Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

14 records were found.

Boletim semanal relativo à cidade de Lisboa, onde vêm descriminados o movimento da população (nascimentos e óbitos), observações metereológicas e causas de morte da população.
O movimento da população (nascimentos, casamentos e óbitos) era controlado pelo Governo Central, através do seu representante no distrito: o Governo Civil. É assim, que nos aparece esta série, composta por mapas individuais ou colectivos, que nos contabilizam nascimentos legítimos e ilegítimos, casamentos e o número de óbitos (por doença, naturais, à nascença), ocorridos em cada concelho. Até 1890, os mapas existentes são anuais, tornando-se depois desta data mensais. Eram as Câmaras Municipais, a entidade encarregue de enviar estes dados para o Governo Civil, depois de os conseguir junto dos párocos de cada freguesia. Em 1898, surge-nos a obrigatoridade de registar estes acontecimentos de uma forma civil, o que origina o aparecimento de outro mapa. Aqui começam as falhas de dados, nomeadamente os mapas de casamentos. Em 1902, o serviço estatístico do movimento demográfico passa a pertencer às instâncias sanitárias, ou melhor às Delegações de Saúde, o que justifica o fim da chegada destas informações ao Governo Civil. Em 1911, tudo muda outra vez com a criação do Registo Civil e de vários postos espalhados pelo distrito, que se encarregam agora deste trabalho.
Através de informações obtidas junto dos párocos de cada freguesia, cada concelho elabora estes mapas e envia-os semanalmente ao Governo Civil. As informações que deles podemos retirar, dizem respeito ao número de óbitos ocorridos no concelho, com a designação do sexo e da idade (maiores ou menores). Estes mapas têm também por vezes, informações relativas ao estado sanitário das populações. Por isso recomenda-se a consulta do Inventário Assistência e Saúde Pública, na série boletins sanitários, pois também ela pode ter dados relativos à mortalidade que completam os presentes.
Série constituída por mapas enviados pelas Câmaras Municipais ao Governo Civil, que registam a composição de todos os concelhos do distrito, a nível de freguesias e de lugares. Além destas informações, temos também a indicação das distâncias entre a sede da freguesia e cada localidade, o número de fogos e pessoas existentes em cada uma delas. Estes mapas pretendem também, dar resposta a um projecto de reforma da divisão das freguesias e das localidades que as compõem. Para o ano de 1885, e em alguns concelhos, 1867, não temos mapas, mas apenas ofícios enviados pelas Câmaras Municipais ao Governo Civil, que nos dão informações sobre o assunto.
Série constituida por um livro impresso em 1868 pela Imprensa Nacional, que contém o censo da população de todo o país incluindo ilhas adjacentes. Este livro descrimina a população a vários níveis: absoluta, por sexos, idades, estado civil, população urbana e rural, por famílias, etc.
Série constituída por um livro que regista a composição de todos os concelhos do distrito, a nível de freguesias e de lugares. Além destas informações, temos também a indicação das distâncias entre a sede da freguesia e cada localidade, o número de fogos e pessoas existentes em cada uma delas.
Série composta por um livro onde é registado o número de fogos de todo o distrito, descriminados por freguesia e concelho. No final do livro, aparece-nos um resumo e uma sinópse comparativa do número de fogos registados na época e dos existentes, segundo o Código Administrativo.
Série constituída por um conjunto de ofícios recebidos de diversas entidades, sobre os assuntos ligados à população do distrito.
Mapas mensais onde são descriminados os suicídios ocorridos em cada concelho, por idaes, sexo, estado civil e existência de filhos dos suicídas.
Série constituída por um conjunto de circulares recebidas de diversas entidades, sobre os assuntos ligados à população do distrito.
Para obter informações sobre alguns assuntos ligados com a população, o Governo Civil envia aos concelhos circulares com o pedido daquilo que deseja. A presente série é constituída pelas respostas.
Série constituída por um conjunto de circulares expedidas para diversas entidades, sobre os assuntos ligados à população do distrito.
Série constituída por um conjunto de documentos constituídos em processo, sobre os vários recenseamentos gerais da população, que se fizeram a nível nacional.
Série constituída por um conjunto de ofícios constituídos em processo, sobre os assuntos ligados à população do distrito.