Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

146 records were found.

Reclamante: João Gomes, filho de Joaquim Gomes e de Matilde de Sousa Caldas, da freguesia de Mazedo, Monção. Fundamento: por ser pobre e ter outro irmão, de nome Francisco, no serviço efetivo do exército.
Reclamante: Manuel Alves, filho de João Luís Alves e de Maria Solha, da freguesia de Lapela, Monção. Fundamento: para não interromper a aprendizagem de oficial aprendiz da arte de pedreiro, à qual se dedica com bom aproveitamento e melhor comportamento.
Reclamante: Leonel Aragão Dantas de Sousa, filho de João Dantas de Sousa e de Maria da Glória Dantas, da vila de Monção. Fundamento: por frequentar o 1º ano do Curso Teológico do Seminário Conciliar de Braga.
Reclamante: Manuel Maria de Araújo, casado, fogueteiro, pelo seu filho António, da freguesia de Cambeses, Monção. Fundamento: por ser estrangeiro, súbdito espanhol, natural de Pontevedra, Espanha.
Reclamante: Júlio César Fernandes, filho de José Venâncio Fernandes e de Maria das Dores Alves Pinto, moradores na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por estar frequentar o Curso de Teologia no Seminário Conciliar de Braga, com aproveitamento e bom comportamento.
Reclamante: José Venâncio Fernandes, casado, por seu filho Júlio César, moradores na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por estar frequentar o Curso de Preparatórios no Seminário Conciliar de Braga, com aproveitamento e bom comportamento.
Reclamante: Florinda Rosa Pires Boticário ou Florinda Rosa Fernandes Pires Boticário, viúva de Fortunato Vieitos (falecido em março de 1886, no Brasil), por seu filho Manuel, moradores na freguesia de Longos Vales, Monção.
Reclamante: António Joaquim da Cunha, casado com Joaquina Rosa Fernandes, por seu filho José, moradores na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: para não interromper a aprendizagem do ofício de carpinteiro, à qual se dedica com bom aproveitamento e melhor comportamento.
Reclamante: António Rodrigues, casado com Rita Alves, por seu filho Manuel, moradores na freguesia de Parada, Monção. Fundamento: por estar matriculado no Seminário Conciliar de Braga, onde frequenta o Curso de Teologia.
Reclamante: Joaquim Afonso, casado com Francisca Maria de Passos, por seu filho Luís Manuel, moradores na freguesia de Bela, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Adriano Manuel de Lima Monteiro, filho José Narciso de Lima Monteiro e de Maria das Dores Teixeira, moradores na freguesia de Tangil, Monção. Fundamento: por ter um irmão, de nome Luís Manuel, com praça efetiva no exército.
Reclamante: Celestino Afonso, filho natural de Maria Joaquina Afonso, moradores na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: por ter um irmão germano, de nome Alexandre José, com praça efetiva no exército.
Reclamante: Jerónimo de Oliveira, casado com Ana Garcia, por seu filho Manuel, moradores na freguesia de Troviscoso, Monção. Fundamento: por ter falecido o filho do reclamante.
Reclamante: Manuel Afonso, viúvo de Maria Pereira, por seu filho Manuel, moradores na freguesia de Cambeses, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: José Lara, filho de Francisco Lara e de Maria Borrajo, moradores na freguesia de Troviscoso, Monção. Fundamento: por serem súbditos espanhois.
Reclamante: Manuel António Rodrigues, filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Rodrigues, moradores na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: por estar frequentar o Curso de Preparatórios no Seminário Conciliar de Braga.
Reclamante: Manuel Ribeiro, casado com Maria Joaquina Domingues, por seu filho João Luís, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: João Rodrigues, filho de Luís Rodrigues e de Maria Luísa Gonçalves, moradores na freguesia de Portela, Monção. Fundamento: por ter um irmão, de nome Manuel, no serviço efetivo do exército.
Reclamante: Manuel Moreira, casado, por seu neto António, filho de Manuel António da Costa e de Maria Moreira, moradores na freguesia de Anhões, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Domingos Lourenço, filho de Bento José Lourenço e de Maria Vaz, moradores na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por ter um irmão, de nome Francisco Lourenço, com praça assente no Regimento de Infantaria 3.
Reclamante: Sebastião Lourenço, filho de Manuel Lourenço e de Mariana Gomes, moradores na Extramuros da vila de Monção. Fundamento: por serem súbditos espanhois.
Reclamante: Isabel Teixeira, viúva de Manuel Alves, por seu filho único, de nome Constantino, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: António José de Magalhães, casado, por seu filho Manuel, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o filho mais velho e o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Manuel Luís Barreiro, viúvo, por seu filho Miguel, moradores na freguesia de Pias, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Joaquim Gonçalves, casado, por seu filho Porfirio, moradores na freguesia de Moreira, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Manuel José Fernandes, filho de José Venâncio Fernandes e de Maria das Dores Alves Pinto, moradores na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por ser clérigo de ordens sacras.
Reclamante: Manuel António da Cunha, filho de António Bernardino da Cunha e de Maria Joaquina Marques, moradores na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: para não interromper a aprendizagem de oficial aprendiz da arte de pedreiro, à qual se dedica com bom aproveitamento e melhor comportamento.
Reclamante: José Alves Terças, solteiro, de 19 anos, filho de João Alves e de Florinda Gonçalves Terças, moradores na freguesia de Parada, Monção. Fundamento: por estar matriculado no 1º ano do Curso Teológico do Seminário Episcopal do Porto, a fim de se destinar à carreira eclesiástica.
Reclamante: Vitorino Pereira, viúvo de Rosa Gonçalves, pelo seu filho Manuel, moradores na freguesia de Barbeita, Monção. Fundamento: por serem ambos súbditos espanhois.
Reclamante: Francisca Alves, solteira, por seu neto Delfim (filho de Mariana Alves), moradores na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Maria Rosa Domingues ou Rosa de Nossa Senhora do Rosário ou Rosa de Nossa Senhora do Rosário Domingues, viúva de Manuel Fernandes, por seu filho Manuel, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Manuel José Afonso, por seu filho Manuel, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Jerónimo Esteves, solteiro, por seu filho natural Manuel (filho de Marcelina Rodrigues, já falecida), moradores na freguesia de Barbeita, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: José Luís Fernandes, filho de António Fernandes ou António Fernandes Martins e de Clara da Costa, moradores na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por estar matriculado no Seminário de S. Pedro e S. Paulo, da cidade de Braga, onde frequenta o Curso Teológico, com o fim de se destinar à carreira eclesiástica.
Reclamante: Teotónio Ruivo, filho de Joaquina Ruivo ou Joaquina Clara, moradores na vila de Monção. Fundamento: por ter outro irmão, de nome António, no Regimento de Caçadores 7, em Valença.
Reclamante: Júlio Barbeitos Pinto, filho de Urbano António Barbeitos e de Elisa Espinosa, da freguesia de Barbeita, Monção. Fundamento: por ter outro irmão, de nome Afonso Henriques, no serviço efetivo do exército.
Reclamante: Manuel Rodrigues Cambeses, solteiro, caixeiro, filho de Manuel Rodrigues Cambeses e de Maria Afonso, da freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: para se tratar de uma faringite granulosa.
Reclamante: João da Ponte, casado, por seu flho, Casimiro da Ponte, da freguesia de Mazedo, Monção. Fundamento: por ter outro irmão, de nome José, no serviço efetivo do exército.
Reclamantes: Joaquim José Afonso, casado com Maria Joaquina Afonso, por seu filho, José Joaquim, e João Fernandes, casado com Maria Alves, por seu filho, Manuel, todos moradores na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: por terem ambos falecido.
Reclamante: Maria Joaquina Domingues, viúva de Bento Manuel Fernandes, pelo seu filho Manuel Joaquim, da freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: por ser o filho mais velho e o sustento da família.
Reclamante: Manuel Garcia, casado, pelo seu filho António, da vila de Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Ana Domingues, solteira, por seu filho António, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Luís António Rodrigues Vale Junior, filho de Luís António Rodrigues Vale e de Emília Cãndida Martins Viana, morador na vila de Monção. Fundamento: por ter sido julgado incapaz pela Junta de Revisão, em virtude de deformação em ambos os pés.
Reclamante: Francisco José Fernandes, casado, por seu filho Vitorino, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Casimiro José de Pinho, filho de Manuel José de Pinho (já falecido) e de Maria de Jesus Afonso ou Maria dos Anjos Afonso, morador na freguesia de Badim, Monção. Fundamento: por ser considerado súbdito espanhol.
Reclamante: José Joaquim Fernandes Barreira, casado, por seu neto José Joaquim, filho de Francisco Domingues (já falecido) e de Domingas Fernandes, morador na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Manuel José Gomes, filho de João Gomes e de Rosa Martins, morador na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por ser considerado súbdito espanhol.
Reclamante: Manuel Esteves, casado com Luísa de Barros, por seu filho António, morador na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Maria Vaques, viúva, por seu filho Luís, moradores na freguesia de Troviscoso, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Maria Gonçalves, viúva de José da Ponte, por seu filho Joaquim, moradores na freguesia de Moreira, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Artur da Assunção Almeida, filho de Manuel António de Almeida e de Francisca Cerqueira, moradores na vila de Monção. Fundamento: por estar matriculado as aulas de preparatórios no Seminário Conciliar de Braga, com bom comportamento e aproveitamento.
Reclamante: António Vilas, filho de Francisco Vilarinho ou Francisco Vilas e de Maria dos Santos, moradores na freguesia de Barbeita, Monção. Fundamento: por ter um irmão, de nome José Vilas, com praça assente no Regimento de Caçadores 7.
Reclamante: José Gomes Lapela, filho de Manuel Gomes ou Manuel Gomes Lapela e de Rosa Alves, moradores na freguesia de Barbeita, Monção. Fundamento: por frequentar as aulas de literatura e história no Colégio de Instrução e Ensino, em Viana do Castelo, onde tem bom porte e aproveitamento.
Reclamante: Maria Joaquina Rodrigues, viúva de Manuel Joaquim Esteves Ramalheira, por seu filho mais velho Manuel, moradores na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Luís Manuel Gonçalves, casado, por seu filho Salvador, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Luís Manuel Gonçalves, viúva, por seu neto José, filho de José Joaquim Barbeitos e de Carolina de Caldas (ambos já falecidos), moradores na freguesia de Barbeita, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: António Barreiro, casado com Rita Inácia, pedreiro, por seu filho Manuel Inácio, moradores na vila de Monção. Fundamento: por serem súbditos espanhois.
Reclamante: Manuel José Fernandes, casado, por seu filho José, moradores na freguesia de Pias, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: Ana Rosa Domingues, solteira, por seu filho Luís Manuel, moradores na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: José Maria Sendim, casado com Teresa Maria Domingues, por seu filho Manuel Clemente, moradores na freguesia de Bela, Monção. Fundamento: por serem súbditos espanhois.
Reclamante: Bento Barreiro, filho de Manuel Barreiro e de Jacinta Maria Carrilho, moradores Extramuros da vila de Monção. Fundamento: por serem súbditos espanhois.
Reclamante: Vitória Fernandes, viúva, por seu filho Guilherme Fernandes, moradores na freguesia de Lara, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Joaquina Pereira, solteira, por seu filho Luís, moradores na freguesia de Ceivães, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Manuel de Santa Cruz Alves, casado, por seu filho António Benjamim, moradores na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por estar matriculado no Seminário de Braga, onde frequenta o 1º ano do Curso Teológico, com o fim de se destinar à carreira eclesiástica.
Reclamante: Maria da Ponte ou Maria Rosa da Ponte ou Maria Rosa Gonçalves, viúva de Ascenso Gonçalves Roseira, por seu filho Manuel, moradores na freguesia de Ceivães, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante, que está permanente incapaz por sofrer de cloroanemia e de cataratas.
Reclamante: Manuel Gonçalves, casado, por seu filho João, moradores na freguesia de Portela, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante, que se encontra doente, quase cego.
Reclamante: Ana Maria Rodrigues, viúva, por seu filho Francisco, moradores na freguesia de Sá, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: João Gomes, viúvo, por seu filho António, moradores na freguesia de Moreira, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: José Joaquim de Araújo Cunha, filho de António José de Araújo Cunha Pereira Rosa e Maria José Pereira de Castro Monteiro (ambos já falecidos), natural da vila e concelho de Monção, morador em Valença. Fundamento: por ter sido recenseado no concelho de Monção, mas viver e trabalhar em Valença, há muitos anos.
Reclamante: Rosa Marcelina Enes, viúva, por seu filho José, moradores na freguesia de Merufe, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: João Afonso, casado com Luísa Lourenço, por seu filho José, moradores na freguesia de Luzio, Monção. Fundamento: por ter falecido o filho do reclamante.
Reclamante: Maria Rodrigues, viúva de José Luís do Paço, por seu filho João, moradores na freguesia de Mazedo, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Manuel Osório Coutinho, por seu filho Adriano, morador na freguesia de Mazedo, Monção. Fundamento: por estar matriculado no 1º ano do Curso teológico, como aluno interno, no Seminário de Beja.
Reclamante: José Rodrigues Samarão, casado com Maria de Brito, por seu filho João Rodrigues, moradores na freguesia de Pias, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo do suplicante.
Reclamante: João Augusto Barbeitos, filho de José António Barbeitos e de Florinda Rosa da Rocha, natural da freguesia de Ceivães e morador na freguesia de Barbeita, Monção. Fundamento: por estar matriculado no 2º ano de Teologia no Seminário de Bragança, com o fim único de seguir a carreira eclesiástica.
Reclamante: Deolinda Rosa Fernandes ou Deolinda Rosa Alves de Sousa ou Deolinda Rosa Exposta, por seu filho José António Alves de Sousa, moradores na freguesia de Cambeses, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Rodrigo Manuel Rodrigues, casado, por seu filho João Rodrigues, moradores na freguesia de Messegães, Monção. Fundamento: por ter um irmão, de nome José, que remiu o serviço militar.
Reclamante: Diocleciano Luís de Brito, filho de António José de Brito e de Joaquina Emília Dias Pinheiro, moradores na freguesia de Tangil, Monção. Fundamento: por ter um irmão, de nome Augusto César de Brito, 2º sargento de infantaria nº 20.
Reclamante: Leopoldina Rosa Exposta, solteira, por seu filho Francisco Manuel, moradores na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: José Caetano Gonçalves, filho de João Gomes e de Rosa Martins, morador na freguesia de Longos Vales, Monção. Fundamento: por ser súbdito espanhol.
Reclamante: Rosa Maria Alves, solteira, por seu filho Constantino, moradores na freguesia de Messegães, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Manuel Passos, filho de Manuel de Passos e de Teresa Nobre, morador na freguesia de Pias, Monção. Fundamento: por ser súbdito espanhol.
Reclamante: Manuel Fernandes, casado com Maria Lourenço, por seu filho Joaquim, morador na freguesia de Luzio, Monção. Fundamento: por ter um irmão, de nome José, com praça assente no Regimento de Caçadores 7.
Reclamante: Maria Rodrigues, solteira, por seu filho Joaquim, moradores na freguesia de Portela, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: Rosa de Almeida, solteira, por seu filho Albano, moradores na freguesia de Cambeses, Monção. Fundamento: por ser o único e exclusivo amparo da suplicante.
Reclamante: João Rodrigues Branco, casado, filho de Matias Maria Branco ou Matias Branco e de Caetana Rodrigues, morador na freguesia de Barroças e Taias, Monção. Fundamento: por ser considerado súbdito espanhol.
Reclamante: Francisco Outerelo, filho de Rosa Outerelo, morador na Quinta de Juste, Extramuros, Monção; Fundamento: por ser estrangeiro, súbdito espanhol.
Reclamante: Manuel de Brito, filho de Manuel de Brito e de Francisca de Abreu, morador na na freguesia de Cambezes, Monção; Fundamento: por estar matriculado no 1º ano do Curso de Teologia da Universidade de Coimbra.
Reclamante: António José Barbeitos, solteiro, estudante, filho de José António Barbeitos e de Florinda Rosa da Rocha e Castro, da freguesia de Ceivães, Monção; Fundamento: por se encontrar a frequentar os estudos de Latim e Latinidade, à qual se dedica com bom aproveitamento e melhor comportamento.
Reclamante: Leonel Aragão Dantas de Sousa, filho de João Dantas de Sousa e de Maria da Glória Ferreira de Aragão, da vila e concelho de Monção; Fundamento: pede para ser isento do serviço militar com base no atrº 122, nº 1 do regulamento de 26 de dezembro de 1895
Reclamante: Josefa Fernandes, viúva de Adriano Regueiro (espanhol), pelo seu filho José, do lugar de Cortes, da freguesia de Mazedo, Monção. Fundamento: por ser considerado súbdito espanhol.
Reclamante: José Gomes Lapela, solteiro, filho de Manuel Gomes ou Manuel Gomes Lapela e de Rosa Alves, morador no lugar do Cabo, freguesia de Barbeita, Monção; Fundamento: por se encontrar a frequentar os estudos secundários de Latinidade e Filosofia, à qual se dedica com bom aproveitamento e melhor comportamento.
Reclamante: Rosa Tavares, solteira, pelo seu filho Manuel, moradora no lugar da Gandra, freguesia de Barbeita, Monção; Fundamento: por ser seu único filho (perfilhado há mais de três anos)
Reclamante: Maria Lopes, viúva de José Gomes, moradora no lugar de Serrade, freguesia de Mazedo, pelo seu filho Adolfo. Fundamento: por ser o único amparo da reclamante.
Reclamante: Rosa da Grova, viúva, pelo seu filho Casimiro, moradora no lugar de Milagres, freguesia de Cambeses, Monção; Fundamento: por ser seu único filho varão.
Reclamante: Maria Joaquina Domingues Correia, viúva, pelo seu filho José Maria, moradora no lugar de Cruzeiro, freguesia de Riba de Mouro, Monção; Fundamento: por ser seu único filho varão.
Reclamante: Maria Teresa da Silva, viúva, pelo seu filho Porfírio, moradora no lugar de Santa Marinha, freguesia de Tangil, Monção; Fundamento: por ser seu único filho em sua companhia.
Reclamante: João Manuel Esteves, filho de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, morador no lugar de Ribeiro, freguesia de Merufe, Monção; Fundamento: pede adiamento por o seu outro filho, Manuel Joaquim Esteves, se encontrar no serviço ativo.
Reclamante: Luísa Delfina Fernandes, solteira, pelo seu filho Júlio, moradora no lugar de Vila França, freguesia de Sá, Monção; Fundamento: por ser seu único filho.
Reclamante: José Maria Moreira, casado, por um dos seus filho gémeos Luís Manuel e Secundino, morador no lugar de Bemposta, freguesia de Valadares, Monção; Fundamento: pede o adiamento por sorteio de um dos seus filhos gémeos.