Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

17 records were found.

Série constituída por circulares a enviar pelo Governo Civil aos administradores dos concelhos, para deste modo, obter um conjunto de informações, sobre o estado do recrutamento e o preenchimento do contingente.
Série constituída por ofícios recebidos das administrações dos concelhos, a dar resposta a determinada circular, por elas recebida.
Série constituída por um mapa, que contém o nome, filiação e naturalidade dos recrutas que cumpriram o serviço militar a que eram obrigados, em 1860. Depois, temos também outros mapas, onde se encontram registados os mancebos que foram recenseados e sorteados para os anos de 1856, 1857, 1858 e 1859.
Mapa, onde constam todos os concelhos do distrito, e onde para cada um deles se registam os recrutas fornecidos neste período de três meses, os escusos pela junta de revisão, os esperados para darem substitutos, os esperados segundo a observação nº 12, os abonados aos contingentes e observações.
Série constituída por um conjunto de circulares recebidas do Ministério do Reino, que têm como objectivo, assegurar o bom funcionamento do serviço de recrutamento, nomeadamente no que diz respeito ao preenchimento do contingente.
Série constituída por um conjunto de ofícios recebidos das administrações dos concelhos, Ministério do Reino, Secretaria da Guerra e Quartel General de Viseu, onde se dão informações sobre o preenchimento do contingente e a proclamação de recrutas para o exército e armada.
Série constituída por uma capa, onde se aponta para cada concelho do distrito, a situação em que se encontra o contingente.
Mapa elaborado para o concelho de Penalva do Castelo que contém os seguintes dados: freguesias, nomes, filiações, naturalidades, números de sorte, data em que foram aprovados para o serviço militar, estado do contingente, recrutas em dívida e recrutas a mais.
Mapas encontrados apenas para o Concelho de Nelas, onde se identificam os mancebos que fazem parte do contingente de determinado ano, com os seguintes elementos: freguesia, nome, filiação, morada, data de nascimento, ano e número de sorteamento e ainda observações.
Mapas produzidos em cada concelho, onde se descriminam por cada freguesia e tendo em conta o exército activo, a 2ª reserva e a armada, os seguintes componentes: contingente líquido de abonos, recrutas entregues à autoridade militar, baixas ocorridas e susceptíveis segundo o artigo 63º da lei, refractários não alistados, sorteados não chamados por lhes aproveitar a prescrição do artigo 63º da lei e ainda a dívida.
Anualmente, a comissão distrital reúne para dividir pelos concelhos o número de recrutas necessários, para preencher o contingente militar do distrito. Estes dados são enviados aos concelhos em tabelas, muitas vezes acompanhadas por circulares do Governo Civil. Faz-se então, uma reunião da comissão de recrutamento concelhia, para dividir o número de recrutas que lhe foi atribuído pelas suas freguesias. Assim, fazem geralmente parte desta série um mapa e a acta da reunião da comissão de recrutamento de cada concelho. Deste mapa constam o número de mancebos recenseados por concelho e por freguesia e de quantos são atribuídos para a armada, exército e 2ª reserva. Optámos por datar os documentos pelo ano de recrutamento.
Série constituída por vários cadernos, cada um dizendo respeito a um ano de recrutamento. Estes, estão divididos pelos vários concelhos e depois pelas diversas freguesias. Em cada uma destas, regista-se o número de recrutas com que cada uma tem de contribuir, qual o resultado da inspecção e a data de cada um dos números sorteados. Tem também o agrupamento das freguesias.
Mapas existentes apenas para os Concelhos de Armamar e Sernancelhe, onde distribuído pelas diversas freguesias do concelho, se indicam o número de recenseados, o número de recrutas distribuídos a cada freguesia, os agrupamentos destas e os recrutas abonados. A data aqui apontada é a do ano de recrutamento e não a de produção do documento.
Várias entidades, como administrações dos concelhos, comissões de recrutamento, Ministério do Reino e Secretaria da Guerra, vão recorrer ao Governo Civil, para verem as suas dúvidas sobre o preenchimento do contingente e a proclamação de recrutas esclarecidas. Vão também pedir ordens para a resolução de determinados casos.
Para dar resposta a problemas levantados por alguns recrutas ou pelas administrações dos concelhos sobre o preenchimento do contingente, o Ministério do Reino vai ordenar que se tomem determinadas medidas. Esta série é assim constituída pelos ofícios emanados por estas duas entidades.
Esta série é composta por um conjunto de processos, constituído um em cada ano, onde se juntam os documentos seguintes: ofício do Ministério do Reino, mapa com a relação dos praças refractários, relação dos praças compelidos, relação dos voluntários, relação dos praças readmitidos, relação dos refractários remidos, relação dos recrutas compelidos ao serviço naval e relação dos recrutas navais readmitidos. Estes documentos dizem respeito ao Distrito de Viseu e ao ano de recrutamento.
Série constituída por mapas concelhios e para alguns anos distritais, onde em cada freguesia e dentro da armada, exército e 2ª reserva, se aponta o número de distribuídos, alistados e qual o estado em que se acham, ou em dívida. A data destes mapas aqui apontada diz respeito ao ano de recrutamento e não à data de produção que é sempre posterior e periódica.