta para que seja o jornalista Óscar Pacheco a redigir um texto, sobre os últimos trinta anos do concelho de Almada, para integrar, no artigo comemorativo dos trinta anos do Distrito de Setúbal, a publicar, no jornal “O Distrito de Setúbal”. Ficando ainda a cargo deste jornalista a seleção de almadenses vivos que se tenham notabilizado nas Artes e nas Letras. Apresentação do pedido feito por Eduardo Tavares Pacheco de Lima, para que fosse dado o nome do seu avô - Eduardo Tavares, a uma artéria de Almada. Apresentação de um relatório, sobre o Morgado de Abranches, dono da Quinta da Ramalha. José Augusto Frazão de Vasconcelos foi nomeado para fazer o estudo do brasão do Externato Frei Luís de Sousa. Apresentação de um artigo, sobre o Mestre Frei Francisco Firmino e o Convento Dominicano de São Paulo, da autoria de António Gonçalves Pedro, para integrar o Boletim Cultural da Câmara. A comissão deliberou entregar à Câmara Municipal uma proposta para a contratação de um arquivista para a biblioteca e a associação da mesma, nas comemorações à memória de Columbano Bordalo Pinheiro, a realizar, no próximo ano: 1957.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado); Manuel Alves Cargaleiro (vogal agregado). O vogal António Gonçalves Pedro, faltou, por motivo justificado. A comissão deliberou enviar à Câmara Municipal os seguintes assuntos: - Alteração da toponímia antiga atribuída por letras de algumas ruas de Almada, passando para nomes de pessoas, locais ou acontecimentos importantes. - A existência no chafariz do Pombal de uma pedra trabalhada, com as quinas de Portugal, que necessita de ser removida.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Manuel Alves Cargaleiro (vogal agregado). Os vogais José Cáucio Maurício, José Augusto Frazão de Vasconcelos e António Gonçalves Pedro, faltaram, por motivo justificado. A comissão deliberou enviar à Câmara Municipal uma lista sobre vários assuntos: - Comemorações sobre o primeiro centenário do nascimento de Columbano Bordalo Pinheiro e sua casa, em Cacilhas. - Monumento à poetisa Dona Leonor de Mascarenhas. - Escolha das árvores a plantar nas ruas de Almada. - Curso de férias sobre estudos históricos e turísticos do concelho. - Aquisição de obras de artes para ornamentar praças e jardim. - Artigo sobre os trinta anos do concelho de Almada. - Elaboração de relatório com os limites do concelho confinante, com o concelho de Sesimbra. Deliberação e registado em ata que, com base na tradição, a coroa do rei de Portugal, Dom Dinis, foi feita com ouro da Mina da Adiça. Proposta para participação na homenagem que vai ser feita ao vogal desta comissão João Luís da Cruz.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado). Informação do presidente da comissão de que esta é a ultima reunião a que preside, pois vai deixar de ser vereador da câmara, deixando, por isso, também de ser presidente desta comissão. Voto de pesar pelo falecimento do antigo notário da câmara Alberto Carlos Pinho. A comissão deliberou enviar à Câmara Municipal os seguintes assuntos: - Agradecimento a Vitorino de Oliveira pela cedência de uma viga pertencente à porta do extinto Convento dos Agostinhos da Sobreda, que se encontra agora, no Convento dos Capuchos. - Sugestão e justificação, para a atribuição do nome de António José Piano Júnior ao largo, em frente à sua residência. - Colocação no jardim do Convento dos Capuchos de um obelisco, para comemoração da reedificação do edifício. - Agradecimento a Rui Pinto de Azevedo, historiógrafo, pelos pareceres dados e integrados no relatório sobre os limites da Fonte da Telha. - Sugestões de nomes para várias avenidas do concelho, sendo um deles, o presidente da câmara. - Sugestões e justificações de nomes para os futuros arruamentos da Quinta de Santo António; área do Convento dos Capuchos; Costa de Caparica; Almada e Monte de Caparica. - Agradecimento da comissão ao Conde dos Arcos - José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão, por todo o seu trabalho, na comissão (presidente) e no Concelho.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício (vogal efetivo); António Gonçalves Pedro (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); Manuel Alves Cargaleiro (vogal agregado). A comissão deliberou enviar à Câmara Municipal os seguintes assuntos: - Realização de monumento, no jardim do castelo, aos quatro soldados almadenses que morreram, da grande guerra. - Continuação da enumeração da toponímia das ruas de Almada.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado); José Augusto Frazão de Vasconcelos (vogal agregado); Manuel Cargaleiro (vogal agregado). Aprovação do relatório, sobre os limites do concelho de Almada, com os de Sesimbra, que vai ser enviado à Câmara Municipal.
Presenças: José Manuel de Noronha e Menezes de Alarcão (presidente da comissão e vereador); José Câncio Maurício (vogal efetivo); João Luiz da Cruz (vogal agregado). O vogal António Gonçalves Pedro, faltou, por motivo justificado. A comissão deliberou enviar à Câmara Municipal os seguintes assuntos: - Toponímia de ruas de Almada, com descrição do início e fim de cada rua. - Informação da existência de documentos que provam os limites, entre os concelhos de Almada e Sesimbra, na zona da Fonte da Telha.
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal). Foi solicitado à comissão a colocação das placas toponímicas nas ruas do Bairro do Casal de Santo António. Foi deliberado fazer uma visita a esse bairro, para verificação de toda a situação e visitar também os locais do concelho, onde se encontram moinhos de vento.
Presenças: José Emídio Rosa Amaro (presidente da comissão e vereador); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal). Deliberação sobre alguns novos procedimentos administrativos. Proposta para convidar novos colaboradores para integrarem a Comissão. Foram propostos os nomes de Manuel Rosado Caldeira Pais (vereador e presidente da Comissão de Municipal de Turismo), Mário Bento e Romeu Correia. Foi deliberado a realização de um reconhecimento das condições em que se encontram os moinhos do concelho e respetivo levantamento fotográfico. Parecer sobre uma sugestão toponímica - Rua dos Caranguejais.
Presenças: Artur Luís Almeida Teixeira e Vasconcelos (presidente da comissão); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal); Mário Lima Bento (delegado da Junta de Conservação do Ministério da Educação Nacional). A Comissão Administrativa do Concelho pede à Comissão parecer sobre um pedido, para atribuir o nome da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense a uma rua de Almada e sobre um pedido do produtor de filmes Francisco de Castro de um texto para um documentário sobre Almada. A Comissão dá o parecer explicativo aos dois pedidos. A Comissão deliberou informar a Câmara Municipal sobre alguns assuntos relacionados com: - Filme de Francisco de Castro sobre Almada; Capela de Murfacém; Capela das Andorinhas, na Rua Capitão Leitão; Almada Velha; Roteiro histórico de Almada. A Comissão vai sugerir à Câmara Municipal que a comissão seja consultada, sobre a colocação de cartazes e painéis de publicidade no concelho; o corte das árvores de grande porte junto à igreja nova; conclusão do arranjo paisagístico em volta da mesma igreja.
Presenças: Artur Luís Almeida Teixeira e Vasconcelos (presidente da comissão); António Gonçalves da Cruz (vogal); Albino Mamede Cleto (vogal). A Câmara Municipal pede à comissão o parecer, sobre um pedido de instalação de reclamo luminoso, na Quinta do Raposo, no Monte da Caparica, e informação, sobre o tipo de construção e número de pisos a edificar, num local assinalado na planta fotográfica anexa ao requerimento. A comissão dá parecer fundamentado sobre os dois assuntos.