Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

11 records were found.

Acórdão sobre a apelação do Cabido de Viseu contra duas graças concedidas pela Santa Sé, acerca da instituição dos benefícios que igualam os meios cónegos aos cónegos.
Acórdão da Relação de Braga acerca da sentença apelada do deão do bispado, a qual revoga os autos e disposições de direito, pelos quais ninguém pode ser juiz em causa própria, nem julgar sem estar certo da sua jurisdição.
Acórdão da Relação de Braga a favor do Cabido de Bragança, na apelação que interpôs ao Bispo pelo facto de estar a exerce com falta de legitimidade o cargo de provisor, vigário geral e governador.
Acórdão da Relação de Braga, a favor do apelante, sobre uma apelação de João de Almeida Ferreira contra José António de Meneses, respeitante a uma das capelanias que o chantre Manuel de Oliveira instituiu na Sé de Viseu. Contem uma carta de 1768 Set. 15, Braga, do Capelão Soares dirigida a Manuel Álvaro Teles Pacheco, informando-o da sentença proferida.
Acórdão do Senado subalterno a favor do Cabido de Viseu, acerca da dúvida de alguns moradores da freguesia de Canas de Senhorim sobre o arrendamento e respectivos pagamentos.
Acórdão da Relação de Lisboa, sobre uns autos de libelo respeitantes a meio alqueire de trigo.
Acórdão da Relação do Porto sobre uns autos de libelo respeitantes à oitava parte do trigo, cevada, milho grosso e miúdo, ao pagamento de vinho, ao molho de linho e pensão do oitavo das terras.
Acórdão da Relação do Porto sobre uns autos de libelo do Cabido de Viseu respeitantes ao peditório da oitava parte do trigo, cevada, milho grosso, milho miúdo e centeio.
Acórdão da Relação do Porto acerca do pagamento de pensões de arrendamento, pagamento de sisa e preço do pão.
Acórdão entre o Cabido de Viseu e o Bispo de Leiria, d. Dinis de Melo, que apela ao Cabido no sentido de este não mandar parar as obras da Sé e mandar prover duas igrejas que estavam vagas, tendo o Cabido eleito para o efeito seis capitulares. Traslado do mesmo, de 1639 Jull. 6, Viseu.
Acórdão entre os membros do Cabido de Viseu, pelo qual decidiram não tornar a emprazar um prazo de Canas de Senhorim, sem prévia autorização do possuídor, Pedro Álvares. Traslado de 1595 Jan. 17, Viseu, pelo notário João de Calante, do livro de notas de Gaspar Simão.