Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
133 records were found.
João da Silveira dirige-se a seu primo [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], aludindo a assuntos familiares.
Júlio Montalvão Machado agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, a oferta da publicação de sua autoria "Chaves na Revolta de 1808", tecendo algumas considerações sobre ela.
O presidente do Sindicato Agrícola de Baião agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, a conferência que este proferiu no referido sindicato.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindoa assuntos relacionados com a colecção.
O comandante interino do Batalhão de Caçadores N.º 3 agradece a Francisco de Barros Ferreira CabralTeixeira Homem, a oferta da publicação de sua autoria "Chaves na Revolta de 1808".
António de Passos solicita a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], o envio de um exemplar da sua conferência a "A Crise da Agricultura", bem como dos "Estatutos do Sindicato Agrícola de Chaves".
O director da "Revistade Ex-Libris Portugueses" dirige-se a [Francisco de Barros Cabral Teixeira Homem], solicitando o envio de elementos para publicação.
Sebastião Lencastre dirige-se ao seu tio Francisco de Barros, dando conta, entre outros assuntos, da satisfação de uma encomenda que lhe havia feito.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves convoca Francisco de Barros Ferreira Cabral, para ouvir em auto de declarações acerca da autenticidade da sua assinatura numa lista da "União Democrática".
Tem anexa o auto de declaração.
Joaquim de Castro Lopo agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta da publicação de sua autoria "Chaves na Revolta de 1808".
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
José Máximo Saraiva agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta de um exemplar da sua última conferência e tece alguns comentários a seu respeito.
Alberto Veios dirige-se a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], informando-o da escolha do tema para uma conferência a realizar por ele em Chaves: "O Minho e Trás-os-Montes na Primeira Cultura Portuguesa".
Luís Chaves responde a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], informando-o das diligências que envidou no sentido de esclarecer a questão que lhe colocara sobre um "Castelo".
José Afonso Serafim de Oliveira e Barros, pe., agradece a seu primo [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta da sua conferência "Crise na Agricultura", tecendo diversas considerações a respeito dela.
Afonso de Castro Monteiro colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, dando esclarecimentos sobre a sua colecção e solicitando elementos.
Francisco Madureira Morais dirige-se a seu primo [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], aludindo a assuntos relacionados com genealogias e publicações.
João Baptista Vaz de Amorim, pe., dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo aos seus idiais políticos.
José Afonso Serafim de Oliveira, pe., dirige-se a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], referindo-se à geneologia da Casa de Vilar de Perdizes.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], o envio de fotografias da Casa de Samaiões, entre outros assuntos.
Henrique Ferreira Lima agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, o envio de uma conferência de sua autoria.
Satúrio Pires dirige-se ao director do periódico "Os Ecos de Chaves", aludindo a assuntos relacionados com a publicação.
Francisco Leite de Sousa Machado dirige mensagem de agradecimento a Francisco de Barros.
José Paulo de Mendonça Amaral dirige-se a Francisco aludindo a assuntos agríoclas.
[Carlos da Cunha Coutinho], dirige-se a seu primo Francisco, aludindo a assuntos da agricultura Nacional.
António Cabral, entre outros assuntos, agradece a seu primo Francisco, os elogios que dirige ao seu livro "Um Alto Príncipe da Igreja".
José Correia Pacheco, entre outros assuntos, agradece a Francisco de Barros a oferta do Opúsculo "A. Cardoso", de sua autoria.
Inácio de Oliveira Magalhães dirige-sea Francisco de Barros, aludindo a uma polémica relacionada com a agricultura.
António de Azevedo agradece a Francisco de Barros, a oferta da sua conferência "A Crise na Agricultura", tecendo alguns comentários.
O director da "Revista de Exlibris Portugueses", dirige-se a Francisco solicitando o envio de elementos para publicação.
António Cabral dirige-se a seu primo Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos famíliares.
Maria de Sousa de Lemos e Lacerda, entre outros assuntos, agradece ao "Chico", a oferta do seu opúsculo "A crise da Agricultura".
Rui de Andrade dirige-se a seu primo Francisco de Barros Teixeira Homem, aludindo a assuntos relativos à agricultura Nacional.
O presidente da Direcção do Sindicato Agrícola de Estremoz dirige-se a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem] aludindo a assuntos da política agrícola Nacional.
José Paulo de Mendonça Amaral agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta da sua conferência, tecendo diversas considerações a respeito dela.
O conde da Folgosa dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, solicitando-lhe informações genealógicas.
José P. Rebelo agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, os folhetos que lhe remeteu, tendo alguns comentários a respeito deles.
João Afonso Corte-Real solicita a Francisco de Barros Teixeira Homem, informação relativa à aquisição de uma monografia onde consta a geneologia dos "Carmonas".
José de Sousa Machado agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], oferta da conferência "A Crise na Agricultura", tecendo alguns comentários sobre ela.
Miranda Mendes, pe., agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem] a oferta da sua conferência "A Crise na Agricultura", tecendo algumas considerações a respeito dela.
Francisco Aranha Furtado de Mendonça agradece a Francisco de Barros a oferta do trabalho "A Crise na Agricultura", tecendo alguns comentários sobre a situação da agricultura Nacional.
O presidente do Sindicaro Agrícola da Covilhã agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta da sua conferência "A Crise na Agricultura" e tece alguns comentários a respeito.
José Perfeito Rebelo dirige-se a Francisco de Barros Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com publicações sobre agricultura.
O bispo de Vila Real agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, "as suas palavras e oferecimentos".
O administrador da Casa Rebelo remete a Francisco de Barros Ferreira Cabral, semente de tagassasto e dá instruções para a sua utilização.
João Cândido de Gusmão e Vasconcelos agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta da conferência "A Crise da Agricultura"elogiando-a.
Luís Chaves dirige-se Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos pessoais.
Dinis de Castro agradece a seu primo [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta de um exemplar que lhe remeteu da sua última conferência, tecendo alguns comentários a seu resmpeito.
O director do Arquivo Histórico Militar agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, a oferta da publicação de sua autoria "Chaves na Revolta de 1808".
Alberto Veios, dirige-se a Francisco de Barros Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a aquisição de livros para a Biblioteca Pública de Chaves.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
Rui de Andrade acusa a recepção do folheto de Francisco de Barros Teixeira Homem, "Reprodução do Livro das Fortalezas de Duarte Darmas" por João de Almeida.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
Maria das Dores Cabral Parreira Lobo de Vasconcelos agradece a Francisco de Barros, a homenagem de saudade por este prestada no jornal "O Debate", ao seu falecido marido António Lobo de Vasconcelos.
Ludovico de Meneses, entre outros assuntos, agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral TeixeiraHomem] a oferta da sua conferência "Agricultura Moderna Portuguesa".
Carlos Mascaranhas agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta da publicação de sua autoria "Chaves na Revolta de 1808".
Francisco Manuel Alves, pe., dirige-se a Francisco de Barros, aludindo a assuntos relacionados com publicações sobre a história da região de Chaves e Bragança.
Satúrio Pires dirige-se ao director do periódico "Os Ecos de Chaves", aludindo a assuntos relacionados com a publicação.
João Baptista Vaz de Amorim, pe., informa [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], sobre o paradeiro e actual estado do Pelourinho de Monforte.
[Carlos da Cunha Coutinho] dirige-se a seu primo Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a arqueologia.
Luís Chaves, do Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcelos, dirige-se a Francisco de Barros aludindo, entre outros assuntos, à criação da "Sociedade de Arqueologia, História e Etnografia" remetendo os respectivos estatutos.
Francisco Manuel Alves, pe., agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem a oferta da publicação de sua autoria "Chaves na Revolta de 1808", tecendo algumas considerações sobr ela.
Afonso de Castro Monteiro coleccionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, solicita a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem] fotografias ou postais da Casa de Samaiões ou de outra que eventualmente possua, bem como uma resenha geneológica da sua família.
Assis Gonçalves do gabinete do Ministro das Finanças, agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem] a oferta do seu trabalho, tecendo-lhe algumas considerações sobre as actividades de Oliveira Salazar.
João Baptista Vaz de Amorim, pe., dirige-se a Francisco de Barros, entre outros assuntos, solicita-lhe informações sobre o castelo de Monforte.
João Baptista Vaz de Amorim, pe., dirige-se a Francisco de Barros aludindo a assuntos relacionados com as vias romanas da região de Chaves.
Carlos de Meneses e Melo Vaz de São Payo solicita a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, informação geneológica.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
O presidente da direcção do Sindicato Agrícola de Baião envia a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, cópia de um ofício remetido pelo Director da Estação Agrária do Além Douro Litroal, elogiando o folheto "Agricultura Moderna e Progressiva" com a conferência promovida por Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem nos Paços do Concelho de Baião.
O director geral da Acção Social Agrária solicita ao presidente do Sindicato Agrícola de Chaves, a remessa de exemplares do trabalho, "Agricultura Moderna e Progressiva, Cooperativismo e Sindicalismo".
Francisco ManuelAlves, pe., dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com publicações.
Simão Pinto de Mesquita agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, a oferta de seus trabalhos "Agricultura Moderna Portuguesa" e "In Memoriam de Alves Cardoso", tecendo algumas considerações sobre elas.
O governador civil do distrito de Bragança elogia a actividade de [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem].
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
O presidente do Sindicato Agrícola de Faro dirige-se ao presidente do Sindicato Agrícola de Chaves, agradecendo e elogiando a oferta da sua conferência, "A Crise da Agricultura".
O visconde das Mercês, entre outros assuntos, apresenta a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, cumprimentos de boas festas e próspero ano novo.
António José Álvares da Silva, em nome do presidente da República, agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], o exemplar remetido da sua conferência "A Crise na Agricultura".
O vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves remete ao vereador da referida Câmara, cópia da acta da sessão da Comissão Executiva de 08/03/1917.
J. Ricardo da Fonseca dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos da política agrícola Nacional.
Armando Vieira agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], a oferta de um exemplar do "In Memorian de Alves Cardoso", tendo diversos comentários a respeito.
António Cabral dirige-se ao seu primo Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, enviando mensagem de boas festas e próspero ano novo.
Luís Chaves dirige-se a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], aludindo a assuntos pessoais.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
Francisco Manuel Alves, pe., remete a Franciscode Barros, uma carta que lhe havia sido dirigida por Afonso do Paço, propondo a realização de uma conferência em Chaves, por Herri Bnevil.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
Antero de Figueiredo Alves agradece a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, referências que sobre ele faz na publicação de sua autoria "Chaves na Revolta de 1808", tecendo algumas considerações sobre ela.
Otero Pedrayo dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral, comentando aspectos de diversas publicações.
O director da "Revistade Ex-Libris Portugueses" dirige-se a [Francisco de Barros Cabral Teixeira Homem], solicitando o envio de elementos para publicação.
José dirige-se ao irmão aludindo a assuntos familiares.
Augusto Macedo agradece a Francisco de Barros Teixeira Homem, a oferta do seu trabalho "A Crise na Agricultura" e tece-lhes alguns comentários.
Afonso de Castro Monteiro, colecionador de postais e fotografias dos solares e casas nobres de Portugal, dirige-se a Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, aludindo a assuntos relacionados com a colecção.
Alberto Veios dá parecer a Francisco de Barros Teixeira Homem, relativamente a um negócio de aquisição de livros.
O [conde de Aurora] dirige-se a Francisco, aludindo a questões pessoais.
Carlos da Cunha Coutinho dirige-se a seu primo Francisco, aludindo ao estado da agricultura Nacional.
Valentim J. Ferreira dirige-se a Francisco, agradecendo e comentando o exemplar da conferência que lhe tinha remetido.
O bispo de Vila Real agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem], publicação enviada elogiando-a.
[Carlos da Cunha Coutinho] dirige-se a Francisco, elogiando-o pela sua conferência sorbre a temática agrícola, entre outros assuntos.
O Ministro da Agricultura agradece ao presidente do Sindicato Agrícola de Chaves a oferta do trabalho, "A Crise da Agricultura", tecendo algumas considerações sobre a política agrícola Nacional.