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As administrações dos concelhos, quartéis e Ministério das Colónias, comunicam ao Governo Civil a doença de mancebos e soldados, para justificar a não comparência à inspecção ou a ausência de apresentação nos seus regimentos.
Os comandos militares do distrito vão queixar-se ao Governo Civil, do facto de existirem fardas de filarmónicas e corporações de bombeiros muito semelhantes aos uniformes militares.
Circular para dar conhecimento às praças que recolheram de França e que não tenham meios de subsistência, a possibilidade de lhes ser atribuída uma pensão.
Série constituída por atestados de pobreza de soldados, passados pela junta de freguesia, onde se atestam as condições económicas em que estes vivem.
O Regimento de Infantaria envia a nota dos assentos que tem no livro de matrícula, onde constam os dados pessoais e da vida militar, de determinado soldado.
Trata-se de um convite ao Governador Civil e a todo o funcionalismo público da cidade de Viseu, para receber a representante do distrito das mães dos soldados mortos na Grande Guerra.
Trata-se de convocatórias a soldados que já não se encontram no activo, para determinados acontecimentos nacionais.
Estamos perante uma série constituída por um conjunto de ofícios enviados ao Governo Civil por várias entidades, como quartéis de todo o país, administrações dos concelhos, etc., onde se informa sobre a existência de determinado soldado ou mancebo e em que situação se encontra.
Série constituída por um conjunto de ofícios e telegramas provenientes da Divisão de Reformados da Armada, administrações dos concelhos e quartéis sobre problemas ligados aos vencimentos dos soldados reformados e ainda no serviço activo.
Série constituída por ofícios recebidos das administrações dos concelhos, a dar resposta a determinada circular, por elas recebida.
Série constituída por requerimentos de soldados, que alegando motivos familiares, pessoais ou até de saúde pedem transferência de quartel, para outro mais próximo do seu local de residência.
A Escola Militar de Aviação pede ao Governo Civil o registo criminal das praças constantes numa lista que envia em anexo, pertencentes ao Distrito de Viseu.
Por ordem do Ministério do Reino, o Governo Civil vai indicar os empregos reservados aos oficiais inferiores do exército e da armada, num mapa com este objectivo elaborado. Neste registam-se os estabelecimentos ou repartições, empregos vagos actualmente, vencimento, habilitações, limite de idade para admissão e proporção em que podem ser nomeados os oficiais.
A pedido do Ministério do Interior, o Governo Civil vai enviar a relação dos oficiais que no Distrito de Viseu estão em comissões de serviço dependentes do dito ministério, indicando nome, posto, comissões que estão a desempenhar e concelho.
Série constituída por um mapa proveniente do Regimento de Infantaria n.º 9, que dá conta dos mancebos que aqui assentaram praça. Assim, faz-se a identificação do mancebo com nome, naturalidade, filiação, data de alistamento e contingente a que pertencem.
Série constituída pelas cadernetas militares de alguns soldados onde se regista a vida militar: colocações e posições durante o tempo de serviço, vencimentos, conta corrente do fundo de fardamento, nota dos assentos de matrículas, instrução do tiro, etc. A data aqui apontada é a de assentamento de praça.
Os vários quartéis do país, a Secretaria de Estado das Colónias e Administração do Concelho de Resende vão dar conta dos oficias do exército na reserva ou reformados, que residem no Distrito de Viseu
Para responder a uma circular do Ministério do Interior, que visa recolher informações precisas sobre a existência de órfãos de guerra, os vários concelhos vão indicar o número de praças mortas na Grande Guerra. A presente série é constituída apenas por ofícios relativos ao envio destas relações.
Série constituída pelos ofícios relativos ao envio dos requerimentos dos familiares dos soldados falecidos, para que se proceda à entrega dos bens que deixaram.
Série constituída por ofícios provenientes do Ministério das Colónias, Ministério da Guerra, quartéis e outras entidades que visam informar o Governo Civil do falecimento de soldados, para que este informe posteriormente a família.
Série constituída por uma série de documentos, onde se dá a ordem para transferir um soldado de um serviço para outro.
Série constituída por ofícios emanados por várias entidades militares como quartéis, administração de alguns concelhos, Hospital Militar e outros governos civis a pedir informações sobre determinados mancebos e soldados. Alguns pedidos vêm acompanhados da resposta.
Conjunto de documentos constituídos num processo, que visam resolver o problema de um órfão, filho de um soldado e de sua mulher, falecidos no Chibuto.
Queixando-se a esposa de um sargento de infantaria de não ter recebido o vencimento de um determinado mês do seu marido, vai proceder-se a uma investigação para apurar responsabilidades.
Série constituída por ofícios emanados por várias entidades militares como o Ministério e Secretaria da Guerra, Direcção da Administração Militar e administração de alguns concelhos, onde se pedem e dão informações, sobre a situação económica das famílias dos soldados falecidos, com vista à atribuição de subsídios e pensões.