Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

22 records were found.

Alguns destes maços contém telegramas e correspondência não confidencial, não se tendo procedido à sua separação dado que se pretendeu sempre respeitar a organização dada pela entidade produtora.
Tal como nas restantes séries, não foi feita qualquer alteração à organização inicial pelo que foi considerada a documentação proveniente do Ministério do Interior, de Outros Ministérios, de Outras Entidades e ainda de cada um dos Concelhos do Distrito.
Esta foi a série que se apresentou com um volume mais reduzido de documentação, possivelmente por existir o copiador de correspondêndia expedida.
As circulares expedidas pelo Governo Civil começaram por ser registadas num livro copiador, conforme eram enviadas para as Câmaras Municipais ou para as Administrações dos Concelhos. No entanto, a partir da década de 50 do século XIX, verificamos que a maioria das circulares ficavam arquivadas em maço próprio, na repartição respectiva.
A correspondência expedida pelo Governo Civil, até 1879, esteve sujeita a um critério de classificação baseado nas diferentes secções e repartiçoes existentes, assim como nas entidades para quem era enviada. A partir de 1879 surge um novo critério na classificação desta correspondência. Deixam de se considerar as entidades para se valorizar o local para onde era expedida, na sua designação genérica de Externa e Interna. Por Correspondência Interna entende-se aquela que é enviada para todo o distrito e por Correspondência Externa a que é destinada a qualquer local fora do distrito. Passam, também, a ser copiados em livro próprio os telegramas, a correspondência expedida pela Imprensa do Governo Civil e a correspondência expedida pelo Tribunal Administrativo. Entre os anos de 1916 a 1919 a correspondência relativa a subsistências é igualmente registada em livro próprio. Do ano de 1926 ao ano de 1946 os livros apresentam-se ainda organizados por Copiador de Correspondência Interna e Copiador de Correspondência Externa . A partir de Janeiro de 1947 verifica-se a sua anexação.
Estes livros contêm registada toda a correspondência expedida pelo Governo Civil. Sobre cada carta é anotado o dia da expedição, o local para onde a carta é expedida e a entidade receptora.
Esta série será completada de 1946 a 1950 pelas cópias dos telegramas.
Nas datas anteriores esta série é completada pelo copiador de telegramas expedidos.
De cada circular expedida pelo Governo Civil para os diferentes concelhos do Distrito apenas foi arquivado um exemplar da circular. Por vezes só ficou indicada a referência à circular, tendo apensas as respostas dadas.
Série apenas constituída por dois maços de minutas confidenciais. Um maço contém minutas dirigidas ao Ministério do Reino e o outro contém minutas dirigidas a diversas autoridades.
Verifica-se que ao longo do tempo a correspondência recebida foi sendo organizada ora por entidades ora por assuntos, daí a necessidade de além da série correspondência recebida, abrir esta série de processos de correspondência, organizada por assuntos.