Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
23 records were found.
Semanalmente, todas as Câmaras Municipais do distrito eram obrigadas a enviar ao Governo Civil as actas relativas às suas sessões camarárias. Por vezes, na tentativa de simplicar o processo, as Câmaras Municipais apresentavam apenas um resumo das deliberações tomadas em assembleia. É assim, que nos aparece a série actas e resumos de deliberações, que de uma forma mais alargada ou mais sucinta, apresentam as resoluções tomadas pelas autarquias.
A acompanhar estes documentos vem normalmente um ofício, mas poderão vir também além deste, regulamentos, posturas, projectos, requerimentos, etc. Sempre apensos às actas onde foram alvo de discussão e decisão, estes têm um sentido de complementaridade e até justificação de certas deliberações tomadas pelas Câmaras.
No final de cada ano todas as Câmaras Municipais do distrito eram obrigadas a apresentar para aprovação, ao Governo Civil ou Assembleia Distrital, o orçamento para o ano seguinte. Neste documento são especificadas todas as despesas e receitas previstas, podendo este ser acompanhado por um, dois, três ou mais orçamentos suplementares, caso haja necessidade disso. Todos eles vêm quase sempre acompanhados de um edital exposto em cada concelho para possiveis reclamações, da acta da reunião do Município em que foi aprovado, de um ofício e de outros documentos diversos que se achassem essênciais a cada caso.
Encontrámos esta série apenas para o concelho de Santa Comba Dão e só para o ano de 1912. Esta consiste numa listagem dos nomes dos vereadores da Câmara Municipal responsáveis pela assinatura das actas enviadas para o Governo Civil nesse ano.
Esta série é constituida por um conjunto de cadernos elaborados pela 4ª repartição da secretaria do Governo Civil, onde semanalmente eram registadas as datas em que davam entrada as deliberações enviadas pelas Câmaras Municipais.
Esta série, semelhante à anterior, apenas diz respeito às receitas ordinárias inscritas nos orçamentos gerais, não contemplando receitas extraordinárias, nem orçamentos suplementares.
Esta série é constituda por uma listagem das diferentes receitas inscritas em cada orçamento de todas as Câmaras Municipais do distrito.
Série constituída por um conjunto de documentos avulsos que reunidos formam um processo. Estes processos eram enviados anualmente, pelas Câmaras Municipais ao Governo Civil ou Assembleia Distrital, entidades que tinham como função proceder ao seu exame e verificar a existência, ou não, de irregularidades. Para que tal seja possivel é necessário que cada Câmara aqui faça chegar o processo completo, com todos os documentos concernentes às receitas e despesas e respectivos elementos corroborativos. Assim, estes processos, para além de serem contituídos pelos orçamentos ordinário e suplementar, a conta de receita e despesa, as actas das sessões camarárias em que foram aprovados, os respectivos editais, a relação das dívidas activas e passivas, têm também todo um conjunto de documentos comprovativos das receitas e despesas como por exemplo as folhas de vencimentos de funcionários e professores, autos de arrematação dos rendimentos da Câmara, recibos e mandados de pagamento relativos a despesas com expostos, obras, etc.
Esta série é constituida por mapas onde se descriminam as receitas e despesas previstas no orçamento anual de cada Câmara Municipal do distrito.
Nesta série temos um conjunto de mapas onde se especifica o valor final das receitas e despesas anuais de cada Câmara Municipal do distrito.
Série constituida por mapas elaborados pelo Governo Civil, onde se registam as Câmaras Municipais que vão entregando as contas para futuro julgamento.
Esta série é constituda por uma listagem de todas as Câmaras Municipais cujas contas já foram aprovadas ou ainda se encontram por aprovar pelo Governo Civil.
Série constituída por listas onde se vai registando a entrada dos mapas de receita e despesa que as Câmaras Municipais vão enviando para julgamento.
Série constituída por uma listagem de orçamentos de todas as Câmaras Municipais do distrito que deverão ser examinadas pelo Conselho de Distrito e sofrer a respectiva aprovação.
Esta série é constituída por mapas, onde constam todas as Câmaras Municipais do distrito, com indicação dos processos de contas que já foram examinados e aqueles que faltam examinar.
Esta série, composta apenas por um livro e existente apenas para um ano económico, descreve item a item as receitas e despesas de todas as Câmaras Municipais do distrito, como resultado da cópia das contas enviadas pelas autarquias.
Série constituida por mapas elaborados pelo Governo Civil, onde aparecem discriminados todos os concelhos do distrito, cujas contas já foram julgadas e aprovadas.
Esta série diz respeito apenas a extractos de contas das diversas Câmaras Municipais do distrito.
Esta série é composta por uma listagem das Câmaras Municipais do distrito cujos orçamentos já foram julgados e aprovados, concerteza na tentativa de de melhor organizar os serviços que tinham a seu cargo esta tarefa.
Esta série é constituída por uma listagem de todas autarquias do distrito, que terão de justificar a sua gerência perante o Tribunal de Contas.
Esta série é constituída por uma listagem de contas de todas as Câmaras Municipais do distrito, que foram examinadas e julgadas pelo Conselho Administrativo de Viseu.
Esta série é constituída por uma listagem das Câmaras Municipais do distrito a que ainda não se procedeu ao julgamento das respectivas contas.
Anualmente, todas as Câmaras Municipais do distrito eram obrigadas a enviar ao Governo Civil as contas relativas ao ano transacto, especificando receitas e despesas. É assim, que nos aparece a série conta de receita e despesa, que de uma forma mais ou menos sucinta apresenta todos créditos e débitos da autarquia. A acompanhar este documento vem normalmente um ofício e poderá vir também a relação das dívidas activas e passivas. A estas poder-se-à juntar um parecer, favorável ou não, da entidade que julgou as contas.
Esta série é constituída por uma listagem de documentos de receita elaborada pela Câmara Municipal.