Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
24 records were found.
Série constituida por um conjunto de ofícios chegados de várias entidades, sobre o decorrer da Campanha de Produção Agrícola.
Série constituída por um conjunto de ofícios originários do Mercado Central de Produtos Agrícolas e das Administrações dos Concelhos, sobre o problema do abastecimento do centeio, preços, etc.
O Instituto de Seguros Sociais Obrigatórios e de Previdência Geral, do Ministério do Trabalho, a fim de concluir um inquérito sobre associações profissionais, vai junto do Governo Civil para esclarecer algumas dúvidas, sobre algumas associações de classe do distrito.
Todas as Câmaras Municipais se dirigem ao Governo Civil, para o informarem acerca da existência ou escassez de batata e os preços praticados. É esta correspondência que constitui a presente série.
Série constituída por um conjunto de ofícios chegados do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria e Administrações dos Concelhos sobre os problemas ligados à exploração das águas minero-medicinais.
Este processo é constituído por um conjunto de ofícios e telegramas, originários da Direcção Geral de Agricultura e das Administrações dos Concelhos do Distrito de Viseu, sobre as providências a tomar contra a carestia do grão e do feijão, procedendo-se ao seu manifesto.
Este processo é constituído por um conjunto de ofícios originários do Ministério da Fazenda e da Administração do Concelho de Viseu, sobre a aceitação do pagamento com moedas de prata ou niquel, com orifício ou soldaduras
Este processo é constituído por um conjunto de ofícios, originários dos Distritos de Lisboa, Guarda de Viseu, sobre a Junta Regional do Dão.
Este processo é constituído por um conjunto de ofícios, circulares e telegramas, originários do Ministério do Reino, do Porto, de particulares e das Administrações dos Concelhos do Distrito de Viseu, sobre necessidades de milho, possíveis fornecedores, saída, açambarcamento, etc.
O Ministério do Interior, a Comissão de Subsistências do Ministério do Fomento, o Governo Civil de Viseu e os vários concelhos do distrito, vão trocar entre si um conjunto de ofícios e telegramas, onde se discutem os problemas relacionados com a venda, preços, açambaracamento, etc. dos ovos.
Série constituída por um conjunto de ofícios e telegramas enviados pela Administração do Concelho de Viseu, do Ministério do Interior e outros, com o objectivo de tratarem de problemas relacionados com o abastecimento e preços do açucar amarelo.
O Ministério da Agricultura e os vários concelhos do distrito, vão trocar entre si um conjunto de ofícios, onde se discutem os problemas relacionados com a venda, preços e qualidade do pão.
O problema da livre circulação de géneros pelos vários concelhos é mais acentuado quando esses géneros escasseiam. A presente série é constituída por um conjunto de ofícios recebidos dos Administradores dos Concelhos, por alguns telegramas chegados de Lisboa e uma circular da Comissão de Abastecimentos, que regulamenta este assunto
Série constituída por uma circular do Ministério da Agricultura onde se anúnciam conferências a realizar pelos concelhos, com vista a propagandear o princípio associativo e preconizando as vantagens da organização de sindicatos e cooperativas. Temos também, como resposta a este apelo, a constituição de sindicatos e o problema dos estatutos.
Série composta por um conjunto de ofícios e telegramas trocados entre várias entidades do Governo Central, a Associação Comercial e Industrial de Viseu e a Sociedade Mercantil, sobre os problemas ligados ao decreto das subsistências.
Série composta por circulares e telegramas do Ministério do Fomento, do Interior, do Governo Civil e outra correspondência chegada dos Administradores dos Concelhos, sobre as existências, trânsito, compra e venda de trigo e farinhas.
A 11ª Secção Agrícola de Viseu, para cumprimento do artigo n.º 6 do Decreto 1261 de 8 de Janeiro de 1915, vai junto do Governo Civil, para saber quais os concelhos que necessitam do auxílio dos agentes agrícolas. As Administrações dos Concelhos por sua vez vão responder a esta questão.
Série constituída por um conjunto de ofícios, a maior parte dirigidos à Comissão de Viticultura do Dão, e recebidos de vários Ministérios e outras entidades sobre problemas ligados aos vinhos desta região.
Série constituída por um conjunto de ofícios originários do Banco do Douro e das Administrações dos Concelhos, sobre a crise monetária que se atravessava na época, devido à falta de moedas em circulação.
Este processo é constituído por um conjunto de ofícios e telegramas, originários do Ministério do Reino e das Administrações dos Concelhos do Distrito de Viseu pertencentes à Região Duriense, sobre possiveis incidentes de destruição de armazens de vinho.
Este processo é constituído por um conjunto de ofícios e telegramas, originários da Direcção das Obras Públicas do Distrito de Viseu, do Ministério do Interior e da Administração do Concelho de Lamego, sobre a possibilidade de empregar alguns serralheiros, pedreiros, pintores e carpinteiros.
Este processo é constituído por um conjunto de ofícios, originários da Direcção das Missões Oenotécnicas do Centro, sobre a importância de divulgar novas práticas oenológicas aplicadas ao fabrico, tratamento e conservação de vinhos.
Série constituída por um conjunto de ofícios enviados pelo Grémio do Comércio do Distrito de Viseu ao Grémio de Armazenistas de Mercearia de Lisboa e da Junta de Repartidores ao Grémio dos Retalhistas de Mercearia do Centro, sobre o problema do contingente de mercadorias disponíveis, que não basta para as exigências de consumo.
Este processo é constituído por um conjunto de ofícios e telegramas, trocados entre o distrito e Lisboa, sobre alguns problemas ligados ao procedimento dos vogais deste conselho.