Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
36 records were found.
Alegando residência no Distrito de Aveiro e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Aveiro, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência em Angra do Heroísmo e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Angra do Heroísmo, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito de Beja e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Beja, a dar o resultado da inspecção.
Ofícios recebidos dos administradores dos concelhos do Distrito de Viseu, onde o assunto é a inspecção de mancebos pertencentes à sua área, em distritos alheios.
Alegando residência nas colónias africanas e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão aqui requerer a sua inspecção militar. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo e a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem.
Tendo as inspecções das sedes dos Distritos de Recrutamento e Reserva N.º 15 e 17 (Guarda e Pinhel), sido suspensas por causa de manobras militares, há agora instruções do Ministério da Guerra para activar este serviço. A presente série é composta por ofícios provenientes do Governo Civil da Guarda e Viseu, ministérios e administrações dos concelhos.
Trata-se de uma relação apresentada pela Secretaria do Governo Civil do Porto, onde são identificados com nome, filiação, idade, altura, número de sorte, freguesia e concelho a que pertencem os recrutas que requereram a sua inspecção no Porto. Por vezes esta informação é ainda completada pela decisão da Junta de Inspecção.
Processo constituído por vários ofícios, onde se pede a guia de marcha para um mancebo natural de Sernancelhe, que se encontra internado na Escola Agrícola de Elvas como vadio e que vai ser inspeccionado em Pinhel.
Série constituída por ofícios dos concelhos, dirigidos ao Governo Civil de Viseu, a pedir informações sobre a inspecção de determinados mancebos, que ocorreu noutros distritos.
Alegando residência no Distrito de Coimbra e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Coimbra, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito de Bragança e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Bragança, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito de Braga e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Braga, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito de Castelo Branco e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Castelo Branco, a dar o resultado da inspecção.
Série constituída por um conjunto de ofícios recebidos do Governo Civil de Coimbra a pedir informações, sobre as datas em que vão decorrer as inspecções, em Santa Comba Dão.
Alegando residência no Distrito da Leiria e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Leiria, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito de Lisboa e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer ao Governo Civil desta cidade, para ai serem inspeccionados. Assim, geralmente constam destes processos o requerimento do mancebo ao Governo Civil de Lisboa, a comunicação e pedido da guia de marcha às entidades do concelho de origem e a resposta a este pedido. Além destes documentos, temos ainda um ofício do Governo Civil de Lisboa, comunicando o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito de Évora e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Évora, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito de Faro e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Faro, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito da Guarda e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil da Guarda, a dar o resultado da inspecção.
Série constituída por ofícios recebidos de governadores civis de outros distritos, a informar do resultado da inspecção de determinados mancebos, da sua comparência, etc.
Mapa enviado pelo Governo Civil da Guarda onde são apontados para os concelhos de São João da Pesqueira, Sernancelhe e Penedono, o total de mancebos a inspeccionar, os inspeccionados e os que faltaram, descriminados por freguesias.
Série constituída por telegramas que dão a conhecer as datas da inspecção em Penacova, aos mancebos do Distrito de Viseu.
Alegando residência no Distrito de Santarém e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Santarém, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito do Portalegre e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil do Portalegre, a dar o resultado da inspecção.
Série constituída por um ofício que indica o número de mancebos que requereram a inspecção em distrito alheio e dos que foram inspeccionados.
Série constituída por um mapa enviado ao Governo Civil pela Comissão de Recrutamento de Tabuaço, com intenção de saber o resultado da inspecção dos mancebos ali identificados. O mapa tem a freguesia, o nome e filiação dos mancebos, a data de concessão das guias e o distrito em que devem ser inspeccionados.
Trata-se de uma relação apresentada pela Secretaria do Governo Civil de Lisboa, onde são identificados com nome, filiação, freguesia e concelho a que pertencem, os recrutas que requereram a sua inspecção em Lisboa. Por vezes esta informação é ainda completada pela decisão da Junta de Inspecção.
Trata-se de uma relação apresentada pela Secretaria do Governo Civil da Guarda, onde são identificados com nome, filiação, freguesia e concelho a que pertencem, os recrutas que requereram a sua inspecção na Guarda. Por vezes esta informação é ainda completada pela decisão da Junta de Inspecção.
Alegando residência no Distrito do Porto e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil do Porto, a dar o resultado da inspecção.
Estamos perante um conjunto de mapas elaborados pela Junta de Inspecção do Distrito de Recrutamento e Reserva N.º 12, onde se indicam os mancebos de distritos alheios e do Distrito de Viseu que foram inspeccionados por esta junta e qual o resultado da inspecção. Temos também um mapa mais antigo, que diz respeito apenas à Comarca de Resende.
Esta série é composta apenas por um mapa, onde se registam o nome, filiação, freguesia onde pertence, altura, data em que foi passada a guia e a resolução da inspecção, dos mancebos que requereram a sua inspecção em África.
O Governo Civil da Guarda e o Distrito de Recrutamento e Reserva N.º 15, enviam ao Governo Civil de Viseu informações sobre as datas em que serão inspeccionados, na Guarda ou em Pinhel, os mancebos do seu distrito.
Trata-se de requerimentos de mancebos naturais de distritos alheios e residentes nos vários concelhos do Distrito de Viseu, que por esta razão requerem a sua inspecção num concelho deste distrito.
Alegando residência no Distrito de Vila Real e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Vila Real, a dar o resultado da inspecção.
Alegando residência no Distrito de Viana do Castelo e dificuldades de deslocamento a Viseu, os mancebos dos vários concelhos deste distrito, vão requerer a sua inspecção militar nesta cidade. Assim, constam destes processos o requerimento do mancebo, a comunicação do envio da guia de marcha pela administração do concelho de origem e ainda um ofício do Governo Civil de Viana do Castelo, a dar o resultado da inspecção.
Trata-se de requerimentos de mancebos naturais e residentes nos vários concelhos do Distrito de Viseu, que por razões várias de conveniência requerem a sua inspecção num concelho alheio à sua naturalidade.