Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
23 records were found.
Série constituída por um conjunto de livros, onde são registadas por concelhos, as reclamações relativas ao recrutamento. Aqui, são indicados o nome, filiação, número de sorte, número de ordem geral, motivo da reclamação e em que estado se encontra o processo. A data de cada livro diz respeito ao ano de recrutamento militar, e não à data de entrada e despacho das reclamações.
Série constituída pelos acórdãos da Comissão Distrital, proferidos nas suas sessões dedicadas ao recrutamento.
Série constituída por um conjunto de mapas enviados por cada concelho, como resposta à circular n.º 7 de 16 Agosto de 1893, do Governo Civil, onde constam o número de ordem, os nomes dos mancebos, filiação, freguesia e o motivo da dispensa ou adiamento e o número de dispensados e adiados.
Série constituída por um rascunho, onde se regista o número de reclamações deferidas e indeferidas por cada concelho e a data de publicação das decisões.
Em resposta a uma circular do Governo Civil, de 17 de Julho de 1884 e de outra, de 16 de Agosto de 1893, todas as câmaras municipais do distrito elaboram e enviam a nota indicativa das reclamações decididas, no seu concelho. Nestas notas, especificam-se as reclamações entradas, as deferidas e indeferidas, a data de publicação e por vezes a identificação dos reclamantes.
Série constituída por um conjunto de ofícios recebidos do Quartel General de Viseu, para que o Governo Civil faça apresentar neste quartel, os mancebos que já foram inspeccionados e recorreram para serem levados a uma segunda inspecção.
Série constituída por um conjunto de ofícios recebidos das administrações dos concelhos e comissões de recrutamento a pedir ao Governo Civil de Viseu, que lhes esclareça as dúvidas ligadas às reclamações.
Série constituída por um conjunto de documentos constituídos num processo, onde os mancebos ou familiares reclamam geralmente o adiamento ou a isenção do serviço militar. Este processo é constituído quase sempre por um requerimento e outros documentos (atestados médicos, atestados da junta de paróquia, do pároco, etc.), que têm como finalidade comprovar doenças, situação familiar, ou outras. Estas reclamações podem ser enviadas a órgãos de decisão diferentes como a câmara municipal do concelho de recenseamento, a junta de revisão, a Comissão Distrital, o Conselho de Distrito ou até o Supremo Tribunal Administrativo. Quando a reclamação é entregue na câmara municipal, aparecem-nos por vezes apenas os recibos comprovativos da sua entrega.
Série constituída por dois mapas distintos, onde um regista os mancebos que reclamaram o adiamento do serviço militar e o outro a sua dispensa. Estes mapas são enviados pelas câmaras municipais de cada concelho e registam a freguesia de proveniência, o nome, filiação, naturalidade, número da reclamação e observações.
Série constituída por um conjunto de mandados de notificação, onde o presidente da câmara manda um oficial intimar os mancebos que reclamaram junto da Comissão Distrital a isenção do serviço militar, para lhes transmitir o resultado da sua reclamação. Para completar estas notificações temos uma certidão, onde o oficial atesta em como intimou o mancebo e lhe deu a conhecer a decisão da comissão.
Série constituída por um conjunto de livros, onde são registados os resultados da inspecção dos mancebos, que reclamaram perante a junta de revisão. Assim, e por concelhos, o livro regista o nome, filiação, naturalidade, idade, altura dos mancebos e observações lugar onde a junta dá o seu veredicto, considerando apto ou escuso o reclamante.
Caderno, onde por freguesias se registam os dados pessoais do reclamante (nome, estado civil, residência), por quem fazem a reclamação e os artigos da lei que se aplicam ao caso.
Trata-se de requerimentos onde os mancebos ou seus familiares pedem para agrupar à sua freguesia de recenseamento, uma ou mais freguesias limítrofes. Este, tem como objectivo, obter um atestado dos chefes de família dessas freguesias a declarar que têm filhos no serviço activo, para depois os requerentes poderem reclamar a dispensa ou adiamento do serviço militar.
O Concelho de Castro Daire vai enviar ao Governo Civil uma relação numérica, por freguesias dos mancebos recenseados, que reclamaram para a Comissão Distrital, junta de revisão ou Conselho de Estado. Nestas, faz-se a identificação dos mancebos com nome, filiação, freguesia, morada e número.
Trata-se de recursos já decididos nas sessões da Comissão Distrital, que têm de ser registados.
Alguns concelhos do distrito vão enviar ao Governo Civil a relação dos mancebos recenseados, que reclamaram para a Comissão Distrital e junta de revisão. Nestas, descrimina-se por freguesia o número de reclamações à Comissão Distrital e junta de revisão, dá-se o total e deixa-se um espaço para as observações.
Série constituída por um conjunto de ofícios recebidos de diversas entidades como administrações dos concelhos, ministérios, juízo de direito, etc., onde se dão informações sobre o decorrer das reclamações interpostas pelos diversos mancebos.
Livro que regista para todo o distrito, dividido pelos vários concelhos, os requerimentos de mancebos e familiares e qual o despacho dado à reclamação.
Trata-se de um conjunto de livros, onde foram lavradas as actas das reuniões da Comissão Distrital, sobre assuntos de recrutamento. Nestas, os seus participantes decidem sobre as reclamações dos mancebos recenseados num determinado ano, e registam-nas por concelho de origem, dos recrutas.
Série constituída por um conjunto de ofícios recebidos de diversas entidades, onde se dão e se pedem informações, sobre o resultado das reclamações interpostas pelos diversos mancebos.
Série constituída por circulares emitidas pelo Governo Civil, para enviar ás administrações dos concelhos, sobre problemas ligados aos mancebos que reclamaram.
Série constituída por circulares recebidas dos diversos Ministérios, relativas a problemas levantados pelas reclamações dos mancebos.
Série constituída por um conjunto de ofícios recebidos de diversas entidades, onde se dão e se pedem informações e se pedem e enviam documentos, para ilustrar certos processos de reclamação.